DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Barbosa, Cícero
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Humberto Nunes, Friedrich, Márcia, Lima, Romeu Fernandes de, Silva, Suzana Maria Xavier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/819
Resumo: A Diretoria Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME) por meio da articulação de suas gerências elaborou e ministrou o Projeto de formação continuada Diálogos Matemáticos: da formação de professores à ação pedagógica, que foi destinada aos professores que trabalham com o componente curricular Matemática nos Ciclos II e III do ensino fundamental. A formação foi realizada em modo presencial e com atividades orientadas à distância.  Abordou assuntos relativos às unidades temáticas da matemática (Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística), por meio da conexão entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Político Pedagógica (PPP) da RME, fomentou o debate e o conhecimento sobre o uso das metodologias no ensino da matemática, sobretudo a metodologia de resolução de problemas. Os cursistas pontuaram aspectos positivos relacionados ao processo formativo.
id IFES-1_33c72959b03ba7bbeece08a4f2c6e5c8
oai_identifier_str oai::article/819
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORESEducação MatemáticaFormação ContinuadaBase Nacional Comum CurricularProposta Político PedagógicaResolução de Problemas.A Diretoria Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME) por meio da articulação de suas gerências elaborou e ministrou o Projeto de formação continuada Diálogos Matemáticos: da formação de professores à ação pedagógica, que foi destinada aos professores que trabalham com o componente curricular Matemática nos Ciclos II e III do ensino fundamental. A formação foi realizada em modo presencial e com atividades orientadas à distância.  Abordou assuntos relativos às unidades temáticas da matemática (Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística), por meio da conexão entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Político Pedagógica (PPP) da RME, fomentou o debate e o conhecimento sobre o uso das metodologias no ensino da matemática, sobretudo a metodologia de resolução de problemas. Os cursistas pontuaram aspectos positivos relacionados ao processo formativo.EDIFES2020-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/81910.36524/saladeaula.v9i2.819Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 2 (2020): Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas; 94-1062316-729710.36524/saladeaula.v9i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/819/595Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Barbosa, CíceroRodrigues, Humberto Nunes Friedrich, Márcia Lima, Romeu Fernandes de Silva, Suzana Maria Xavier 2021-08-03T04:00:55Zoai::article/819Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.555818Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
title DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
spellingShingle DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Rodrigues Barbosa, Cícero
Educação Matemática
Formação Continuada
Base Nacional Comum Curricular
Proposta Político Pedagógica
Resolução de Problemas.
title_short DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
title_full DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
title_fullStr DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
title_full_unstemmed DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
title_sort DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
author Rodrigues Barbosa, Cícero
author_facet Rodrigues Barbosa, Cícero
Rodrigues, Humberto Nunes
Friedrich, Márcia
Lima, Romeu Fernandes de
Silva, Suzana Maria Xavier
author_role author
author2 Rodrigues, Humberto Nunes
Friedrich, Márcia
Lima, Romeu Fernandes de
Silva, Suzana Maria Xavier
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Barbosa, Cícero
Rodrigues, Humberto Nunes
Friedrich, Márcia
Lima, Romeu Fernandes de
Silva, Suzana Maria Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Formação Continuada
Base Nacional Comum Curricular
Proposta Político Pedagógica
Resolução de Problemas.
topic Educação Matemática
Formação Continuada
Base Nacional Comum Curricular
Proposta Político Pedagógica
Resolução de Problemas.
description A Diretoria Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME) por meio da articulação de suas gerências elaborou e ministrou o Projeto de formação continuada Diálogos Matemáticos: da formação de professores à ação pedagógica, que foi destinada aos professores que trabalham com o componente curricular Matemática nos Ciclos II e III do ensino fundamental. A formação foi realizada em modo presencial e com atividades orientadas à distância.  Abordou assuntos relativos às unidades temáticas da matemática (Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística), por meio da conexão entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Político Pedagógica (PPP) da RME, fomentou o debate e o conhecimento sobre o uso das metodologias no ensino da matemática, sobretudo a metodologia de resolução de problemas. Os cursistas pontuaram aspectos positivos relacionados ao processo formativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/819
10.36524/saladeaula.v9i2.819
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/819
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v9i2.819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/819/595
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 2 (2020): Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas; 94-106
2316-7297
10.36524/saladeaula.v9i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948026973159424