SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza de Alencar, Edvonete
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/68
Resumo: O artigo apresenta uma pesquisa que teve como cenário investigativo uma escola que obteve avanço de proficiência nos anos de 2008 a 2012 em uma avaliação externa. Nosso objetivo foi investigar quais são os possíveis conhecimentos profissionais docentes são necessários para que ocorra a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aplicamos um questionário, uma entrevista e recolhemos atividades de um professor do 5 ano, segmento avaliado. Referenciamo-nos aos autores do Conhecimento profissional Docente: Shulman, Ball e Bass e Tardif, assim como a Vergnaud para nos embasar quanto ao objeto matemático. Percebemos que o estudo e uso adequado dos materiais disponibilizados pela Secretária da Educação, assim como a complementação com atividades contextualizadas são fatores significativos no desempenho dos alunos desta escola.
id IFES-1_545c573637ec636a077bb14900255eaf
oai_identifier_str oai::article/68
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA Educação MatemáticaConhecimento Profissional DocenteAprendizagemO artigo apresenta uma pesquisa que teve como cenário investigativo uma escola que obteve avanço de proficiência nos anos de 2008 a 2012 em uma avaliação externa. Nosso objetivo foi investigar quais são os possíveis conhecimentos profissionais docentes são necessários para que ocorra a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aplicamos um questionário, uma entrevista e recolhemos atividades de um professor do 5 ano, segmento avaliado. Referenciamo-nos aos autores do Conhecimento profissional Docente: Shulman, Ball e Bass e Tardif, assim como a Vergnaud para nos embasar quanto ao objeto matemático. Percebemos que o estudo e uso adequado dos materiais disponibilizados pela Secretária da Educação, assim como a complementação com atividades contextualizadas são fatores significativos no desempenho dos alunos desta escola. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/6810.36524/dect.v4i01.68Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 115-1272236-215010.36524/dect.v4i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/68/63Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza de Alencar, Edvonete2019-10-17T21:38:14Zoai::article/68Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:00.524589Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA
title SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA
spellingShingle SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA
Souza de Alencar, Edvonete
Educação Matemática
Conhecimento Profissional Docente
Aprendizagem
title_short SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA
title_full SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA
title_fullStr SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA
title_sort SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA
author Souza de Alencar, Edvonete
author_facet Souza de Alencar, Edvonete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza de Alencar, Edvonete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Conhecimento Profissional Docente
Aprendizagem
topic Educação Matemática
Conhecimento Profissional Docente
Aprendizagem
description O artigo apresenta uma pesquisa que teve como cenário investigativo uma escola que obteve avanço de proficiência nos anos de 2008 a 2012 em uma avaliação externa. Nosso objetivo foi investigar quais são os possíveis conhecimentos profissionais docentes são necessários para que ocorra a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aplicamos um questionário, uma entrevista e recolhemos atividades de um professor do 5 ano, segmento avaliado. Referenciamo-nos aos autores do Conhecimento profissional Docente: Shulman, Ball e Bass e Tardif, assim como a Vergnaud para nos embasar quanto ao objeto matemático. Percebemos que o estudo e uso adequado dos materiais disponibilizados pela Secretária da Educação, assim como a complementação com atividades contextualizadas são fatores significativos no desempenho dos alunos desta escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/68
10.36524/dect.v4i01.68
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/68
identifier_str_mv 10.36524/dect.v4i01.68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/68/63
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 115-127
2236-2150
10.36524/dect.v4i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027517370368