SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo S. da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/528
Resumo: Este artigo apresenta, de forma sintética, algumas conclusões da investigação realizada junto às alunas concluintes de um curso de formação de professores, sobre a contribuição da formação inicial acadêmica na construção da profissionalização e dos saberes docentes. Esta investigação constituiu-se no trabalho de Mestrado defendido junto à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, concluído em 2002. Para realizar esse estudo, elegi como referencial de análise os conceitos de Profissão e Semiprofissão abordados, principalmente, a partir de Enguita (1990; 1991) e o conceito de Saberes Profissionais Docente, trabalhado por Tardif (1991; 1996; 2002). A partir do estudo pude concluir, então, que a formação inicial das professoras contribuiu na elaboração de alguns saberes e na construção inicial de uma identidade profissional, destacando a importância das experiências práticas, de exercício da atividade docente ou de observação da mesma, bem como a dificuldade do conjunto do curso em reconhecer e valorizar as trajetórias dos seus alunos e suas diferentes vivências. Por fim, aponto algumas reflexões necessárias à qualificação dos cursos de formação de professores, no sentido do reconhecimento das diferentes dimensões da profissionalidade docente.Palavras-chave: Formação de professores. Saberes docentes. Profissionalização docente. Trabalho docente.
id Feevale-1_94ef6937414aed7c41136e9e740d0945
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/528
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICAEste artigo apresenta, de forma sintética, algumas conclusões da investigação realizada junto às alunas concluintes de um curso de formação de professores, sobre a contribuição da formação inicial acadêmica na construção da profissionalização e dos saberes docentes. Esta investigação constituiu-se no trabalho de Mestrado defendido junto à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, concluído em 2002. Para realizar esse estudo, elegi como referencial de análise os conceitos de Profissão e Semiprofissão abordados, principalmente, a partir de Enguita (1990; 1991) e o conceito de Saberes Profissionais Docente, trabalhado por Tardif (1991; 1996; 2002). A partir do estudo pude concluir, então, que a formação inicial das professoras contribuiu na elaboração de alguns saberes e na construção inicial de uma identidade profissional, destacando a importância das experiências práticas, de exercício da atividade docente ou de observação da mesma, bem como a dificuldade do conjunto do curso em reconhecer e valorizar as trajetórias dos seus alunos e suas diferentes vivências. Por fim, aponto algumas reflexões necessárias à qualificação dos cursos de formação de professores, no sentido do reconhecimento das diferentes dimensões da profissionalidade docente.Palavras-chave: Formação de professores. Saberes docentes. Profissionalização docente. Trabalho docente.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/528Revista Prâksis; v. 1 (2004): Janeiro / Junho; 77-842448-19391807-1112reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/528/448Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcelo S. da2018-07-03T21:15:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/528Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2018-07-03T21:15:15Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA
title SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA
spellingShingle SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA
Silva, Marcelo S. da
title_short SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA
title_full SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA
title_fullStr SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA
title_full_unstemmed SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA
title_sort SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA
author Silva, Marcelo S. da
author_facet Silva, Marcelo S. da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcelo S. da
description Este artigo apresenta, de forma sintética, algumas conclusões da investigação realizada junto às alunas concluintes de um curso de formação de professores, sobre a contribuição da formação inicial acadêmica na construção da profissionalização e dos saberes docentes. Esta investigação constituiu-se no trabalho de Mestrado defendido junto à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, concluído em 2002. Para realizar esse estudo, elegi como referencial de análise os conceitos de Profissão e Semiprofissão abordados, principalmente, a partir de Enguita (1990; 1991) e o conceito de Saberes Profissionais Docente, trabalhado por Tardif (1991; 1996; 2002). A partir do estudo pude concluir, então, que a formação inicial das professoras contribuiu na elaboração de alguns saberes e na construção inicial de uma identidade profissional, destacando a importância das experiências práticas, de exercício da atividade docente ou de observação da mesma, bem como a dificuldade do conjunto do curso em reconhecer e valorizar as trajetórias dos seus alunos e suas diferentes vivências. Por fim, aponto algumas reflexões necessárias à qualificação dos cursos de formação de professores, no sentido do reconhecimento das diferentes dimensões da profissionalidade docente.Palavras-chave: Formação de professores. Saberes docentes. Profissionalização docente. Trabalho docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/528
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/528/448
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2004): Janeiro / Junho; 77-84
2448-1939
1807-1112
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123034382336