Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Hoehnea |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062016000100019 |
Resumo: | RESUMO O presente estudo teve como objetivo investigar o uso de multimodos de representação como estratégia didática para facilitar a aprendizagem significativa de alunos da sétima série do Ensino Fundamental referente ao tema pólen, utilizando mapas conceituais como avaliação. Os alunos elaboraram mapas conceituais à priori e à posteriori as aulas com multimodos de representação. Verificamos que os multimodos de representação propiciam uma aprendizagem significativa sobre conteúdos de botânica e que os mapas conceituais podem ser utilizados como avaliação. |
id |
IBT-1_d95196a8a6d59796eb0be7c9b9eac087 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-89062016000100019 |
network_acronym_str |
IBT-1 |
network_name_str |
Hoehnea |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodosAprendizagem significativabotânicamapas conceituaisRESUMO O presente estudo teve como objetivo investigar o uso de multimodos de representação como estratégia didática para facilitar a aprendizagem significativa de alunos da sétima série do Ensino Fundamental referente ao tema pólen, utilizando mapas conceituais como avaliação. Os alunos elaboraram mapas conceituais à priori e à posteriori as aulas com multimodos de representação. Verificamos que os multimodos de representação propiciam uma aprendizagem significativa sobre conteúdos de botânica e que os mapas conceituais podem ser utilizados como avaliação.Instituto de Pesquisas Ambientais2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062016000100019Hoehnea v.43 n.1 2016reponame:Hoehneainstname:Instituto de Botânica (IBT)instacron:IBT10.1590/2236-8906-34/2015info:eu-repo/semantics/openAccessStanski,CarinLuz,Cynthia Fernandes PintoRodrigues,Adriana Ribeiro FerreiraNogueira,Melissa Koch Fernandes de Souzapor2016-03-15T00:00:00Zoai:scielo:S2236-89062016000100019Revistahttp://www.ibot.sp.gov.br/publicacoes/hoehnea/sobre_hoehnea.phpPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hoehneaibt@gmail.com2236-89060073-2877opendoar:2016-03-15T00:00Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos |
title |
Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos |
spellingShingle |
Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos Stanski,Carin Aprendizagem significativa botânica mapas conceituais |
title_short |
Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos |
title_full |
Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos |
title_fullStr |
Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos |
title_full_unstemmed |
Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos |
title_sort |
Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos |
author |
Stanski,Carin |
author_facet |
Stanski,Carin Luz,Cynthia Fernandes Pinto Rodrigues,Adriana Ribeiro Ferreira Nogueira,Melissa Koch Fernandes de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Luz,Cynthia Fernandes Pinto Rodrigues,Adriana Ribeiro Ferreira Nogueira,Melissa Koch Fernandes de Souza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stanski,Carin Luz,Cynthia Fernandes Pinto Rodrigues,Adriana Ribeiro Ferreira Nogueira,Melissa Koch Fernandes de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa botânica mapas conceituais |
topic |
Aprendizagem significativa botânica mapas conceituais |
description |
RESUMO O presente estudo teve como objetivo investigar o uso de multimodos de representação como estratégia didática para facilitar a aprendizagem significativa de alunos da sétima série do Ensino Fundamental referente ao tema pólen, utilizando mapas conceituais como avaliação. Os alunos elaboraram mapas conceituais à priori e à posteriori as aulas com multimodos de representação. Verificamos que os multimodos de representação propiciam uma aprendizagem significativa sobre conteúdos de botânica e que os mapas conceituais podem ser utilizados como avaliação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062016000100019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062016000100019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2236-8906-34/2015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisas Ambientais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisas Ambientais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Hoehnea v.43 n.1 2016 reponame:Hoehnea instname:Instituto de Botânica (IBT) instacron:IBT |
instname_str |
Instituto de Botânica (IBT) |
instacron_str |
IBT |
institution |
IBT |
reponame_str |
Hoehnea |
collection |
Hoehnea |
repository.name.fl_str_mv |
Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hoehneaibt@gmail.com |
_version_ |
1754193647483486208 |