A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Aline Fernanda Ventura Sávio [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Ana Paula Fantinati Menegon de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141810
Resumo: Vive-se em um mundo em constante transformação no qual o conhecimento científico se tornou necessário na formação de qualquer cidadão. A iniciação ao conhecimento científico na escola formal deve ocorrer desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para que este ensino efetive-se satisfatoriamente as atenções e críticas de pesquisadores volta-se para os cursos de licenciatura plena em Pedagogia que habilita os profissionais para lecionarem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como para a formação continuada de professores. Ensinar Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, foco do presente trabalho, requer um professor dinâmico, reflexível, que domine o conhecimento e que estimule o aluno a construir seu conhecimento ativamente. O objetivo do presente estudo é contribuir com tal discussão, trazendo informações sobre o Ensino de Ciências apresentados por 11 pedagogos atuantes em uma Escola Municipal do Interior do Estado de São Paulo. Concluiu-se que todos ensinam Ciências em suas aulas, apresentando diferentes conteúdos e buscando fontes variadas de estudos.
id UNSP_c8ce7c9f9989fd675c8ccd328bd84ecb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141810
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciênciasFormação de professoresAnos iniciais do ensino fundamentalEnsino de ciênciasVive-se em um mundo em constante transformação no qual o conhecimento científico se tornou necessário na formação de qualquer cidadão. A iniciação ao conhecimento científico na escola formal deve ocorrer desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para que este ensino efetive-se satisfatoriamente as atenções e críticas de pesquisadores volta-se para os cursos de licenciatura plena em Pedagogia que habilita os profissionais para lecionarem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como para a formação continuada de professores. Ensinar Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, foco do presente trabalho, requer um professor dinâmico, reflexível, que domine o conhecimento e que estimule o aluno a construir seu conhecimento ativamente. O objetivo do presente estudo é contribuir com tal discussão, trazendo informações sobre o Ensino de Ciências apresentados por 11 pedagogos atuantes em uma Escola Municipal do Interior do Estado de São Paulo. Concluiu-se que todos ensinam Ciências em suas aulas, apresentando diferentes conteúdos e buscando fontes variadas de estudos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Aline Fernanda Ventura Sávio [UNESP]Oliveira, Ana Paula Fantinati Menegon de [UNESP]2016-07-19T13:00:34Z2016-07-19T13:00:34Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1626-1638application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1626-16382357-7819http://hdl.handle.net/11449/141810ISSN2357-7819-2014-1626-1638.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:28:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141810Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T14:28:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências
title A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências
spellingShingle A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências
Leite, Aline Fernanda Ventura Sávio [UNESP]
Formação de professores
Anos iniciais do ensino fundamental
Ensino de ciências
title_short A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências
title_full A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências
title_fullStr A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências
title_full_unstemmed A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências
title_sort A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências
author Leite, Aline Fernanda Ventura Sávio [UNESP]
author_facet Leite, Aline Fernanda Ventura Sávio [UNESP]
Oliveira, Ana Paula Fantinati Menegon de [UNESP]
author_role author
author2 Oliveira, Ana Paula Fantinati Menegon de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Aline Fernanda Ventura Sávio [UNESP]
Oliveira, Ana Paula Fantinati Menegon de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Anos iniciais do ensino fundamental
Ensino de ciências
topic Formação de professores
Anos iniciais do ensino fundamental
Ensino de ciências
description Vive-se em um mundo em constante transformação no qual o conhecimento científico se tornou necessário na formação de qualquer cidadão. A iniciação ao conhecimento científico na escola formal deve ocorrer desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para que este ensino efetive-se satisfatoriamente as atenções e críticas de pesquisadores volta-se para os cursos de licenciatura plena em Pedagogia que habilita os profissionais para lecionarem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como para a formação continuada de professores. Ensinar Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, foco do presente trabalho, requer um professor dinâmico, reflexível, que domine o conhecimento e que estimule o aluno a construir seu conhecimento ativamente. O objetivo do presente estudo é contribuir com tal discussão, trazendo informações sobre o Ensino de Ciências apresentados por 11 pedagogos atuantes em uma Escola Municipal do Interior do Estado de São Paulo. Concluiu-se que todos ensinam Ciências em suas aulas, apresentando diferentes conteúdos e buscando fontes variadas de estudos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:34Z
2016-07-19T13:00:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1626-1638
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141810
ISSN2357-7819-2014-1626-1638.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141810
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1626-1638
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-1626-1638.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1626-1638
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789921574912000