O desenvolvimento do pensamento matemático na infância: possibilidades através do lúdico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4552 |
Resumo: | Este trabalho discute como pode ocorrer o processo do desenvolvimento do pensamento matemático na infância, sendo este, fundamentado durante a pesquisa teórica e empírica, no ato de brincar. Teve como objetivos analisar e mediar as ações de crianças de quatro e cinco anos em relação a brincadeira “amarelinha”, tendo em vista, como essas práticas podem se relacionar mediante as teorizações do processo do desenvolvimento do pensar matemático na infância. Para tanto, foi realizada uma retomada histórica do papel social da escolarização na infância e a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, sendo a brincadeira da amarelinha o recurso adotado para a produção do campo empírico. A partir da aplicação de atividades mediadas antes, durante e depois da brincadeira, pretendeu-se localizar em quais momentos ocorrem as maiores oportunidades de aprendizagens e qual foi o fluxo de variação entre estas duas faixas etárias. As análises e as reflexões que resultam desta investigação evidenciam o reconhecimento do potencial de aprendizagem proporcionada por esta brincadeira, ressaltando a presença da ludicidade no processo ensino-aprendizagem. |
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