SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/528 |
Resumo: | Este artigo apresenta, de forma sintética, algumas conclusões da investigação realizada junto às alunas concluintes de um curso de formação de professores, sobre a contribuição da formação inicial acadêmica na construção da profissionalização e dos saberes docentes. Esta investigação constituiu-se no trabalho de Mestrado defendido junto à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, concluído em 2002. Para realizar esse estudo, elegi como referencial de análise os conceitos de Profissão e Semiprofissão abordados, principalmente, a partir de Enguita (1990; 1991) e o conceito de Saberes Profissionais Docente, trabalhado por Tardif (1991; 1996; 2002). A partir do estudo pude concluir, então, que a formação inicial das professoras contribuiu na elaboração de alguns saberes e na construção inicial de uma identidade profissional, destacando a importância das experiências práticas, de exercício da atividade docente ou de observação da mesma, bem como a dificuldade do conjunto do curso em reconhecer e valorizar as trajetórias dos seus alunos e suas diferentes vivências. Por fim, aponto algumas reflexões necessárias à qualificação dos cursos de formação de professores, no sentido do reconhecimento das diferentes dimensões da profissionalidade docente.Palavras-chave: Formação de professores. Saberes docentes. Profissionalização docente. Trabalho docente. |
id |
Feevale-1_94ef6937414aed7c41136e9e740d0945 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/528 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICAEste artigo apresenta, de forma sintética, algumas conclusões da investigação realizada junto às alunas concluintes de um curso de formação de professores, sobre a contribuição da formação inicial acadêmica na construção da profissionalização e dos saberes docentes. Esta investigação constituiu-se no trabalho de Mestrado defendido junto à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, concluído em 2002. Para realizar esse estudo, elegi como referencial de análise os conceitos de Profissão e Semiprofissão abordados, principalmente, a partir de Enguita (1990; 1991) e o conceito de Saberes Profissionais Docente, trabalhado por Tardif (1991; 1996; 2002). A partir do estudo pude concluir, então, que a formação inicial das professoras contribuiu na elaboração de alguns saberes e na construção inicial de uma identidade profissional, destacando a importância das experiências práticas, de exercício da atividade docente ou de observação da mesma, bem como a dificuldade do conjunto do curso em reconhecer e valorizar as trajetórias dos seus alunos e suas diferentes vivências. Por fim, aponto algumas reflexões necessárias à qualificação dos cursos de formação de professores, no sentido do reconhecimento das diferentes dimensões da profissionalidade docente.Palavras-chave: Formação de professores. Saberes docentes. Profissionalização docente. Trabalho docente.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/528Revista Prâksis; v. 1 (2004): Janeiro / Junho; 77-842448-19391807-1112reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/528/448Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcelo S. da2018-07-03T21:15:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/528Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2018-07-03T21:15:15Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA |
title |
SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA |
spellingShingle |
SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA Silva, Marcelo S. da |
title_short |
SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA |
title_full |
SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA |
title_fullStr |
SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA |
title_full_unstemmed |
SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA |
title_sort |
SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA |
author |
Silva, Marcelo S. da |
author_facet |
Silva, Marcelo S. da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcelo S. da |
description |
Este artigo apresenta, de forma sintética, algumas conclusões da investigação realizada junto às alunas concluintes de um curso de formação de professores, sobre a contribuição da formação inicial acadêmica na construção da profissionalização e dos saberes docentes. Esta investigação constituiu-se no trabalho de Mestrado defendido junto à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, concluído em 2002. Para realizar esse estudo, elegi como referencial de análise os conceitos de Profissão e Semiprofissão abordados, principalmente, a partir de Enguita (1990; 1991) e o conceito de Saberes Profissionais Docente, trabalhado por Tardif (1991; 1996; 2002). A partir do estudo pude concluir, então, que a formação inicial das professoras contribuiu na elaboração de alguns saberes e na construção inicial de uma identidade profissional, destacando a importância das experiências práticas, de exercício da atividade docente ou de observação da mesma, bem como a dificuldade do conjunto do curso em reconhecer e valorizar as trajetórias dos seus alunos e suas diferentes vivências. Por fim, aponto algumas reflexões necessárias à qualificação dos cursos de formação de professores, no sentido do reconhecimento das diferentes dimensões da profissionalidade docente.Palavras-chave: Formação de professores. Saberes docentes. Profissionalização docente. Trabalho docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/528 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/528/448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2004): Janeiro / Junho; 77-84 2448-1939 1807-1112 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123034382336 |