APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS: REFLEXÕES SOBRE O USO DE JOGOS DE TABULEIRO DURANTE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krohl, Diego Ricardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: POTRIKUS, BRUNO HENRIQUE PRADO, ARAÚJO, KENNEDY FERREIRA, OLIVEIRA, LUCAS DE, DUTRA, TAYNARA CERIGUELI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1248
Resumo: O presente trabalho realiza um estudo sobre as metodologias ativas, mais especificamente trata da aprendizagem baseada em jogos e de suas possibilidades para o uso no ensino de matemática. A educação em tempos de pandemia é  tratada com viés de buscar um melhor posicionamento sobre o cenário vivido, para compreensão das principais dificuldades encontradas e da necessidade de estratégias para que o ensino rompa os limites da sala de aula e também consiga alcançar os lares dos estudantes. Como proposta, é apontada uma sequência didática que pode ser utilizada para inserir os jogos de tabuleiro no ensino da matemática, o conteúdo abordado na proposta é o de probabilidade, presente em  todo o Ensino Fundamental. Assim, a plataforma Board Game Arena é apresentada como um meio de acesso a uma variada gama de jogos, que permitem a interação online entre os competidores. Dentre os jogos destacados: Kingdomino, Pega em 6, Colonizadores de Catan e Camel Up, apresentam características promissoras para o trabalho com os estudantes, estas opções trazem consigo uma combinação de estratégias diferentes que podem ser imprimir, utilizar simuladores, a versão digital e até mesmo a própria cópia física do jogo. Dessa forma, intenta-se contemplar diferentes realidades e ilustrar para o professor maneiras distintas de utilizar os jogos mesmo no período de pandemia. Tais recursos, possibilitam que os alunos possam fazer uso dos jogos fora de sala de aula, com os amigos e familiares, permitindo que momentos de diversão possam aprimorar o desempenho escolar desses jovens.
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