ENTRE OS NÓS DA REDE DE SAÚDE MENTAL: AS PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Angélica Carneiro da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aguiar, Maria Geralda Gomes, Moreira, Thais Diniz Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2185
Resumo: A Reforma Psiquiátrica apontou novas formas de cuidado em saúde mental mediante a desinstitucionalização da loucura e a criação de uma rede substitutiva de saúde mental no território. O cuidado integral às pessoas com transtornos psíquicos no contexto das ações comunitárias requer a articulação dos dispositivos que compõem a atenção básica, sobretudo a Estratégia de Saúde da Família. O objetivo deste estudo foi analisar as práticas de cuidado do agente comunitário de saúde junto às pessoas com transtornos psíquicos na perspectiva da integralidade. Tratou-se de pesquisa de abordagem qualitativa realizada com sete agentes comunitários de saúde de uma Estratégia de Saúde da Família de Feira de Santana, Bahia, mediante entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram que as práticas de cuidado dos agentes comunitários de saúde à pessoa com transtorno psíquico abrangem o uso de tecnologias leves, como o acolhimento e o vínculo; e que o cuidado integral à pessoa com transtorno psíquico supõe uma comunicação efetiva com a família e a unidade de saúde num processo compartilhado, fortalecido pelo apoio matricial. Concluiu-se que as práticas dos agentes comunitários de saúde teciam o cuidado à pessoa com transtorno psíquico, eram fundadas na comunicação efetiva e na articulação entre comunidade e unidade de saúde e enfatizavam a negociação junto à equipe multidisciplinar na tomada de decisões. Palavras-chave: Saúde mental. Estratégia de saúde da família. Agente comunitário de saúde. Integralidade em saúde.
id IBICT-3_3c3ea6fae08c7f4816a75255dec50fea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2185
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling ENTRE OS NÓS DA REDE DE SAÚDE MENTAL: AS PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDESaúde mentalestratégia saúde da famíliaEstratégia de saúde da famíliaagente comunitário de saúdeAgente comunitário de saúdecuidado integralIntegralidade em saúdeAtenção à saúde A Reforma Psiquiátrica apontou novas formas de cuidado em saúde mental mediante a desinstitucionalização da loucura e a criação de uma rede substitutiva de saúde mental no território. O cuidado integral às pessoas com transtornos psíquicos no contexto das ações comunitárias requer a articulação dos dispositivos que compõem a atenção básica, sobretudo a Estratégia de Saúde da Família. O objetivo deste estudo foi analisar as práticas de cuidado do agente comunitário de saúde junto às pessoas com transtornos psíquicos na perspectiva da integralidade. Tratou-se de pesquisa de abordagem qualitativa realizada com sete agentes comunitários de saúde de uma Estratégia de Saúde da Família de Feira de Santana, Bahia, mediante entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram que as práticas de cuidado dos agentes comunitários de saúde à pessoa com transtorno psíquico abrangem o uso de tecnologias leves, como o acolhimento e o vínculo; e que o cuidado integral à pessoa com transtorno psíquico supõe uma comunicação efetiva com a família e a unidade de saúde num processo compartilhado, fortalecido pelo apoio matricial. Concluiu-se que as práticas dos agentes comunitários de saúde teciam o cuidado à pessoa com transtorno psíquico, eram fundadas na comunicação efetiva e na articulação entre comunidade e unidade de saúde e enfatizavam a negociação junto à equipe multidisciplinar na tomada de decisões. Palavras-chave: Saúde mental. Estratégia de saúde da família. Agente comunitário de saúde. Integralidade em saúde. SESAB2017-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/epub+ziphttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/218510.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2185Revista Baiana de Saúde Pública; v. 40 n. 3 (2016)2318-26600100-023310.22278/2318-2660.2016.v40.N3reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2185/2079https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2185/2080https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2185/2081Copyright (c) 2017 Revista Baiana de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Angélica Carneiro daAguiar, Maria Geralda GomesMoreira, Thais Diniz Santos2020-12-03T23:07:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2185Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:50.284201Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE OS NÓS DA REDE DE SAÚDE MENTAL: AS PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
title ENTRE OS NÓS DA REDE DE SAÚDE MENTAL: AS PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
spellingShingle ENTRE OS NÓS DA REDE DE SAÚDE MENTAL: AS PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Silva, Maria Angélica Carneiro da
Saúde mental
estratégia saúde da família
Estratégia de saúde da família
agente comunitário de saúde
Agente comunitário de saúde
cuidado integral
Integralidade em saúde
Atenção à saúde
title_short ENTRE OS NÓS DA REDE DE SAÚDE MENTAL: AS PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
title_full ENTRE OS NÓS DA REDE DE SAÚDE MENTAL: AS PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
title_fullStr ENTRE OS NÓS DA REDE DE SAÚDE MENTAL: AS PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
title_full_unstemmed ENTRE OS NÓS DA REDE DE SAÚDE MENTAL: AS PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
title_sort ENTRE OS NÓS DA REDE DE SAÚDE MENTAL: AS PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
author Silva, Maria Angélica Carneiro da
author_facet Silva, Maria Angélica Carneiro da
Aguiar, Maria Geralda Gomes
Moreira, Thais Diniz Santos
author_role author
author2 Aguiar, Maria Geralda Gomes
Moreira, Thais Diniz Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Angélica Carneiro da
Aguiar, Maria Geralda Gomes
Moreira, Thais Diniz Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
estratégia saúde da família
Estratégia de saúde da família
agente comunitário de saúde
Agente comunitário de saúde
cuidado integral
Integralidade em saúde
Atenção à saúde
topic Saúde mental
estratégia saúde da família
Estratégia de saúde da família
agente comunitário de saúde
Agente comunitário de saúde
cuidado integral
Integralidade em saúde
Atenção à saúde
description A Reforma Psiquiátrica apontou novas formas de cuidado em saúde mental mediante a desinstitucionalização da loucura e a criação de uma rede substitutiva de saúde mental no território. O cuidado integral às pessoas com transtornos psíquicos no contexto das ações comunitárias requer a articulação dos dispositivos que compõem a atenção básica, sobretudo a Estratégia de Saúde da Família. O objetivo deste estudo foi analisar as práticas de cuidado do agente comunitário de saúde junto às pessoas com transtornos psíquicos na perspectiva da integralidade. Tratou-se de pesquisa de abordagem qualitativa realizada com sete agentes comunitários de saúde de uma Estratégia de Saúde da Família de Feira de Santana, Bahia, mediante entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram que as práticas de cuidado dos agentes comunitários de saúde à pessoa com transtorno psíquico abrangem o uso de tecnologias leves, como o acolhimento e o vínculo; e que o cuidado integral à pessoa com transtorno psíquico supõe uma comunicação efetiva com a família e a unidade de saúde num processo compartilhado, fortalecido pelo apoio matricial. Concluiu-se que as práticas dos agentes comunitários de saúde teciam o cuidado à pessoa com transtorno psíquico, eram fundadas na comunicação efetiva e na articulação entre comunidade e unidade de saúde e enfatizavam a negociação junto à equipe multidisciplinar na tomada de decisões. Palavras-chave: Saúde mental. Estratégia de saúde da família. Agente comunitário de saúde. Integralidade em saúde.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2185
10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2185
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2185
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2185/2079
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2185/2080
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2185/2081
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Baiana de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Baiana de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 40 n. 3 (2016)
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2016.v40.N3
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1792807692876644352