APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS: REFLEXÕES SOBRE O USO DE JOGOS DE TABULEIRO DURANTE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1248 |
Resumo: | O presente trabalho realiza um estudo sobre as metodologias ativas, mais especificamente trata da aprendizagem baseada em jogos e de suas possibilidades para o uso no ensino de matemática. A educação em tempos de pandemia é tratada com viés de buscar um melhor posicionamento sobre o cenário vivido, para compreensão das principais dificuldades encontradas e da necessidade de estratégias para que o ensino rompa os limites da sala de aula e também consiga alcançar os lares dos estudantes. Como proposta, é apontada uma sequência didática que pode ser utilizada para inserir os jogos de tabuleiro no ensino da matemática, o conteúdo abordado na proposta é o de probabilidade, presente em todo o Ensino Fundamental. Assim, a plataforma Board Game Arena é apresentada como um meio de acesso a uma variada gama de jogos, que permitem a interação online entre os competidores. Dentre os jogos destacados: Kingdomino, Pega em 6, Colonizadores de Catan e Camel Up, apresentam características promissoras para o trabalho com os estudantes, estas opções trazem consigo uma combinação de estratégias diferentes que podem ser imprimir, utilizar simuladores, a versão digital e até mesmo a própria cópia física do jogo. Dessa forma, intenta-se contemplar diferentes realidades e ilustrar para o professor maneiras distintas de utilizar os jogos mesmo no período de pandemia. Tais recursos, possibilitam que os alunos possam fazer uso dos jogos fora de sala de aula, com os amigos e familiares, permitindo que momentos de diversão possam aprimorar o desempenho escolar desses jovens. |
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APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS: REFLEXÕES SOBRE O USO DE JOGOS DE TABULEIRO DURANTE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICAAprendizagem baseada em jogos, jogos de tabuleiro, ensino de matemática.O presente trabalho realiza um estudo sobre as metodologias ativas, mais especificamente trata da aprendizagem baseada em jogos e de suas possibilidades para o uso no ensino de matemática. A educação em tempos de pandemia é tratada com viés de buscar um melhor posicionamento sobre o cenário vivido, para compreensão das principais dificuldades encontradas e da necessidade de estratégias para que o ensino rompa os limites da sala de aula e também consiga alcançar os lares dos estudantes. Como proposta, é apontada uma sequência didática que pode ser utilizada para inserir os jogos de tabuleiro no ensino da matemática, o conteúdo abordado na proposta é o de probabilidade, presente em todo o Ensino Fundamental. Assim, a plataforma Board Game Arena é apresentada como um meio de acesso a uma variada gama de jogos, que permitem a interação online entre os competidores. Dentre os jogos destacados: Kingdomino, Pega em 6, Colonizadores de Catan e Camel Up, apresentam características promissoras para o trabalho com os estudantes, estas opções trazem consigo uma combinação de estratégias diferentes que podem ser imprimir, utilizar simuladores, a versão digital e até mesmo a própria cópia física do jogo. Dessa forma, intenta-se contemplar diferentes realidades e ilustrar para o professor maneiras distintas de utilizar os jogos mesmo no período de pandemia. Tais recursos, possibilitam que os alunos possam fazer uso dos jogos fora de sala de aula, com os amigos e familiares, permitindo que momentos de diversão possam aprimorar o desempenho escolar desses jovens.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/124810.36524/dect.v11i01.1248Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 11 n. 01 (2021): 2021 - 01 2236-215010.36524/dect.v11i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1248/872Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessKrohl, Diego RicardoPOTRIKUS, BRUNO HENRIQUE PRADO ARAÚJO, KENNEDY FERREIRAOLIVEIRA, LUCAS DE DUTRA, TAYNARA CERIGUELI2022-08-25T18:05:08Zoai::article/1248Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:09.145457Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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