Influência da publicidade nas escolhas alimentares das crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento |
Texto Completo: | https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/2310 |
Resumo: | Objetivo: Verificar a influência da publicidade nas escolhas alimentares das crianças. Materiais e Métodos: Trata-se de um trabalho transversal e quantitativo, no qual a coleta de dados foi realizada no estado do Paraná com questionário online respondido por pais sobre os hábitos alimentares de seus filhos. Foram aplicados três questionários, visando avaliar o perfil dos pais e das crianças, os hábitos alimentares das crianças e o quanto são expostos diariamente à televisão, redes sociais e vídeos na internet. Resultados: Participaram da pesquisa 45 pais de crianças com idade entre 5 e 13 anos. Quanto ao estado nutricional, houve prevalência de excesso de peso tanto nos pais, quanto nas crianças. Sobre o consumo alimentar, observou-se que as crianças que os pais consideram que sua alimentação é saudável consumiram mais frutas e hortaliças que as outras crianças (p<0,05). Quanto ao tempo de exposição às mídias, as crianças que os pais consideram a alimentação menos saudável assistem mais vídeos na internet que as demais (p=0,030). Conclusão: Existe influência da publicidade nos hábitos alimentares infantis. Os pais relataram que as crianças sentem desejo em comprar determinado alimento por conta do personagem ou brinde relacionado ao produto. Sendo que destes, a maioria consome o alimento adquirido. Como a maior parte dos alimentos divulgados em publicidade voltada ao público infantil é de alimentos de baixo valor nutricional, o hábito pode aumentar os índices de sobrepeso e obesidade. |
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Influência da publicidade nas escolhas alimentares das criançasInfluence of advertising on children’s food choicesInfluencia de la publicidad en la elección de alimentos de los niñosInfluência da publicidade nas escolhas alimentares das criançasInfluenza della pubblicità sulle scelte alimentari dei bambiniFeeding behaviorChild nutritionPediatric obesityComportamiento alimentarioNutrición infantilObesidad infantilComportamento alimentareNutrizione infantileObesità infantileComportamento alimentarNutrição da criançaObesidade infantilComportamento alimentarNutrição da criançaObesidade infantilObjetivo: Verificar a influência da publicidade nas escolhas alimentares das crianças. Materiais e Métodos: Trata-se de um trabalho transversal e quantitativo, no qual a coleta de dados foi realizada no estado do Paraná com questionário online respondido por pais sobre os hábitos alimentares de seus filhos. Foram aplicados três questionários, visando avaliar o perfil dos pais e das crianças, os hábitos alimentares das crianças e o quanto são expostos diariamente à televisão, redes sociais e vídeos na internet. Resultados: Participaram da pesquisa 45 pais de crianças com idade entre 5 e 13 anos. Quanto ao estado nutricional, houve prevalência de excesso de peso tanto nos pais, quanto nas crianças. Sobre o consumo alimentar, observou-se que as crianças que os pais consideram que sua alimentação é saudável consumiram mais frutas e hortaliças que as outras crianças (p<0,05). Quanto ao tempo de exposição às mídias, as crianças que os pais consideram a alimentação menos saudável assistem mais vídeos na internet que as demais (p=0,030). Conclusão: Existe influência da publicidade nos hábitos alimentares infantis. Os pais relataram que as crianças sentem desejo em comprar determinado alimento por conta do personagem ou brinde relacionado ao produto. Sendo que destes, a maioria consome o alimento adquirido. Como a maior parte dos alimentos divulgados em publicidade voltada ao público infantil é de alimentos de baixo valor nutricional, o hábito pode aumentar os índices de sobrepeso e obesidade.Objective: To verify the influence of advertising on children's food choices. Materials and Methods: This is a cross-sectional and quantitative study, in which data collection was carried out in the state of Paraná using an online questionnaire answered by parents about their children's eating habits. Three questionnaires were applied to assess the profile of parents and children, children's eating habits and how much they are daily exposed to television, social networks and internet videos. Results: 45 parents of children aged between 5 and 13 years participated in the research. As for nutritional status, there was a prevalence of overweight both in parents and children. Regarding food consumption, it was observed that children whose parents consider their diet to be healthy consumed more fruits and vegetables than other children (p<0.05). As for the time of exposure to the media, children whose parents consider their diet to be less healthy watch more videos on the internet than the others (p=0.030). Conclusion: There is an influence of advertising on children's eating habits. Parents reported that children feel the desire to buy a certain food because of the character or gift related to the product. Of these, most consume the purchased food. As most of the foods advertised in advertising aimed at children are foods with low nutritional value, the habit can increase the rates of overweight and obesity.Objetivo: Verificar la influencia de la publicidad en la elección de alimentos de los niños. Materiales y Métodos: Se trata de un estudio transversal y cuantitativo, en el que la recolección de datos se realizó en el estado de Paraná con un cuestionario en línea respondido por los padres sobre los hábitos alimentarios de sus hijos. Se administraron tres cuestionarios con el objetivo de evaluar el perfil de padres e hijos, los hábitos alimentarios de los niños y su exposición diaria a la televisión, las redes sociales y los vídeos en Internet. Resultados: Participaron de la investigación 45 padres de niños entre 5 y 13 años. En cuanto al estado nutricional, hubo prevalencia de sobrepeso tanto en padres como en hijos. En cuanto al consumo de alimentos, se observó que los niños cuyos padres consideran que su dieta es saludable consumían más frutas y verduras que los demás niños (p<0,05). En cuanto al tiempo de exposición a los medios, los niños cuyos padres consideran que su alimentación es menos saludable ven más vídeos en Internet que el resto (p=0,030). Conclusión: Existe influencia de la publicidad en los hábitos alimentarios de los niños. Los padres informaron que los niños quieren comprar un determinado alimento debido al carácter o regalo relacionado con el producto. De ellos, la mayoría consume los alimentos adquiridos. Como la mayoría de los alimentos promocionados en la publicidad dirigida a niños son alimentos con bajo valor nutricional, el hábito puede aumentar las tasas de sobrepeso y obesidad.Objetivo: Verificar a influência da publicidade nas escolhas alimentares das crianças. Materiais e Métodos: Trata-se de um trabalho transversal e quantitativo, no qual a coleta de dados foi realizada no estado do Paraná com questionário online respondido por pais sobre os hábitos alimentares de seus filhos. Foram aplicados três questionários, visando avaliar o perfil dos pais e das crianças, os hábitos alimentares das crianças e o quanto são expostos diariamente à televisão, redes sociais e vídeos na internet. Resultados: Participaram da pesquisa 45 pais de crianças com idade entre 5 e 13 anos. Quanto ao estado nutricional, houve prevalência de excesso de peso tanto nos pais, quanto nas crianças. Sobre o consumo alimentar, observou-se que as crianças que os pais consideram que sua alimentação é saudável consumiram mais frutas e hortaliças que as outras crianças (p<0,05). Quanto ao tempo de exposição às mídias, as crianças que os pais consideram a alimentação menos saudável assistem mais vídeos na internet que as demais (p=0,030). Conclusão: Existe influência da publicidade nos hábitos alimentares infantis. Os pais relataram que as crianças sentem desejo em comprar determinado alimento por conta do personagem ou brinde relacionado ao produto. Sendo que destes, a maioria consome o alimento adquirido. Como a maior parte dos alimentos divulgados em publicidade voltada ao público infantil é de alimentos de baixo valor nutricional, o hábito pode aumentar os índices de sobrepeso e obesidade.Obiettivo: Verificare l'influenza della pubblicità sulle scelte alimentari dei bambini. Materiali e metodi: si tratta di uno studio trasversale e quantitativo, in cui la raccolta dati è stata effettuata nello stato del Paraná con un questionario online a cui hanno risposto i genitori sulle abitudini alimentari dei loro figli. Sono stati somministrati tre questionari con l'obiettivo di valutare il profilo dei genitori e dei figli, le abitudini alimentari dei bambini e quanto sono esposti quotidianamente alla televisione, ai social network e ai video su internet. Risultati: hanno partecipato alla ricerca 45 genitori di bambini di età compresa tra 5 e 13 anni. Per quanto riguarda lo stato nutrizionale, si è riscontrata una prevalenza di sovrappeso sia nei genitori che nei figli. Per quanto riguarda il consumo alimentare, è stato osservato che i bambini i cui genitori considerano la loro dieta sana consumano più frutta e verdura rispetto agli altri bambini (p<0,05). Per quanto riguarda il tempo di esposizione ai media, i bambini i cui genitori considerano la loro dieta meno sana guardano più video su internet rispetto agli altri (p=0,030). Conclusione: la pubblicità influisce sulle abitudini alimentari dei bambini. I genitori hanno riferito che i bambini desiderano acquistare un determinato alimento a causa del carattere o del dono correlato al prodotto. Di questi, la maggioranza consuma il cibo acquistato. Poiché la maggior parte degli alimenti pubblicizzati nella pubblicità rivolta ai bambini sono alimenti a basso valore nutrizionale, tale abitudine può aumentare i tassi di sovrappeso e obesità.IBPEFEX2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/2310Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 17 No. 111 (2023); 687-697Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 17 Núm. 111 (2023); 687-697Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 17 N. 111 (2023); 687-697RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 17 n. 111 (2023); 687-697Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 17 n. 111 (2023); 687-6971981-9919reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimentoinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/2310/1401Copyright (c) 2023 Emily Oliveira Binde, Débora Fernandes Pinheiro, Patrícia Amâncio da Rosa, Simone Carla Benincá, Vania Schmitthttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBinde, Emily OliveiraPinheiro, Débora FernandesRosa, Patrícia Amâncio da Benincá, Simone CarlaSchmitt, Vania2024-01-03T22:54:01Zoai:ojs.www.rbone.com.br:article/2310Revistahttp://www.rbone.com.br/index.php/rboneONGhttp://www.rbone.com.br/index.php/rbone/oaifrancisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com1981-99191981-9919opendoar:2024-01-03T22:54:01Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false |
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