Letramento visual em turmas de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Walace
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5466
Resumo: Este artigo busca tratar de experiências de letramento visual em turmas de Pedagogia do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), deixando ver a importância das várias formas de linguagens existentes no mundo atual e como podemos utilizá-las de maneira letrada. O foco deste artigo recai sobre a leitura de imagens, levantando a questão da necessidade da alfabetização visual e do letramento visual, principalmente para professores que irão trabalhar com a infância brasileira, infância esta já completamente acostumada ao mundo das imagens e seus códigos. Relato, enquanto metodologia discursiva, minhas experiências, enquanto professor, com colagens nos cursos de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR dos campus de Araguaína e Tocantinópolis, no norte do Estado do Tocantins, deixando ver a premência de um entendimento do mundo através da linguagem visual para estes estudantes-professores que cursam Pedagogia.
id FURG-12_c5e40dadfc789a08752b004914297969
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5466
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Letramento visual em turmas de Licenciatura em Pedagogia/PARFORLetramento visualPARFORPedagogiaEducaçãoEnsino.Este artigo busca tratar de experiências de letramento visual em turmas de Pedagogia do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), deixando ver a importância das várias formas de linguagens existentes no mundo atual e como podemos utilizá-las de maneira letrada. O foco deste artigo recai sobre a leitura de imagens, levantando a questão da necessidade da alfabetização visual e do letramento visual, principalmente para professores que irão trabalhar com a infância brasileira, infância esta já completamente acostumada ao mundo das imagens e seus códigos. Relato, enquanto metodologia discursiva, minhas experiências, enquanto professor, com colagens nos cursos de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR dos campus de Araguaína e Tocantinópolis, no norte do Estado do Tocantins, deixando ver a premência de um entendimento do mundo através da linguagem visual para estes estudantes-professores que cursam Pedagogia.Lepidus2016-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5466Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 1 (2015); 83-941809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5466/3579https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5466/8041Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Walace2018-11-08T18:38:37Zoai:periodicos.furg.br:article/5466Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:37Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento visual em turmas de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR
title Letramento visual em turmas de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR
spellingShingle Letramento visual em turmas de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR
Rodrigues, Walace
Letramento visual
PARFOR
Pedagogia
Educação
Ensino.
title_short Letramento visual em turmas de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR
title_full Letramento visual em turmas de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR
title_fullStr Letramento visual em turmas de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR
title_full_unstemmed Letramento visual em turmas de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR
title_sort Letramento visual em turmas de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR
author Rodrigues, Walace
author_facet Rodrigues, Walace
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Walace
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento visual
PARFOR
Pedagogia
Educação
Ensino.
topic Letramento visual
PARFOR
Pedagogia
Educação
Ensino.
description Este artigo busca tratar de experiências de letramento visual em turmas de Pedagogia do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), deixando ver a importância das várias formas de linguagens existentes no mundo atual e como podemos utilizá-las de maneira letrada. O foco deste artigo recai sobre a leitura de imagens, levantando a questão da necessidade da alfabetização visual e do letramento visual, principalmente para professores que irão trabalhar com a infância brasileira, infância esta já completamente acostumada ao mundo das imagens e seus códigos. Relato, enquanto metodologia discursiva, minhas experiências, enquanto professor, com colagens nos cursos de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR dos campus de Araguaína e Tocantinópolis, no norte do Estado do Tocantins, deixando ver a premência de um entendimento do mundo através da linguagem visual para estes estudantes-professores que cursam Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5466
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5466/3579
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5466/8041
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 1 (2015); 83-94
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940940718080