A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141810 |
Resumo: | Vive-se em um mundo em constante transformação no qual o conhecimento científico se tornou necessário na formação de qualquer cidadão. A iniciação ao conhecimento científico na escola formal deve ocorrer desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para que este ensino efetive-se satisfatoriamente as atenções e críticas de pesquisadores volta-se para os cursos de licenciatura plena em Pedagogia que habilita os profissionais para lecionarem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como para a formação continuada de professores. Ensinar Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, foco do presente trabalho, requer um professor dinâmico, reflexível, que domine o conhecimento e que estimule o aluno a construir seu conhecimento ativamente. O objetivo do presente estudo é contribuir com tal discussão, trazendo informações sobre o Ensino de Ciências apresentados por 11 pedagogos atuantes em uma Escola Municipal do Interior do Estado de São Paulo. Concluiu-se que todos ensinam Ciências em suas aulas, apresentando diferentes conteúdos e buscando fontes variadas de estudos. |
id |
UNSP_c8ce7c9f9989fd675c8ccd328bd84ecb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141810 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciênciasFormação de professoresAnos iniciais do ensino fundamentalEnsino de ciênciasVive-se em um mundo em constante transformação no qual o conhecimento científico se tornou necessário na formação de qualquer cidadão. A iniciação ao conhecimento científico na escola formal deve ocorrer desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para que este ensino efetive-se satisfatoriamente as atenções e críticas de pesquisadores volta-se para os cursos de licenciatura plena em Pedagogia que habilita os profissionais para lecionarem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como para a formação continuada de professores. Ensinar Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, foco do presente trabalho, requer um professor dinâmico, reflexível, que domine o conhecimento e que estimule o aluno a construir seu conhecimento ativamente. O objetivo do presente estudo é contribuir com tal discussão, trazendo informações sobre o Ensino de Ciências apresentados por 11 pedagogos atuantes em uma Escola Municipal do Interior do Estado de São Paulo. Concluiu-se que todos ensinam Ciências em suas aulas, apresentando diferentes conteúdos e buscando fontes variadas de estudos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Aline Fernanda Ventura Sávio [UNESP]Oliveira, Ana Paula Fantinati Menegon de [UNESP]2016-07-19T13:00:34Z2016-07-19T13:00:34Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1626-1638application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1626-16382357-7819http://hdl.handle.net/11449/141810ISSN2357-7819-2014-1626-1638.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:28:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141810Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T14:28:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências |
title |
A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências |
spellingShingle |
A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências Leite, Aline Fernanda Ventura Sávio [UNESP] Formação de professores Anos iniciais do ensino fundamental Ensino de ciências |
title_short |
A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências |
title_full |
A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências |
title_fullStr |
A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências |
title_sort |
A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências |
author |
Leite, Aline Fernanda Ventura Sávio [UNESP] |
author_facet |
Leite, Aline Fernanda Ventura Sávio [UNESP] Oliveira, Ana Paula Fantinati Menegon de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Ana Paula Fantinati Menegon de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Aline Fernanda Ventura Sávio [UNESP] Oliveira, Ana Paula Fantinati Menegon de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Anos iniciais do ensino fundamental Ensino de ciências |
topic |
Formação de professores Anos iniciais do ensino fundamental Ensino de ciências |
description |
Vive-se em um mundo em constante transformação no qual o conhecimento científico se tornou necessário na formação de qualquer cidadão. A iniciação ao conhecimento científico na escola formal deve ocorrer desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para que este ensino efetive-se satisfatoriamente as atenções e críticas de pesquisadores volta-se para os cursos de licenciatura plena em Pedagogia que habilita os profissionais para lecionarem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como para a formação continuada de professores. Ensinar Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, foco do presente trabalho, requer um professor dinâmico, reflexível, que domine o conhecimento e que estimule o aluno a construir seu conhecimento ativamente. O objetivo do presente estudo é contribuir com tal discussão, trazendo informações sobre o Ensino de Ciências apresentados por 11 pedagogos atuantes em uma Escola Municipal do Interior do Estado de São Paulo. Concluiu-se que todos ensinam Ciências em suas aulas, apresentando diferentes conteúdos e buscando fontes variadas de estudos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:34Z 2016-07-19T13:00:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1626-1638 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141810 ISSN2357-7819-2014-1626-1638.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141810 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1626-1638 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-1626-1638.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1626-1638 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797789921574912000 |