RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Walace
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7780
Resumo: Esse artigo tem como foco a relação entre as brincadeiras das crianças indígenas, os conceitos sobre ludicidade e algumas noções matemáticas básicas utilizadas pelas crianças. Esse trabalho se coloca como bibliográfico e de cunho qualitativo. Ainda, ele se coloca como parte do projeto “Práticas socioculturais indígenas: transculturalidade das ciências matemática”, aprovado pelo CNPq. Os resultados desse artigo mostram que a matemática pode ser vista como mais uma ferramenta relevante para preparar as crianças para lidar com as situações reais da vida, pois pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes e singulares.
id FURG-12_d374fb0c873a47dfe78558c451e65c25
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7780
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENAInfância indígenaLúdicoMatemática.Esse artigo tem como foco a relação entre as brincadeiras das crianças indígenas, os conceitos sobre ludicidade e algumas noções matemáticas básicas utilizadas pelas crianças. Esse trabalho se coloca como bibliográfico e de cunho qualitativo. Ainda, ele se coloca como parte do projeto “Práticas socioculturais indígenas: transculturalidade das ciências matemática”, aprovado pelo CNPq. Os resultados desse artigo mostram que a matemática pode ser vista como mais uma ferramenta relevante para preparar as crianças para lidar com as situações reais da vida, pois pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes e singulares.Lepidus2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7780Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 2 (2018); 120-1301809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7780/6085Copyright (c) 2019 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Walace2019-10-30T21:21:46Zoai:periodicos.furg.br:article/7780Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2019-10-30T21:21:46Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA
title RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA
spellingShingle RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA
Rodrigues, Walace
Infância indígena
Lúdico
Matemática.
title_short RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA
title_full RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA
title_fullStr RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA
title_full_unstemmed RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA
title_sort RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA
author Rodrigues, Walace
author_facet Rodrigues, Walace
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Walace
dc.subject.por.fl_str_mv Infância indígena
Lúdico
Matemática.
topic Infância indígena
Lúdico
Matemática.
description Esse artigo tem como foco a relação entre as brincadeiras das crianças indígenas, os conceitos sobre ludicidade e algumas noções matemáticas básicas utilizadas pelas crianças. Esse trabalho se coloca como bibliográfico e de cunho qualitativo. Ainda, ele se coloca como parte do projeto “Práticas socioculturais indígenas: transculturalidade das ciências matemática”, aprovado pelo CNPq. Os resultados desse artigo mostram que a matemática pode ser vista como mais uma ferramenta relevante para preparar as crianças para lidar com as situações reais da vida, pois pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes e singulares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7780
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7780/6085
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 2 (2018); 120-130
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941353857024