Produção escrita em francês como segunda língua: uma experiência baseada em gêneros textuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOUSADA, Eliane Gouvêa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/101
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência de ensino de produção escrita para estudantes universitários de Francês como língua segunda baseada em gêneros textuais. Essa experiência foi realizada em um curso de francês para alunos anglófonos do terceiro ano da Universidade de Guelph, Canadá. O programa do curso, assim como sua apli­cação em sala de aula, foram baseados nos pressupostos teóricos do Interacionismo sociodis­cursivo, tal como apresentado por Bronckart (2006, 2007, 2008) e também nos trabalhos que exploram o uso de gêneros textuais para o ensino de língua materna (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e estrangeira (CRISTÓVÃO, 2002). Os resultados foram bastante positivos, mas apon­taram a necessidade de algumas modificações para o melhor aproveitamento dos alunos.
id GEL-1_e95aaac29870d48bfd6c0bc0b01f1efa
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/101
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling Produção escrita em francês como segunda língua: uma experiência baseada em gêneros textuaisGêneros textuais. Arquitetura textual. Capacidades de linguagem.Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência de ensino de produção escrita para estudantes universitários de Francês como língua segunda baseada em gêneros textuais. Essa experiência foi realizada em um curso de francês para alunos anglófonos do terceiro ano da Universidade de Guelph, Canadá. O programa do curso, assim como sua apli­cação em sala de aula, foram baseados nos pressupostos teóricos do Interacionismo sociodis­cursivo, tal como apresentado por Bronckart (2006, 2007, 2008) e também nos trabalhos que exploram o uso de gêneros textuais para o ensino de língua materna (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e estrangeira (CRISTÓVÃO, 2002). Os resultados foram bastante positivos, mas apon­taram a necessidade de algumas modificações para o melhor aproveitamento dos alunos.Revista do Gel2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/101Revista do GEL; v. 6 n. 2 (2009): Revista do GEL ; 160-1741984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/101/80LOUSADA, Eliane Gouvêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:18:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/101Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:18:57Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção escrita em francês como segunda língua: uma experiência baseada em gêneros textuais
title Produção escrita em francês como segunda língua: uma experiência baseada em gêneros textuais
spellingShingle Produção escrita em francês como segunda língua: uma experiência baseada em gêneros textuais
LOUSADA, Eliane Gouvêa
Gêneros textuais. Arquitetura textual. Capacidades de linguagem.
title_short Produção escrita em francês como segunda língua: uma experiência baseada em gêneros textuais
title_full Produção escrita em francês como segunda língua: uma experiência baseada em gêneros textuais
title_fullStr Produção escrita em francês como segunda língua: uma experiência baseada em gêneros textuais
title_full_unstemmed Produção escrita em francês como segunda língua: uma experiência baseada em gêneros textuais
title_sort Produção escrita em francês como segunda língua: uma experiência baseada em gêneros textuais
author LOUSADA, Eliane Gouvêa
author_facet LOUSADA, Eliane Gouvêa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOUSADA, Eliane Gouvêa
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais. Arquitetura textual. Capacidades de linguagem.
topic Gêneros textuais. Arquitetura textual. Capacidades de linguagem.
description Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência de ensino de produção escrita para estudantes universitários de Francês como língua segunda baseada em gêneros textuais. Essa experiência foi realizada em um curso de francês para alunos anglófonos do terceiro ano da Universidade de Guelph, Canadá. O programa do curso, assim como sua apli­cação em sala de aula, foram baseados nos pressupostos teóricos do Interacionismo sociodis­cursivo, tal como apresentado por Bronckart (2006, 2007, 2008) e também nos trabalhos que exploram o uso de gêneros textuais para o ensino de língua materna (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e estrangeira (CRISTÓVÃO, 2002). Os resultados foram bastante positivos, mas apon­taram a necessidade de algumas modificações para o melhor aproveitamento dos alunos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/101
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/101/80
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 6 n. 2 (2009): Revista do GEL ; 160-174
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948113644257280