O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caires , Maria Belina Aguilar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Passos , Marize Lyra Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/514
Resumo: Este trabalho visa a analisar alguns softwares educativos como recurso na alfabetização de alunos do primeiro ao terceiro anos do Ensino Fundamental, assim como sugerir estes instrumentos para auxiliar professores e alunos nas produções de leitura, escrita e na oralidade. O trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o perfil dos profissionais e as tecnologias por eles utilizadas no seu cotidiano e nas atividades pedagógicas em sala de aula, com a intenção de propor sugestões de quais softwares educativos são mais apropriados para desenvolver o conhecimento. A pesquisa ocorreu com uma turma de 2º Ano de uma escola do município de São Mateus, estado do Espírito Santo, na qual foram trabalhadas leituras, produções escritas e orais utilizando-se de softwares educativos. Foram também observados os resultados alcançados após inserir os softwares educativos no planejamento dos professores. O resultado das possíveis tarefas com o uso de softwares educativos está previsto para ser compartilhado com os professores durante o estudo na escola no decorrer do ano letivo de 2015 e, se preciso sempre mostrar novidades a esse grupo ou outros da escola.
id IFES-1_d3393be74f7e95e804b9e668f5b2e043
oai_identifier_str oai::article/514
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTALAlfabetização-letramentoSoftwares educativosEnsino fundamentalEste trabalho visa a analisar alguns softwares educativos como recurso na alfabetização de alunos do primeiro ao terceiro anos do Ensino Fundamental, assim como sugerir estes instrumentos para auxiliar professores e alunos nas produções de leitura, escrita e na oralidade. O trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o perfil dos profissionais e as tecnologias por eles utilizadas no seu cotidiano e nas atividades pedagógicas em sala de aula, com a intenção de propor sugestões de quais softwares educativos são mais apropriados para desenvolver o conhecimento. A pesquisa ocorreu com uma turma de 2º Ano de uma escola do município de São Mateus, estado do Espírito Santo, na qual foram trabalhadas leituras, produções escritas e orais utilizando-se de softwares educativos. Foram também observados os resultados alcançados após inserir os softwares educativos no planejamento dos professores. O resultado das possíveis tarefas com o uso de softwares educativos está previsto para ser compartilhado com os professores durante o estudo na escola no decorrer do ano letivo de 2015 e, se preciso sempre mostrar novidades a esse grupo ou outros da escola. EDIFES2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/51410.36524/saladeaula.v8i1.514Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 6-252316-729710.36524/saladeaula.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/514/424Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaires , Maria Belina Aguilar Passos , Marize Lyra Silva 2021-10-01T18:35:13Zoai::article/514Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:51.580176Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Caires , Maria Belina Aguilar
Alfabetização-letramento
Softwares educativos
Ensino fundamental
title_short O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Caires , Maria Belina Aguilar
author_facet Caires , Maria Belina Aguilar
Passos , Marize Lyra Silva
author_role author
author2 Passos , Marize Lyra Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caires , Maria Belina Aguilar
Passos , Marize Lyra Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização-letramento
Softwares educativos
Ensino fundamental
topic Alfabetização-letramento
Softwares educativos
Ensino fundamental
description Este trabalho visa a analisar alguns softwares educativos como recurso na alfabetização de alunos do primeiro ao terceiro anos do Ensino Fundamental, assim como sugerir estes instrumentos para auxiliar professores e alunos nas produções de leitura, escrita e na oralidade. O trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o perfil dos profissionais e as tecnologias por eles utilizadas no seu cotidiano e nas atividades pedagógicas em sala de aula, com a intenção de propor sugestões de quais softwares educativos são mais apropriados para desenvolver o conhecimento. A pesquisa ocorreu com uma turma de 2º Ano de uma escola do município de São Mateus, estado do Espírito Santo, na qual foram trabalhadas leituras, produções escritas e orais utilizando-se de softwares educativos. Foram também observados os resultados alcançados após inserir os softwares educativos no planejamento dos professores. O resultado das possíveis tarefas com o uso de softwares educativos está previsto para ser compartilhado com os professores durante o estudo na escola no decorrer do ano letivo de 2015 e, se preciso sempre mostrar novidades a esse grupo ou outros da escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/514
10.36524/saladeaula.v8i1.514
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/514
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v8i1.514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/514/424
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 6-25
2316-7297
10.36524/saladeaula.v8i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1792807542907207680