Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Clarisy Cristina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Francielen Kuball, Ricken, Ingrid, Marcomin, Fátima Elizabeti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3930
Resumo: Este trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), junto à disciplina de Educação Ambiental (EA). Avaliou-se um processo de intervenção como subsídio à sensibilização ambiental em e para a EA. Abrangeu um diagnóstico da percepção ambiental, seguido de uma intervenção e posterior avaliação do processo. Um vídeo, versando sobre as enchentes no Vale do Itajaí/SC, alternando-se imagens de natureza preservada com imagens de locais destruídos pelas enchentes foi apresentado e discutido como recurso à sensibilização. Dentre os resultados, observou-se que a percepção dos indivíduos foi influenciada pela mídia; parte dos acadêmicos percebe a natureza como ‘vingativa’ e parte apontou o homem como um destruidor; o que mais os impressionou foi o ambiente destruído pelas cheias; a maior parte deles apontou para a necessidade de as pessoas assumirem uma postura sustentável.
id FURG-9_c498c3f25f2d913332e6932be4d7e38e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3930
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental EducationPercepçãoUniversidadeIntervenção.Este trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), junto à disciplina de Educação Ambiental (EA). Avaliou-se um processo de intervenção como subsídio à sensibilização ambiental em e para a EA. Abrangeu um diagnóstico da percepção ambiental, seguido de uma intervenção e posterior avaliação do processo. Um vídeo, versando sobre as enchentes no Vale do Itajaí/SC, alternando-se imagens de natureza preservada com imagens de locais destruídos pelas enchentes foi apresentado e discutido como recurso à sensibilização. Dentre os resultados, observou-se que a percepção dos indivíduos foi influenciada pela mídia; parte dos acadêmicos percebe a natureza como ‘vingativa’ e parte apontou o homem como um destruidor; o que mais os impressionou foi o ambiente destruído pelas cheias; a maior parte deles apontou para a necessidade de as pessoas assumirem uma postura sustentável.Lepidus2014-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativa. Fenomenológicaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/393010.14295/remea.v30i2.3930REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 86 - 1061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3930/2466Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Clarisy CristinaSilva, Francielen KuballRicken, IngridMarcomin, Fátima Elizabeti2020-08-14T19:57:33Zoai:periodicos.furg.br:article/3930Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:33Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education
title Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education
spellingShingle Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education
Pereira, Clarisy Cristina
Percepção
Universidade
Intervenção.
title_short Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education
title_full Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education
title_fullStr Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education
title_full_unstemmed Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education
title_sort Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education
author Pereira, Clarisy Cristina
author_facet Pereira, Clarisy Cristina
Silva, Francielen Kuball
Ricken, Ingrid
Marcomin, Fátima Elizabeti
author_role author
author2 Silva, Francielen Kuball
Ricken, Ingrid
Marcomin, Fátima Elizabeti
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Clarisy Cristina
Silva, Francielen Kuball
Ricken, Ingrid
Marcomin, Fátima Elizabeti
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção
Universidade
Intervenção.
topic Percepção
Universidade
Intervenção.
description Este trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), junto à disciplina de Educação Ambiental (EA). Avaliou-se um processo de intervenção como subsídio à sensibilização ambiental em e para a EA. Abrangeu um diagnóstico da percepção ambiental, seguido de uma intervenção e posterior avaliação do processo. Um vídeo, versando sobre as enchentes no Vale do Itajaí/SC, alternando-se imagens de natureza preservada com imagens de locais destruídos pelas enchentes foi apresentado e discutido como recurso à sensibilização. Dentre os resultados, observou-se que a percepção dos indivíduos foi influenciada pela mídia; parte dos acadêmicos percebe a natureza como ‘vingativa’ e parte apontou o homem como um destruidor; o que mais os impressionou foi o ambiente destruído pelas cheias; a maior parte deles apontou para a necessidade de as pessoas assumirem uma postura sustentável.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativa. Fenomenológica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3930
10.14295/remea.v30i2.3930
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3930
identifier_str_mv 10.14295/remea.v30i2.3930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3930/2466
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 86 - 106
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783968890880