TEORIAS DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: APORTES TEÓRICOS A PRÁTICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anderson Oramisio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Junqueira, Adriana Mariano Rodrigues, Oliveira, Guilherme Saramago de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30853
Resumo: O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. O objetivo dessa pesquisa é investigar os as teorias da aprendizagem em atividades pedagógicas e práticas escolares, buscando provocar reflexões para o professor, para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem em Matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma abordagem a partir dos aportes teóricos que englobam teóricos comportamentalistas e cognitivistas como: Piaget, Skinner, Vygotsky, Ausubel, dentre outros que corroboram com as reflexões desse tema e do ensino de matemática. Ao se apresentar as teorias, discute-se sua inserção na educação e suas implicações no desenvolvimento do conhecimento matemático nas series iniciais do Ensino Fundamental.
id UFU-11_097e9d1db477ec66747f3e16bf65ecf1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30853
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling TEORIAS DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: APORTES TEÓRICOS A PRÁTICA DOCENTEteorias da aprendizagemconhecimento matemáticoformação docente.O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. O objetivo dessa pesquisa é investigar os as teorias da aprendizagem em atividades pedagógicas e práticas escolares, buscando provocar reflexões para o professor, para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem em Matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma abordagem a partir dos aportes teóricos que englobam teóricos comportamentalistas e cognitivistas como: Piaget, Skinner, Vygotsky, Ausubel, dentre outros que corroboram com as reflexões desse tema e do ensino de matemática. Ao se apresentar as teorias, discute-se sua inserção na educação e suas implicações no desenvolvimento do conhecimento matemático nas series iniciais do Ensino Fundamental.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2015-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30853Perspectivas em Psicologia; v. 19 n. 1 (2015): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30853/16835Copyright (c) 2015 Perspectivas em psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Anderson OramisioJunqueira, Adriana Mariano RodriguesOliveira, Guilherme Saramago de2017-01-10T14:31:04Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30853Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2017-01-10T14:31:04Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv TEORIAS DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: APORTES TEÓRICOS A PRÁTICA DOCENTE
title TEORIAS DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: APORTES TEÓRICOS A PRÁTICA DOCENTE
spellingShingle TEORIAS DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: APORTES TEÓRICOS A PRÁTICA DOCENTE
Santos, Anderson Oramisio
teorias da aprendizagem
conhecimento matemático
formação docente.
title_short TEORIAS DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: APORTES TEÓRICOS A PRÁTICA DOCENTE
title_full TEORIAS DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: APORTES TEÓRICOS A PRÁTICA DOCENTE
title_fullStr TEORIAS DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: APORTES TEÓRICOS A PRÁTICA DOCENTE
title_full_unstemmed TEORIAS DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: APORTES TEÓRICOS A PRÁTICA DOCENTE
title_sort TEORIAS DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: APORTES TEÓRICOS A PRÁTICA DOCENTE
author Santos, Anderson Oramisio
author_facet Santos, Anderson Oramisio
Junqueira, Adriana Mariano Rodrigues
Oliveira, Guilherme Saramago de
author_role author
author2 Junqueira, Adriana Mariano Rodrigues
Oliveira, Guilherme Saramago de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anderson Oramisio
Junqueira, Adriana Mariano Rodrigues
Oliveira, Guilherme Saramago de
dc.subject.por.fl_str_mv teorias da aprendizagem
conhecimento matemático
formação docente.
topic teorias da aprendizagem
conhecimento matemático
formação docente.
description O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. O objetivo dessa pesquisa é investigar os as teorias da aprendizagem em atividades pedagógicas e práticas escolares, buscando provocar reflexões para o professor, para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem em Matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma abordagem a partir dos aportes teóricos que englobam teóricos comportamentalistas e cognitivistas como: Piaget, Skinner, Vygotsky, Ausubel, dentre outros que corroboram com as reflexões desse tema e do ensino de matemática. Ao se apresentar as teorias, discute-se sua inserção na educação e suas implicações no desenvolvimento do conhecimento matemático nas series iniciais do Ensino Fundamental.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30853
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30853/16835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Perspectivas em psicologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Perspectivas em psicologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 19 n. 1 (2015): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280445083648