Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3930 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), junto à disciplina de Educação Ambiental (EA). Avaliou-se um processo de intervenção como subsídio à sensibilização ambiental em e para a EA. Abrangeu um diagnóstico da percepção ambiental, seguido de uma intervenção e posterior avaliação do processo. Um vídeo, versando sobre as enchentes no Vale do Itajaí/SC, alternando-se imagens de natureza preservada com imagens de locais destruídos pelas enchentes foi apresentado e discutido como recurso à sensibilização. Dentre os resultados, observou-se que a percepção dos indivíduos foi influenciada pela mídia; parte dos acadêmicos percebe a natureza como ‘vingativa’ e parte apontou o homem como um destruidor; o que mais os impressionou foi o ambiente destruído pelas cheias; a maior parte deles apontou para a necessidade de as pessoas assumirem uma postura sustentável. |
id |
FURG-9_c498c3f25f2d913332e6932be4d7e38e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3930 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental EducationPercepçãoUniversidadeIntervenção.Este trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), junto à disciplina de Educação Ambiental (EA). Avaliou-se um processo de intervenção como subsídio à sensibilização ambiental em e para a EA. Abrangeu um diagnóstico da percepção ambiental, seguido de uma intervenção e posterior avaliação do processo. Um vídeo, versando sobre as enchentes no Vale do Itajaí/SC, alternando-se imagens de natureza preservada com imagens de locais destruídos pelas enchentes foi apresentado e discutido como recurso à sensibilização. Dentre os resultados, observou-se que a percepção dos indivíduos foi influenciada pela mídia; parte dos acadêmicos percebe a natureza como ‘vingativa’ e parte apontou o homem como um destruidor; o que mais os impressionou foi o ambiente destruído pelas cheias; a maior parte deles apontou para a necessidade de as pessoas assumirem uma postura sustentável.Lepidus2014-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativa. Fenomenológicaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/393010.14295/remea.v30i2.3930REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 86 - 1061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3930/2466Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Clarisy CristinaSilva, Francielen KuballRicken, IngridMarcomin, Fátima Elizabeti2020-08-14T19:57:33Zoai:periodicos.furg.br:article/3930Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:33Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education |
title |
Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education |
spellingShingle |
Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education Pereira, Clarisy Cristina Percepção Universidade Intervenção. |
title_short |
Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education |
title_full |
Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education |
title_fullStr |
Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education |
title_full_unstemmed |
Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education |
title_sort |
Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental Perception and awareness as tools for Environmental Education |
author |
Pereira, Clarisy Cristina |
author_facet |
Pereira, Clarisy Cristina Silva, Francielen Kuball Ricken, Ingrid Marcomin, Fátima Elizabeti |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Francielen Kuball Ricken, Ingrid Marcomin, Fátima Elizabeti |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Clarisy Cristina Silva, Francielen Kuball Ricken, Ingrid Marcomin, Fátima Elizabeti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção Universidade Intervenção. |
topic |
Percepção Universidade Intervenção. |
description |
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), junto à disciplina de Educação Ambiental (EA). Avaliou-se um processo de intervenção como subsídio à sensibilização ambiental em e para a EA. Abrangeu um diagnóstico da percepção ambiental, seguido de uma intervenção e posterior avaliação do processo. Um vídeo, versando sobre as enchentes no Vale do Itajaí/SC, alternando-se imagens de natureza preservada com imagens de locais destruídos pelas enchentes foi apresentado e discutido como recurso à sensibilização. Dentre os resultados, observou-se que a percepção dos indivíduos foi influenciada pela mídia; parte dos acadêmicos percebe a natureza como ‘vingativa’ e parte apontou o homem como um destruidor; o que mais os impressionou foi o ambiente destruído pelas cheias; a maior parte deles apontou para a necessidade de as pessoas assumirem uma postura sustentável. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativa. Fenomenológica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3930 10.14295/remea.v30i2.3930 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3930 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v30i2.3930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3930/2466 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 86 - 106 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783968890880 |