SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/68 |
Resumo: | O artigo apresenta uma pesquisa que teve como cenário investigativo uma escola que obteve avanço de proficiência nos anos de 2008 a 2012 em uma avaliação externa. Nosso objetivo foi investigar quais são os possíveis conhecimentos profissionais docentes são necessários para que ocorra a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aplicamos um questionário, uma entrevista e recolhemos atividades de um professor do 5 ano, segmento avaliado. Referenciamo-nos aos autores do Conhecimento profissional Docente: Shulman, Ball e Bass e Tardif, assim como a Vergnaud para nos embasar quanto ao objeto matemático. Percebemos que o estudo e uso adequado dos materiais disponibilizados pela Secretária da Educação, assim como a complementação com atividades contextualizadas são fatores significativos no desempenho dos alunos desta escola. |
id |
IFES-1_545c573637ec636a077bb14900255eaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/68 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA Educação MatemáticaConhecimento Profissional DocenteAprendizagemO artigo apresenta uma pesquisa que teve como cenário investigativo uma escola que obteve avanço de proficiência nos anos de 2008 a 2012 em uma avaliação externa. Nosso objetivo foi investigar quais são os possíveis conhecimentos profissionais docentes são necessários para que ocorra a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aplicamos um questionário, uma entrevista e recolhemos atividades de um professor do 5 ano, segmento avaliado. Referenciamo-nos aos autores do Conhecimento profissional Docente: Shulman, Ball e Bass e Tardif, assim como a Vergnaud para nos embasar quanto ao objeto matemático. Percebemos que o estudo e uso adequado dos materiais disponibilizados pela Secretária da Educação, assim como a complementação com atividades contextualizadas são fatores significativos no desempenho dos alunos desta escola. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/6810.36524/dect.v4i01.68Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 115-1272236-215010.36524/dect.v4i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/68/63Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza de Alencar, Edvonete2019-10-17T21:38:14Zoai::article/68Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:00.524589Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA |
title |
SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA |
spellingShingle |
SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA Souza de Alencar, Edvonete Educação Matemática Conhecimento Profissional Docente Aprendizagem |
title_short |
SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA |
title_full |
SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA |
title_fullStr |
SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA |
title_sort |
SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA |
author |
Souza de Alencar, Edvonete |
author_facet |
Souza de Alencar, Edvonete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza de Alencar, Edvonete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Conhecimento Profissional Docente Aprendizagem |
topic |
Educação Matemática Conhecimento Profissional Docente Aprendizagem |
description |
O artigo apresenta uma pesquisa que teve como cenário investigativo uma escola que obteve avanço de proficiência nos anos de 2008 a 2012 em uma avaliação externa. Nosso objetivo foi investigar quais são os possíveis conhecimentos profissionais docentes são necessários para que ocorra a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aplicamos um questionário, uma entrevista e recolhemos atividades de um professor do 5 ano, segmento avaliado. Referenciamo-nos aos autores do Conhecimento profissional Docente: Shulman, Ball e Bass e Tardif, assim como a Vergnaud para nos embasar quanto ao objeto matemático. Percebemos que o estudo e uso adequado dos materiais disponibilizados pela Secretária da Educação, assim como a complementação com atividades contextualizadas são fatores significativos no desempenho dos alunos desta escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/68 10.36524/dect.v4i01.68 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/68 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v4i01.68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/68/63 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 115-127 2236-2150 10.36524/dect.v4i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027517370368 |