Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stanski,Carin
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Luz,Cynthia Fernandes Pinto, Rodrigues,Adriana Ribeiro Ferreira, Nogueira,Melissa Koch Fernandes de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Hoehnea
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062016000100019
Resumo: RESUMO O presente estudo teve como objetivo investigar o uso de multimodos de representação como estratégia didática para facilitar a aprendizagem significativa de alunos da sétima série do Ensino Fundamental referente ao tema pólen, utilizando mapas conceituais como avaliação. Os alunos elaboraram mapas conceituais à priori e à posteriori as aulas com multimodos de representação. Verificamos que os multimodos de representação propiciam uma aprendizagem significativa sobre conteúdos de botânica e que os mapas conceituais podem ser utilizados como avaliação.
id IBT-1_d95196a8a6d59796eb0be7c9b9eac087
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-89062016000100019
network_acronym_str IBT-1
network_name_str Hoehnea
repository_id_str
spelling Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodosAprendizagem significativabotânicamapas conceituaisRESUMO O presente estudo teve como objetivo investigar o uso de multimodos de representação como estratégia didática para facilitar a aprendizagem significativa de alunos da sétima série do Ensino Fundamental referente ao tema pólen, utilizando mapas conceituais como avaliação. Os alunos elaboraram mapas conceituais à priori e à posteriori as aulas com multimodos de representação. Verificamos que os multimodos de representação propiciam uma aprendizagem significativa sobre conteúdos de botânica e que os mapas conceituais podem ser utilizados como avaliação.Instituto de Pesquisas Ambientais2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062016000100019Hoehnea v.43 n.1 2016reponame:Hoehneainstname:Instituto de Botânica (IBT)instacron:IBT10.1590/2236-8906-34/2015info:eu-repo/semantics/openAccessStanski,CarinLuz,Cynthia Fernandes PintoRodrigues,Adriana Ribeiro FerreiraNogueira,Melissa Koch Fernandes de Souzapor2016-03-15T00:00:00Zoai:scielo:S2236-89062016000100019Revistahttp://www.ibot.sp.gov.br/publicacoes/hoehnea/sobre_hoehnea.phpPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hoehneaibt@gmail.com2236-89060073-2877opendoar:2016-03-15T00:00Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos
title Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos
spellingShingle Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos
Stanski,Carin
Aprendizagem significativa
botânica
mapas conceituais
title_short Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos
title_full Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos
title_fullStr Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos
title_full_unstemmed Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos
title_sort Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos
author Stanski,Carin
author_facet Stanski,Carin
Luz,Cynthia Fernandes Pinto
Rodrigues,Adriana Ribeiro Ferreira
Nogueira,Melissa Koch Fernandes de Souza
author_role author
author2 Luz,Cynthia Fernandes Pinto
Rodrigues,Adriana Ribeiro Ferreira
Nogueira,Melissa Koch Fernandes de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stanski,Carin
Luz,Cynthia Fernandes Pinto
Rodrigues,Adriana Ribeiro Ferreira
Nogueira,Melissa Koch Fernandes de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
botânica
mapas conceituais
topic Aprendizagem significativa
botânica
mapas conceituais
description RESUMO O presente estudo teve como objetivo investigar o uso de multimodos de representação como estratégia didática para facilitar a aprendizagem significativa de alunos da sétima série do Ensino Fundamental referente ao tema pólen, utilizando mapas conceituais como avaliação. Os alunos elaboraram mapas conceituais à priori e à posteriori as aulas com multimodos de representação. Verificamos que os multimodos de representação propiciam uma aprendizagem significativa sobre conteúdos de botânica e que os mapas conceituais podem ser utilizados como avaliação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062016000100019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062016000100019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-8906-34/2015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais
dc.source.none.fl_str_mv Hoehnea v.43 n.1 2016
reponame:Hoehnea
instname:Instituto de Botânica (IBT)
instacron:IBT
instname_str Instituto de Botânica (IBT)
instacron_str IBT
institution IBT
reponame_str Hoehnea
collection Hoehnea
repository.name.fl_str_mv Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT)
repository.mail.fl_str_mv ||hoehneaibt@gmail.com
_version_ 1754193647483486208