PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcelo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Brandao, Jefferson, Silva, Ledevande, Freitas, Ti?go
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1624
Resumo: No presente trabalho evidenciamos uma investiga??o realizada com alunos de uma turma do 9? ano do Ensino Fundamental de uma escola p?blica de S?o Bento ? PB, cujo eixo central ? a an?lise da aprendizagem mediada pela metodologia de ensino com uso da Resolu??o de Problemas com quest?es que envolvem conte?dos geom?tricos. Tomamos como base os estudos de George Polya (1976), a BNCC (BRASIL, 2017) e Onuchic (2013) no que se refere ?s ideias de resolu??o de problemas e o ensino de geometria na sala de aula de Matem?tica, priorizando a terceira concep??o sobre Resolu??o de Problemas formulada por Schroeder e Lester (1989), ensinar matem?tica atrav?s da Resolu??o de Problemas, no qual, ajuda os alunos a desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, habituandoos a determinar por si pr?prios respostas ?s quest?es que os inquietam, sejam elas quest?es escolares ou da vida cotidiana, ao inv?s de esperar uma resposta j? pronta dada pelo professor ou pelo livro did?tico. Para tanto, o estudo tem como etapa central o desenvolvimento de aulas em salas virtuais na modalidade remota, identificando aspectos de aprendizagem, em meio ao processo da pr?tica de resolu??o de problemas geom?tricos, bem como avaliar as dificuldades encontradas pelos mesmos em rela??o ao estudo. Sendo que a metodologia de pesquisa usada neste trabalho se constitui de maneira qualitativa, em que o resultado dela depende diretamente dos seus participantes. Verificou-se que com a metodologia de ensino de Resolu??o de Problemas, embora n?o tenha englobado a totalidade dos alunos presentes quanto a aprendizagem esperada, foi bastante eficaz quanto a constru??o dela na forma??o de um indiv?duo cr?tico e investigativo que possa olhar para o seu meio e participar na melhoria dele.
id IFPB_0a00a8693f9ac6fc40619fa33a680a63
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1624
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Pereira, MarceloBrandao, JeffersonSilva, LedevandeFreitas, Ti?go2021-07-28T22:28:30Z2021-07-28T22:28:30Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1624No presente trabalho evidenciamos uma investiga??o realizada com alunos de uma turma do 9? ano do Ensino Fundamental de uma escola p?blica de S?o Bento ? PB, cujo eixo central ? a an?lise da aprendizagem mediada pela metodologia de ensino com uso da Resolu??o de Problemas com quest?es que envolvem conte?dos geom?tricos. Tomamos como base os estudos de George Polya (1976), a BNCC (BRASIL, 2017) e Onuchic (2013) no que se refere ?s ideias de resolu??o de problemas e o ensino de geometria na sala de aula de Matem?tica, priorizando a terceira concep??o sobre Resolu??o de Problemas formulada por Schroeder e Lester (1989), ensinar matem?tica atrav?s da Resolu??o de Problemas, no qual, ajuda os alunos a desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, habituandoos a determinar por si pr?prios respostas ?s quest?es que os inquietam, sejam elas quest?es escolares ou da vida cotidiana, ao inv?s de esperar uma resposta j? pronta dada pelo professor ou pelo livro did?tico. Para tanto, o estudo tem como etapa central o desenvolvimento de aulas em salas virtuais na modalidade remota, identificando aspectos de aprendizagem, em meio ao processo da pr?tica de resolu??o de problemas geom?tricos, bem como avaliar as dificuldades encontradas pelos mesmos em rela??o ao estudo. Sendo que a metodologia de pesquisa usada neste trabalho se constitui de maneira qualitativa, em que o resultado dela depende diretamente dos seus participantes. Verificou-se que com a metodologia de ensino de Resolu??o de Problemas, embora n?o tenha englobado a totalidade dos alunos presentes quanto a aprendizagem esperada, foi bastante eficaz quanto a constru??o dela na forma??o de um indiv?duo cr?tico e investigativo que possa olhar para o seu meio e participar na melhoria dele.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-25T23:23:07Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Marcelo Bruno Bezerra Pereira.pdf: 213172 bytes, checksum: affe58e6496000ca71004c368ecc10d2 (MD5) PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS_Marcelo Bezerra Pereira.pdf: 307449 bytes, checksum: d04ba1107eb84f120cb78a9e842838e9 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-28T22:28:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Marcelo Bruno Bezerra Pereira.pdf: 213172 bytes, checksum: affe58e6496000ca71004c368ecc10d2 (MD5) PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS_Marcelo Bezerra Pereira.pdf: 307449 bytes, checksum: d04ba1107eb84f120cb78a9e842838e9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-28T22:28:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Marcelo Bruno Bezerra Pereira.pdf: 213172 bytes, checksum: affe58e6496000ca71004c368ecc10d2 (MD5) PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS_Marcelo Bezerra Pereira.pdf: 307449 bytes, checksum: d04ba1107eb84f120cb78a9e842838e9 (MD5) Previous issue date: 2020-12Resolu??o de ProblemasAprendizagemEnsinoPRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_Marcelo Bruno Bezerra Pereira.pdfAta de defesa_Marcelo Bruno Bezerra Pereira.pdfapplication/pdf213172http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1624/1/Ata+de+defesa_Marcelo+Bruno+Bezerra+Pereira.pdfaffe58e6496000ca71004c368ecc10d2MD51PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS_Marcelo Bezerra Pereira.pdfPRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS_Marcelo Bezerra Pereira.pdfapplication/pdf307449http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1624/2/PRE%C3%82MBULO+DE+UMA+INVESTIGA%C3%87%C3%83O+COM+A+RESOLU%C3%87%C3%83O+DE+PROBLEMAS_Marcelo+Bezerra+Pereira.pdfd04ba1107eb84f120cb78a9e842838e9MD52177683/16242021-07-28 19:28:30.157oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1624Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-28T22:28:30Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS
title PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS
spellingShingle PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS
Pereira, Marcelo
Resolu??o de Problemas
Aprendizagem
Ensino
title_short PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS
title_full PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS
title_fullStr PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS
title_full_unstemmed PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS
title_sort PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS
author Pereira, Marcelo
author_facet Pereira, Marcelo
Brandao, Jefferson
Silva, Ledevande
Freitas, Ti?go
author_role author
author2 Brandao, Jefferson
Silva, Ledevande
Freitas, Ti?go
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marcelo
Brandao, Jefferson
Silva, Ledevande
Freitas, Ti?go
dc.subject.por.fl_str_mv Resolu??o de Problemas
Aprendizagem
Ensino
topic Resolu??o de Problemas
Aprendizagem
Ensino
description No presente trabalho evidenciamos uma investiga??o realizada com alunos de uma turma do 9? ano do Ensino Fundamental de uma escola p?blica de S?o Bento ? PB, cujo eixo central ? a an?lise da aprendizagem mediada pela metodologia de ensino com uso da Resolu??o de Problemas com quest?es que envolvem conte?dos geom?tricos. Tomamos como base os estudos de George Polya (1976), a BNCC (BRASIL, 2017) e Onuchic (2013) no que se refere ?s ideias de resolu??o de problemas e o ensino de geometria na sala de aula de Matem?tica, priorizando a terceira concep??o sobre Resolu??o de Problemas formulada por Schroeder e Lester (1989), ensinar matem?tica atrav?s da Resolu??o de Problemas, no qual, ajuda os alunos a desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, habituandoos a determinar por si pr?prios respostas ?s quest?es que os inquietam, sejam elas quest?es escolares ou da vida cotidiana, ao inv?s de esperar uma resposta j? pronta dada pelo professor ou pelo livro did?tico. Para tanto, o estudo tem como etapa central o desenvolvimento de aulas em salas virtuais na modalidade remota, identificando aspectos de aprendizagem, em meio ao processo da pr?tica de resolu??o de problemas geom?tricos, bem como avaliar as dificuldades encontradas pelos mesmos em rela??o ao estudo. Sendo que a metodologia de pesquisa usada neste trabalho se constitui de maneira qualitativa, em que o resultado dela depende diretamente dos seus participantes. Verificou-se que com a metodologia de ensino de Resolu??o de Problemas, embora n?o tenha englobado a totalidade dos alunos presentes quanto a aprendizagem esperada, foi bastante eficaz quanto a constru??o dela na forma??o de um indiv?duo cr?tico e investigativo que possa olhar para o seu meio e participar na melhoria dele.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-28T22:28:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-28T22:28:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1624
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1624/1/Ata+de+defesa_Marcelo+Bruno+Bezerra+Pereira.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1624/2/PRE%C3%82MBULO+DE+UMA+INVESTIGA%C3%87%C3%83O+COM+A+RESOLU%C3%87%C3%83O+DE+PROBLEMAS_Marcelo+Bezerra+Pereira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv affe58e6496000ca71004c368ecc10d2
d04ba1107eb84f120cb78a9e842838e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058403171827712