EXPECTATIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MUSEUS) COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO.

Bibliographic Details
Main Author: Dias, Bárbara Fonseca
Publication Date: 2018
Other Authors: Bernardo, Flavia Arial, Werner, Elias Terra
Format: Article
Language: por
Source: Conhecimento Online
Download full: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1294
Summary: A forma como os museus vêm assumindo papéis educativos tem crescido cada vez mais. A busca pela qualificação das visitas e atividades extra visitação já fazem parte do contexto destas instituições, tornando-se espaços onde se pode dinamizar e complementar os conteúdos abordados nas escolas. Este trabalho objetivou compreender as expectativas dos professores da Educação Básica a respeito do Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo (MUSES) como espaço não formal de ensino. Como instrumento de pesquisa foi utilizado questionário composto de questões fechadas e abertas. A análise revelou que a maioria destes professores ainda não visitou o MUSES e a falta de transporte é um de seus maiores obstáculos. Foi possível diagnosticar as necessidades dos professores quanto à visitação e pôde-se constatar que o maior interesse está na adaptação da monitoria ao conteúdo curricular, adequando a linguagem de modo a relacionar os ensinamentos do museu com o que seus alunos veem na escola. Os resultados possibilitaram a comprovação de que o MUSES tem a preocupação de atender a essas expectativas, porém, dentro de suas limitações. Essa pesquisa se torna uma ferramenta útil para possíveis contribuições no aprimoramento técnico das atividades do MUSES, colaborando para aumentar sua eficiência sendo também um instrumento para o fortalecimento da comunicação entre os profissionais da área escolar com a equipe do MUSES.Palavras-chave: Divulgação científica. Museologia. Escolas. Docentes. Espaços não formais.ABSTRACTThe way museums have been taking on educational roles has grown more and more. The search for the qualification of the visits and activities extra visitation is already part of the context of these institutions, becoming spaces where it is possible to dynamize and complement the contents approached in the schools. This work aimed to understand the expectations of teachers of Basic Education regarding the Museum of Natural History of the South of the State of Espírito Santo (MUSES) as a non-formal teaching space. As a research instrument, a questionnaire composed of closed and open questions was used. The analysis revealed that most of these teachers have not yet visited the MUSES and the lack of transportation is one of their biggest obstacles. It was possible to diagnose the teachers’ needs regarding the visitation and it was verified that the main interest is in adapting the monitoring to the curricular content, adapting the language in order to relate the teachings of the museum with what their students see in the school. The results made it possible to prove that MUSES has the concern of meeting these expectations, but within its limitations. This research becomes a useful tool for possible contributions in the technical improvement of the MUSES activities, collaborating to increase its efficiency and is also an instrument for the strengthening of the communication between the professionals of the school area and the MUSES team.Keywords: Scientific spreading. Museology. Schools. Teachers. Non-formal spaces.
id Feevale-3_fddd8caed22f0fee790461985287a878
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1294
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling EXPECTATIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MUSEUS) COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO.Divulgação científica. Museologia. Escolas. Docentes. Espaços não formaisA forma como os museus vêm assumindo papéis educativos tem crescido cada vez mais. A busca pela qualificação das visitas e atividades extra visitação já fazem parte do contexto destas instituições, tornando-se espaços onde se pode dinamizar e complementar os conteúdos abordados nas escolas. Este trabalho objetivou compreender as expectativas dos professores da Educação Básica a respeito do Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo (MUSES) como espaço não formal de ensino. Como instrumento de pesquisa foi utilizado questionário composto de questões fechadas e abertas. A análise revelou que a maioria destes professores ainda não visitou o MUSES e a falta de transporte é um de seus maiores obstáculos. Foi possível diagnosticar as necessidades dos professores quanto à visitação e pôde-se constatar que o maior interesse está na adaptação da monitoria ao conteúdo curricular, adequando a linguagem de modo a relacionar os ensinamentos do museu com o que seus alunos veem na escola. Os resultados possibilitaram a comprovação de que o MUSES tem a preocupação de atender a essas expectativas, porém, dentro de suas limitações. Essa pesquisa se torna uma ferramenta útil para possíveis contribuições no aprimoramento técnico das atividades do MUSES, colaborando para aumentar sua eficiência sendo também um instrumento para o fortalecimento da comunicação entre os profissionais da área escolar com a equipe do MUSES.Palavras-chave: Divulgação científica. Museologia. Escolas. Docentes. Espaços não formais.ABSTRACTThe way museums have been taking on educational roles has grown more and more. The search for the qualification of the visits and activities extra visitation is already part of the context of these institutions, becoming spaces where it is possible to dynamize and complement the contents approached in the schools. This work aimed to understand the expectations of teachers of Basic Education regarding the Museum of Natural History of the South of the State of Espírito Santo (MUSES) as a non-formal teaching space. As a research instrument, a questionnaire composed of closed and open questions was used. The analysis revealed that most of these teachers have not yet visited the MUSES and the lack of transportation is one of their biggest obstacles. It was possible to diagnose the teachers’ needs regarding the visitation and it was verified that the main interest is in adapting the monitoring to the curricular content, adapting the language in order to relate the teachings of the museum with what their students see in the school. The results made it possible to prove that MUSES has the concern of meeting these expectations, but within its limitations. This research becomes a useful tool for possible contributions in the technical improvement of the MUSES activities, collaborating to increase its efficiency and is also an instrument for the strengthening of the communication between the professionals of the school area and the MUSES team.Keywords: Scientific spreading. Museology. Schools. Teachers. Non-formal spaces.Universidade Feevale2018-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/129410.25112/rco.v2i0.1294Revista Conhecimento Online; v. 2 (2018): Julho / Dezembro; 46-752176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1294/2225Copyright (c) 2018 Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Bárbara FonsecaBernardo, Flavia ArialWerner, Elias Terra2019-08-17T01:12:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1294Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:12:07Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPECTATIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MUSEUS) COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO.
title EXPECTATIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MUSEUS) COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO.
spellingShingle EXPECTATIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MUSEUS) COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO.
Dias, Bárbara Fonseca
Divulgação científica. Museologia. Escolas. Docentes. Espaços não formais
title_short EXPECTATIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MUSEUS) COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO.
title_full EXPECTATIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MUSEUS) COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO.
title_fullStr EXPECTATIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MUSEUS) COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO.
title_full_unstemmed EXPECTATIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MUSEUS) COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO.
title_sort EXPECTATIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MUSEUS) COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO.
author Dias, Bárbara Fonseca
author_facet Dias, Bárbara Fonseca
Bernardo, Flavia Arial
Werner, Elias Terra
author_role author
author2 Bernardo, Flavia Arial
Werner, Elias Terra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Bárbara Fonseca
Bernardo, Flavia Arial
Werner, Elias Terra
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica. Museologia. Escolas. Docentes. Espaços não formais
topic Divulgação científica. Museologia. Escolas. Docentes. Espaços não formais
description A forma como os museus vêm assumindo papéis educativos tem crescido cada vez mais. A busca pela qualificação das visitas e atividades extra visitação já fazem parte do contexto destas instituições, tornando-se espaços onde se pode dinamizar e complementar os conteúdos abordados nas escolas. Este trabalho objetivou compreender as expectativas dos professores da Educação Básica a respeito do Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo (MUSES) como espaço não formal de ensino. Como instrumento de pesquisa foi utilizado questionário composto de questões fechadas e abertas. A análise revelou que a maioria destes professores ainda não visitou o MUSES e a falta de transporte é um de seus maiores obstáculos. Foi possível diagnosticar as necessidades dos professores quanto à visitação e pôde-se constatar que o maior interesse está na adaptação da monitoria ao conteúdo curricular, adequando a linguagem de modo a relacionar os ensinamentos do museu com o que seus alunos veem na escola. Os resultados possibilitaram a comprovação de que o MUSES tem a preocupação de atender a essas expectativas, porém, dentro de suas limitações. Essa pesquisa se torna uma ferramenta útil para possíveis contribuições no aprimoramento técnico das atividades do MUSES, colaborando para aumentar sua eficiência sendo também um instrumento para o fortalecimento da comunicação entre os profissionais da área escolar com a equipe do MUSES.Palavras-chave: Divulgação científica. Museologia. Escolas. Docentes. Espaços não formais.ABSTRACTThe way museums have been taking on educational roles has grown more and more. The search for the qualification of the visits and activities extra visitation is already part of the context of these institutions, becoming spaces where it is possible to dynamize and complement the contents approached in the schools. This work aimed to understand the expectations of teachers of Basic Education regarding the Museum of Natural History of the South of the State of Espírito Santo (MUSES) as a non-formal teaching space. As a research instrument, a questionnaire composed of closed and open questions was used. The analysis revealed that most of these teachers have not yet visited the MUSES and the lack of transportation is one of their biggest obstacles. It was possible to diagnose the teachers’ needs regarding the visitation and it was verified that the main interest is in adapting the monitoring to the curricular content, adapting the language in order to relate the teachings of the museum with what their students see in the school. The results made it possible to prove that MUSES has the concern of meeting these expectations, but within its limitations. This research becomes a useful tool for possible contributions in the technical improvement of the MUSES activities, collaborating to increase its efficiency and is also an instrument for the strengthening of the communication between the professionals of the school area and the MUSES team.Keywords: Scientific spreading. Museology. Schools. Teachers. Non-formal spaces.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1294
10.25112/rco.v2i0.1294
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1294
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2i0.1294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1294/2225
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2018): Julho / Dezembro; 46-75
2176-8501
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798320930157494272