PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sheila Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/433
Resumo: Este trabalho apresenta um levantamento do perfil e prática das professoras dos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam ciências na Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que apesar da grande maioria das professoras possuírem curso superior e, portanto terem frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, essas disciplinas não influenciam suas práticas. Conclui-se que embora as professoras não neguem a importância das aulas de ciências esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. As aulas com atividades experimentais não se constituem como parte do cotidiano das práticas pedagógicas dessas professoras embora não neguem a importância das mesmas.
id IFMT_1d978acef1f87215ee9f26b6bd501651
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/433
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALFormação de professorasensino de ciênciasanos iniciais do Ensino Fundamental.Este trabalho apresenta um levantamento do perfil e prática das professoras dos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam ciências na Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que apesar da grande maioria das professoras possuírem curso superior e, portanto terem frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, essas disciplinas não influenciam suas práticas. Conclui-se que embora as professoras não neguem a importância das aulas de ciências esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. As aulas com atividades experimentais não se constituem como parte do cotidiano das práticas pedagógicas dessas professoras embora não neguem a importância das mesmas.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/43310.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-593Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-593Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-5932526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/433/228Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Sheila Alves2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/433Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Almeida, Sheila Alves
Formação de professoras
ensino de ciências
anos iniciais do Ensino Fundamental.
title_short PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Almeida, Sheila Alves
author_facet Almeida, Sheila Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sheila Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professoras
ensino de ciências
anos iniciais do Ensino Fundamental.
topic Formação de professoras
ensino de ciências
anos iniciais do Ensino Fundamental.
description Este trabalho apresenta um levantamento do perfil e prática das professoras dos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam ciências na Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que apesar da grande maioria das professoras possuírem curso superior e, portanto terem frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, essas disciplinas não influenciam suas práticas. Conclui-se que embora as professoras não neguem a importância das aulas de ciências esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. As aulas com atividades experimentais não se constituem como parte do cotidiano das práticas pedagógicas dessas professoras embora não neguem a importância das mesmas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/433
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/433
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/433/228
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-593
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-593
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-593
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724022996992