Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thiago Pinheiro Ramos de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa, Maria de Fátima Oliveira, Pinto, Virginia Bentes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11101
Resumo: Discute a competência em informação na escola, tendo como questão norteadora: Quais as ações realizadas no âmbito da biblioteca escolar podem contribuir para o desenvolvimento de competência em informação de seus usuários? Como objetivo geral busca identificar as ações realizadas no âmbito da biblioteca escolar que podem contribuir para o desenvolvimento de competências em informação dos docentes, estudantes e funcionários que constituem a comunidade escolar. Apresenta uma breve contextualização sobre a competência em informação. Aponta o bibliotecário como profissional indicado para desenvolver ações de capacitação de usuários, visando a aquisição de competências em informação. Utiliza como método a revisão sistemática de literatura a fim de responder a questão norteadora. Aplica a pesquisa bibliográfica para a busca das fontes de informação que constituirão o artigo. Traça discussão a respeito da temática a partir dos artigos recuperados na base de dados em Ciência da Informação do Portal de Periódico Capes. Conclui que os bibliotecários e professores que realizam ações visando desenvolver competências em informação na escola devem compreender a cultura escolar. A infraestrutura, formação de acervo, mediação de leitura, presença de bibliotecário, debates, capacitação de usuários para o uso de ferramentas tecnológicas são ações que potencializam a autonomia de usuários da biblioteca escolar.
id FURG-3_ac7b9a3a1d33841d0da948df58bace2a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11101
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Competência em informação no âmbito da biblioteca escolarCompetência em Informaçãobiblioteca escolarBibliotecário escolar Discute a competência em informação na escola, tendo como questão norteadora: Quais as ações realizadas no âmbito da biblioteca escolar podem contribuir para o desenvolvimento de competência em informação de seus usuários? Como objetivo geral busca identificar as ações realizadas no âmbito da biblioteca escolar que podem contribuir para o desenvolvimento de competências em informação dos docentes, estudantes e funcionários que constituem a comunidade escolar. Apresenta uma breve contextualização sobre a competência em informação. Aponta o bibliotecário como profissional indicado para desenvolver ações de capacitação de usuários, visando a aquisição de competências em informação. Utiliza como método a revisão sistemática de literatura a fim de responder a questão norteadora. Aplica a pesquisa bibliográfica para a busca das fontes de informação que constituirão o artigo. Traça discussão a respeito da temática a partir dos artigos recuperados na base de dados em Ciência da Informação do Portal de Periódico Capes. Conclui que os bibliotecários e professores que realizam ações visando desenvolver competências em informação na escola devem compreender a cultura escolar. A infraestrutura, formação de acervo, mediação de leitura, presença de bibliotecário, debates, capacitação de usuários para o uso de ferramentas tecnológicas são ações que potencializam a autonomia de usuários da biblioteca escolar.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2022-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1110110.14295/biblos.v36i1.11101BIBLOS; Vol. 36 No. 1 (2022): Dossiê temático bibliotecas, informação e pandemia covid-19BIBLOS; v. 36 n. 1 (2022): Dossiê temático bibliotecas, informação e pandemia covid-192236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11101/9860Copyright (c) 2022 BIBLOShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Thiago Pinheiro Ramos de Costa, Maria de Fátima OliveiraPinto, Virginia Bentes2023-01-19T19:58:03Zoai:periodicos.furg.br:article/11101Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2023-01-19T19:58:03Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar
title Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar
spellingShingle Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar
Oliveira, Thiago Pinheiro Ramos de
Competência em Informação
biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
title_short Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar
title_full Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar
title_fullStr Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar
title_full_unstemmed Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar
title_sort Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar
author Oliveira, Thiago Pinheiro Ramos de
author_facet Oliveira, Thiago Pinheiro Ramos de
Costa, Maria de Fátima Oliveira
Pinto, Virginia Bentes
author_role author
author2 Costa, Maria de Fátima Oliveira
Pinto, Virginia Bentes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thiago Pinheiro Ramos de
Costa, Maria de Fátima Oliveira
Pinto, Virginia Bentes
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em Informação
biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
topic Competência em Informação
biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
description Discute a competência em informação na escola, tendo como questão norteadora: Quais as ações realizadas no âmbito da biblioteca escolar podem contribuir para o desenvolvimento de competência em informação de seus usuários? Como objetivo geral busca identificar as ações realizadas no âmbito da biblioteca escolar que podem contribuir para o desenvolvimento de competências em informação dos docentes, estudantes e funcionários que constituem a comunidade escolar. Apresenta uma breve contextualização sobre a competência em informação. Aponta o bibliotecário como profissional indicado para desenvolver ações de capacitação de usuários, visando a aquisição de competências em informação. Utiliza como método a revisão sistemática de literatura a fim de responder a questão norteadora. Aplica a pesquisa bibliográfica para a busca das fontes de informação que constituirão o artigo. Traça discussão a respeito da temática a partir dos artigos recuperados na base de dados em Ciência da Informação do Portal de Periódico Capes. Conclui que os bibliotecários e professores que realizam ações visando desenvolver competências em informação na escola devem compreender a cultura escolar. A infraestrutura, formação de acervo, mediação de leitura, presença de bibliotecário, debates, capacitação de usuários para o uso de ferramentas tecnológicas são ações que potencializam a autonomia de usuários da biblioteca escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11101
10.14295/biblos.v36i1.11101
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11101
identifier_str_mv 10.14295/biblos.v36i1.11101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11101/9860
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 BIBLOS
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 BIBLOS
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 36 No. 1 (2022): Dossiê temático bibliotecas, informação e pandemia covid-19
BIBLOS; v. 36 n. 1 (2022): Dossiê temático bibliotecas, informação e pandemia covid-19
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1775493142517121024