PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Emília
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Messias, Cristhiane Maria, Soares, Félix Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/406
Resumo: Apesar da importância do uso de tecnologias nas escolas, são escassas as investigações acerca destas no ensino, principalmente as que investigam a ótica dos professores acerca desse processo. Pensando nisso, este estudo investigou a utilização do computador no espaço escolar por professores de escolas públicas estaduais, bem como suas percepções acerca das potencialidades e dificuldades no uso dessa ferramenta. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e intencional com professores do terceiro ano do Ensino Médio, que preencheram um questionário com questões sobre sua formação e algumas experiências e opiniões a respeito do uso do computador para fins didáticos. Foi observado que a maioria dos professores usa o computador em sua prática docente, apesar das extensas jornadas de trabalho. No entanto, acham este recurso limitado para abordar os conteúdos de suas disciplinas e admitem que deveriam explorar melhor os laboratórios de informática da escola. A partir desses resultados, percebe-se que é imprescindível discutir melhor o uso do computador nas escolas, investigando aspectos que melhorem a segurança do professor nesse processo.
id IFMT_f3a96684fe6f33d5a8a7c5363912fd3d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/406
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANOcomputadorprática docenteensino médio.Apesar da importância do uso de tecnologias nas escolas, são escassas as investigações acerca destas no ensino, principalmente as que investigam a ótica dos professores acerca desse processo. Pensando nisso, este estudo investigou a utilização do computador no espaço escolar por professores de escolas públicas estaduais, bem como suas percepções acerca das potencialidades e dificuldades no uso dessa ferramenta. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e intencional com professores do terceiro ano do Ensino Médio, que preencheram um questionário com questões sobre sua formação e algumas experiências e opiniões a respeito do uso do computador para fins didáticos. Foi observado que a maioria dos professores usa o computador em sua prática docente, apesar das extensas jornadas de trabalho. No entanto, acham este recurso limitado para abordar os conteúdos de suas disciplinas e admitem que deveriam explorar melhor os laboratórios de informática da escola. A partir desses resultados, percebe-se que é imprescindível discutir melhor o uso do computador nas escolas, investigando aspectos que melhorem a segurança do professor nesse processo.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/40610.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p728-743.id406Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 728-743Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 728-743Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 728-7432526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/406/233Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria EmíliaMessias, Cristhiane MariaSoares, Félix Alexandre2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/406Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO
title PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO
spellingShingle PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO
Melo, Maria Emília
computador
prática docente
ensino médio.
title_short PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO
title_full PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO
title_fullStr PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO
title_sort PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO
author Melo, Maria Emília
author_facet Melo, Maria Emília
Messias, Cristhiane Maria
Soares, Félix Alexandre
author_role author
author2 Messias, Cristhiane Maria
Soares, Félix Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Maria Emília
Messias, Cristhiane Maria
Soares, Félix Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv computador
prática docente
ensino médio.
topic computador
prática docente
ensino médio.
description Apesar da importância do uso de tecnologias nas escolas, são escassas as investigações acerca destas no ensino, principalmente as que investigam a ótica dos professores acerca desse processo. Pensando nisso, este estudo investigou a utilização do computador no espaço escolar por professores de escolas públicas estaduais, bem como suas percepções acerca das potencialidades e dificuldades no uso dessa ferramenta. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e intencional com professores do terceiro ano do Ensino Médio, que preencheram um questionário com questões sobre sua formação e algumas experiências e opiniões a respeito do uso do computador para fins didáticos. Foi observado que a maioria dos professores usa o computador em sua prática docente, apesar das extensas jornadas de trabalho. No entanto, acham este recurso limitado para abordar os conteúdos de suas disciplinas e admitem que deveriam explorar melhor os laboratórios de informática da escola. A partir desses resultados, percebe-se que é imprescindível discutir melhor o uso do computador nas escolas, investigando aspectos que melhorem a segurança do professor nesse processo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/406
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p728-743.id406
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/406
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p728-743.id406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/406/233
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 728-743
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 728-743
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 728-743
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724010414080