Agentes comunitários de saúde: atuação em benefício dos idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Engroff, Paula
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Crippa, Anelise, Ely, Luísa Scheer, Teixeira, Maria Luíza, Gomes, Irenio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da SORBI
Texto Completo: http://www.sorbi.org.br/revista/index.php/revista_sorbi/article/view/19
Resumo: Objetivos: Verificar quantos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) haviam nas Estratégias Saúde da Família (ESF) participantes do Estudo Multidimensional dos Idosos do SUS (EMI-SUS) do município de Porto Alegre e descrever a sua participação nesse estudo. Métodos: Este estudo foi conduzido no âmbito do EMI-SUS, realizado no período de 2011-2012. Foram sorteadas 30 equipes da ESF e 36 idosos de cada uma dela. Os ACS participaram de um treinamento para aplicar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e três questionários aos idosos que participariam do estudo. Os critérios de exclusão foram: ACS que não participaram do treinamento e os analfabetos funcionais. Resultados: Participaram da pesquisa 113 ACS de 30 diferentes ESF, sendo o número mínimo de 2 e máximo de 6. O total de idosos entrevistados foi de 759. Foi observado que os ACS se empenharam na aplicação dos questionários, mesmo aqueles que precisaram entrevistar um número maior de idosos, mostrando o interesse e a preocupação para com a comunidade. Os ACS mostraram ter uma boa relação com os idosos atendidos na sua microárea, sendo que conheciam as principais características de cada idoso. Conclusão: Nesse estudo pode-se perceber a importância do ACS para a sua comunidade, tentando buscar o bem-estar dos idosos. Sua atuação mostrou-se de grande importância, sendo um diferencial, pois possibilita que o idoso tenha um atendimento especializado e direcionado para dirimir os problemas de saúde decorrentes do envelhecimento.
id SORBI-1_a21d4003f3ec72220fae4c85f3fd8a5e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19
network_acronym_str SORBI-1
network_name_str Revista da SORBI
spelling Agentes comunitários de saúde: atuação em benefício dos idososAgentes Comunitários de Saúde; Estratégia Saúde da Família; BeneficênciaObjetivos: Verificar quantos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) haviam nas Estratégias Saúde da Família (ESF) participantes do Estudo Multidimensional dos Idosos do SUS (EMI-SUS) do município de Porto Alegre e descrever a sua participação nesse estudo. Métodos: Este estudo foi conduzido no âmbito do EMI-SUS, realizado no período de 2011-2012. Foram sorteadas 30 equipes da ESF e 36 idosos de cada uma dela. Os ACS participaram de um treinamento para aplicar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e três questionários aos idosos que participariam do estudo. Os critérios de exclusão foram: ACS que não participaram do treinamento e os analfabetos funcionais. Resultados: Participaram da pesquisa 113 ACS de 30 diferentes ESF, sendo o número mínimo de 2 e máximo de 6. O total de idosos entrevistados foi de 759. Foi observado que os ACS se empenharam na aplicação dos questionários, mesmo aqueles que precisaram entrevistar um número maior de idosos, mostrando o interesse e a preocupação para com a comunidade. Os ACS mostraram ter uma boa relação com os idosos atendidos na sua microárea, sendo que conheciam as principais características de cada idoso. Conclusão: Nesse estudo pode-se perceber a importância do ACS para a sua comunidade, tentando buscar o bem-estar dos idosos. Sua atuação mostrou-se de grande importância, sendo um diferencial, pois possibilita que o idoso tenha um atendimento especializado e direcionado para dirimir os problemas de saúde decorrentes do envelhecimento.Revista da SORBIEngroff, PaulaCrippa, AneliseEly, Luísa ScheerTeixeira, Maria LuízaGomes, Irenio2014-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado em duplo cego por paresapplication/pdfhttp://www.sorbi.org.br/revista/index.php/revista_sorbi/article/view/1910.18308/2318-9983.2014v2n1.19Revista da SORBI; v. 2, n. 1 (2014)2318-998310.18308/2318-9983.2014v2n1reponame:Revista da SORBIinstname:Sociedade Rio-Grandense de Bioética (SORBI)instacron:SORBIporhttp://www.sorbi.org.br/revista/index.php/revista_sorbi/article/view/19/26info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T17:46:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19Revistahttp://www.sorbi.org.br/revista/index.php/index/oai2318-99832318-9983opendoar:null2020-06-25 19:59:19.338Revista da SORBI - Sociedade Rio-Grandense de Bioética (SORBI)true
dc.title.none.fl_str_mv Agentes comunitários de saúde: atuação em benefício dos idosos
title Agentes comunitários de saúde: atuação em benefício dos idosos
spellingShingle Agentes comunitários de saúde: atuação em benefício dos idosos
Engroff, Paula
Agentes Comunitários de Saúde; Estratégia Saúde da Família; Beneficência
title_short Agentes comunitários de saúde: atuação em benefício dos idosos
title_full Agentes comunitários de saúde: atuação em benefício dos idosos
title_fullStr Agentes comunitários de saúde: atuação em benefício dos idosos
title_full_unstemmed Agentes comunitários de saúde: atuação em benefício dos idosos
title_sort Agentes comunitários de saúde: atuação em benefício dos idosos
author Engroff, Paula
author_facet Engroff, Paula
Crippa, Anelise
Ely, Luísa Scheer
Teixeira, Maria Luíza
Gomes, Irenio
author_role author
author2 Crippa, Anelise
Ely, Luísa Scheer
Teixeira, Maria Luíza
Gomes, Irenio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Engroff, Paula
Crippa, Anelise
Ely, Luísa Scheer
Teixeira, Maria Luíza
Gomes, Irenio
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Agentes Comunitários de Saúde; Estratégia Saúde da Família; Beneficência
topic Agentes Comunitários de Saúde; Estratégia Saúde da Família; Beneficência
dc.description.none.fl_txt_mv Objetivos: Verificar quantos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) haviam nas Estratégias Saúde da Família (ESF) participantes do Estudo Multidimensional dos Idosos do SUS (EMI-SUS) do município de Porto Alegre e descrever a sua participação nesse estudo. Métodos: Este estudo foi conduzido no âmbito do EMI-SUS, realizado no período de 2011-2012. Foram sorteadas 30 equipes da ESF e 36 idosos de cada uma dela. Os ACS participaram de um treinamento para aplicar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e três questionários aos idosos que participariam do estudo. Os critérios de exclusão foram: ACS que não participaram do treinamento e os analfabetos funcionais. Resultados: Participaram da pesquisa 113 ACS de 30 diferentes ESF, sendo o número mínimo de 2 e máximo de 6. O total de idosos entrevistados foi de 759. Foi observado que os ACS se empenharam na aplicação dos questionários, mesmo aqueles que precisaram entrevistar um número maior de idosos, mostrando o interesse e a preocupação para com a comunidade. Os ACS mostraram ter uma boa relação com os idosos atendidos na sua microárea, sendo que conheciam as principais características de cada idoso. Conclusão: Nesse estudo pode-se perceber a importância do ACS para a sua comunidade, tentando buscar o bem-estar dos idosos. Sua atuação mostrou-se de grande importância, sendo um diferencial, pois possibilita que o idoso tenha um atendimento especializado e direcionado para dirimir os problemas de saúde decorrentes do envelhecimento.
description Objetivos: Verificar quantos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) haviam nas Estratégias Saúde da Família (ESF) participantes do Estudo Multidimensional dos Idosos do SUS (EMI-SUS) do município de Porto Alegre e descrever a sua participação nesse estudo. Métodos: Este estudo foi conduzido no âmbito do EMI-SUS, realizado no período de 2011-2012. Foram sorteadas 30 equipes da ESF e 36 idosos de cada uma dela. Os ACS participaram de um treinamento para aplicar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e três questionários aos idosos que participariam do estudo. Os critérios de exclusão foram: ACS que não participaram do treinamento e os analfabetos funcionais. Resultados: Participaram da pesquisa 113 ACS de 30 diferentes ESF, sendo o número mínimo de 2 e máximo de 6. O total de idosos entrevistados foi de 759. Foi observado que os ACS se empenharam na aplicação dos questionários, mesmo aqueles que precisaram entrevistar um número maior de idosos, mostrando o interesse e a preocupação para com a comunidade. Os ACS mostraram ter uma boa relação com os idosos atendidos na sua microárea, sendo que conheciam as principais características de cada idoso. Conclusão: Nesse estudo pode-se perceber a importância do ACS para a sua comunidade, tentando buscar o bem-estar dos idosos. Sua atuação mostrou-se de grande importância, sendo um diferencial, pois possibilita que o idoso tenha um atendimento especializado e direcionado para dirimir os problemas de saúde decorrentes do envelhecimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado em duplo cego por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.sorbi.org.br/revista/index.php/revista_sorbi/article/view/19
10.18308/2318-9983.2014v2n1.19
url http://www.sorbi.org.br/revista/index.php/revista_sorbi/article/view/19
identifier_str_mv 10.18308/2318-9983.2014v2n1.19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.sorbi.org.br/revista/index.php/revista_sorbi/article/view/19/26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista da SORBI
publisher.none.fl_str_mv Revista da SORBI
dc.source.none.fl_str_mv Revista da SORBI; v. 2, n. 1 (2014)
2318-9983
10.18308/2318-9983.2014v2n1
reponame:Revista da SORBI
instname:Sociedade Rio-Grandense de Bioética (SORBI)
instacron:SORBI
reponame_str Revista da SORBI
collection Revista da SORBI
instname_str Sociedade Rio-Grandense de Bioética (SORBI)
instacron_str SORBI
institution SORBI
repository.name.fl_str_mv Revista da SORBI - Sociedade Rio-Grandense de Bioética (SORBI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674120377934020608