PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/406 |
Resumo: | Apesar da importância do uso de tecnologias nas escolas, são escassas as investigações acerca destas no ensino, principalmente as que investigam a ótica dos professores acerca desse processo. Pensando nisso, este estudo investigou a utilização do computador no espaço escolar por professores de escolas públicas estaduais, bem como suas percepções acerca das potencialidades e dificuldades no uso dessa ferramenta. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e intencional com professores do terceiro ano do Ensino Médio, que preencheram um questionário com questões sobre sua formação e algumas experiências e opiniões a respeito do uso do computador para fins didáticos. Foi observado que a maioria dos professores usa o computador em sua prática docente, apesar das extensas jornadas de trabalho. No entanto, acham este recurso limitado para abordar os conteúdos de suas disciplinas e admitem que deveriam explorar melhor os laboratórios de informática da escola. A partir desses resultados, percebe-se que é imprescindível discutir melhor o uso do computador nas escolas, investigando aspectos que melhorem a segurança do professor nesse processo. |
id |
IFMT_f3a96684fe6f33d5a8a7c5363912fd3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/406 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANOcomputadorprática docenteensino médio.Apesar da importância do uso de tecnologias nas escolas, são escassas as investigações acerca destas no ensino, principalmente as que investigam a ótica dos professores acerca desse processo. Pensando nisso, este estudo investigou a utilização do computador no espaço escolar por professores de escolas públicas estaduais, bem como suas percepções acerca das potencialidades e dificuldades no uso dessa ferramenta. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e intencional com professores do terceiro ano do Ensino Médio, que preencheram um questionário com questões sobre sua formação e algumas experiências e opiniões a respeito do uso do computador para fins didáticos. Foi observado que a maioria dos professores usa o computador em sua prática docente, apesar das extensas jornadas de trabalho. No entanto, acham este recurso limitado para abordar os conteúdos de suas disciplinas e admitem que deveriam explorar melhor os laboratórios de informática da escola. A partir desses resultados, percebe-se que é imprescindível discutir melhor o uso do computador nas escolas, investigando aspectos que melhorem a segurança do professor nesse processo.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/40610.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p728-743.id406Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 728-743Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 728-743Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 728-7432526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/406/233Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria EmíliaMessias, Cristhiane MariaSoares, Félix Alexandre2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/406Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO |
title |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO Melo, Maria Emília computador prática docente ensino médio. |
title_short |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO |
title_full |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO |
title_sort |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO |
author |
Melo, Maria Emília |
author_facet |
Melo, Maria Emília Messias, Cristhiane Maria Soares, Félix Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Messias, Cristhiane Maria Soares, Félix Alexandre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria Emília Messias, Cristhiane Maria Soares, Félix Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
computador prática docente ensino médio. |
topic |
computador prática docente ensino médio. |
description |
Apesar da importância do uso de tecnologias nas escolas, são escassas as investigações acerca destas no ensino, principalmente as que investigam a ótica dos professores acerca desse processo. Pensando nisso, este estudo investigou a utilização do computador no espaço escolar por professores de escolas públicas estaduais, bem como suas percepções acerca das potencialidades e dificuldades no uso dessa ferramenta. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e intencional com professores do terceiro ano do Ensino Médio, que preencheram um questionário com questões sobre sua formação e algumas experiências e opiniões a respeito do uso do computador para fins didáticos. Foi observado que a maioria dos professores usa o computador em sua prática docente, apesar das extensas jornadas de trabalho. No entanto, acham este recurso limitado para abordar os conteúdos de suas disciplinas e admitem que deveriam explorar melhor os laboratórios de informática da escola. A partir desses resultados, percebe-se que é imprescindível discutir melhor o uso do computador nas escolas, investigando aspectos que melhorem a segurança do professor nesse processo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/406 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p728-743.id406 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/406 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p728-743.id406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/406/233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 728-743 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 728-743 Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 728-743 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724010414080 |