Inclus?o de alunos com defici?ncia nas aulas de Educa??o F?sica no munic?pio de Sousa

Bibliographic Details
Main Author: Santos, Jayne Soares
Publication Date: 2018
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional do IFPB
Download full: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2196
Summary: Objetivo: Analisar a pr?tica da educa??o f?sica inclusiva dentro das escolas p?blicas do munic?pio de Sousa. M?todos: A pesquisa ? qualitativa de car?ter descritiva. Foi desenvolvida com os professores de Educa??o F?sica da rede estadual de ensino de Sousa. Como instrumento para a coleta dos dados foi utilizado um question?rio com perguntas subjetivas. A coleta foi realizada pelo pr?prio pesquisador, com participa??o volunt?ria e concord?ncia por meio do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). As respostas do question?rio foram categorizadas e analisadas com base na literatura sobre o tema. Resultados: Foi observado que h? um significante n?mero de alunos com defici?ncia, bem como os professores buscam sempre adaptar suas aulas de acordo com sua realidade, as escolas s?o carentes de infraestrutura adequada para atender ao p?blico com defici?ncia, como tamb?m n?o disp?em de recursos metodol?gicos e suporte de profissionais qualificados para a pr?tica inclusiva. Conclus?o: A educa??o f?sica inclusiva no munic?pio de Sousa n?o corresponde as expectativas necess?rias para alcan?ar uma educa??o de qualidade para os estudantes com defici?ncia, pois ? carente de estrutura, apoio das escolas e familiares, bem como de profissionais apropriados para dar suporte durante as aulas.
id IFPB_0c0768570c67e0dfc7ef1c1a60a633b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2196
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Santos, Jayne Soares2022-07-14T15:28:55Z2022-07-14T15:28:55Z2018-03-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2196Objetivo: Analisar a pr?tica da educa??o f?sica inclusiva dentro das escolas p?blicas do munic?pio de Sousa. M?todos: A pesquisa ? qualitativa de car?ter descritiva. Foi desenvolvida com os professores de Educa??o F?sica da rede estadual de ensino de Sousa. Como instrumento para a coleta dos dados foi utilizado um question?rio com perguntas subjetivas. A coleta foi realizada pelo pr?prio pesquisador, com participa??o volunt?ria e concord?ncia por meio do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). As respostas do question?rio foram categorizadas e analisadas com base na literatura sobre o tema. Resultados: Foi observado que h? um significante n?mero de alunos com defici?ncia, bem como os professores buscam sempre adaptar suas aulas de acordo com sua realidade, as escolas s?o carentes de infraestrutura adequada para atender ao p?blico com defici?ncia, como tamb?m n?o disp?em de recursos metodol?gicos e suporte de profissionais qualificados para a pr?tica inclusiva. Conclus?o: A educa??o f?sica inclusiva no munic?pio de Sousa n?o corresponde as expectativas necess?rias para alcan?ar uma educa??o de qualidade para os estudantes com defici?ncia, pois ? carente de estrutura, apoio das escolas e familiares, bem como de profissionais apropriados para dar suporte durante as aulas.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-14T15:10:57Z No. of bitstreams: 1 TCC - JAYNE SOARES SANTOS.pdf: 1805002 bytes, checksum: 0e81d7f1cedd06ec3bc5d93c623b62c9 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-07-14T15:28:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - JAYNE SOARES SANTOS.pdf: 1805002 bytes, checksum: 0e81d7f1cedd06ec3bc5d93c623b62c9 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-14T15:28:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - JAYNE SOARES SANTOS.pdf: 1805002 bytes, checksum: 0e81d7f1cedd06ec3bc5d93c623b62c9 (MD5) Previous issue date: 2018-03-28Educa??o F?sicaEduca??o F?sica InclusivaInclus?oEscolaInclus?o de alunos com defici?ncia nas aulas de Educa??o F?sica no munic?pio de Sousainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - JAYNE SOARES SANTOS.pdfTCC - JAYNE SOARES SANTOS.pdfapplication/pdf1805002http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2196/1/TCC+-+JAYNE+SOARES+SANTOS.pdf0e81d7f1cedd06ec3bc5d93c623b62c9MD51177683/21962022-07-14 12:28:55.132oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2196Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-14T15:28:55Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclus?o de alunos com defici?ncia nas aulas de Educa??o F?sica no munic?pio de Sousa
title Inclus?o de alunos com defici?ncia nas aulas de Educa??o F?sica no munic?pio de Sousa
spellingShingle Inclus?o de alunos com defici?ncia nas aulas de Educa??o F?sica no munic?pio de Sousa
Santos, Jayne Soares
Educa??o F?sica
Educa??o F?sica Inclusiva
Inclus?o
Escola
title_short Inclus?o de alunos com defici?ncia nas aulas de Educa??o F?sica no munic?pio de Sousa
title_full Inclus?o de alunos com defici?ncia nas aulas de Educa??o F?sica no munic?pio de Sousa
title_fullStr Inclus?o de alunos com defici?ncia nas aulas de Educa??o F?sica no munic?pio de Sousa
title_full_unstemmed Inclus?o de alunos com defici?ncia nas aulas de Educa??o F?sica no munic?pio de Sousa
title_sort Inclus?o de alunos com defici?ncia nas aulas de Educa??o F?sica no munic?pio de Sousa
author Santos, Jayne Soares
author_facet Santos, Jayne Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jayne Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o F?sica
Educa??o F?sica Inclusiva
Inclus?o
Escola
topic Educa??o F?sica
Educa??o F?sica Inclusiva
Inclus?o
Escola
description Objetivo: Analisar a pr?tica da educa??o f?sica inclusiva dentro das escolas p?blicas do munic?pio de Sousa. M?todos: A pesquisa ? qualitativa de car?ter descritiva. Foi desenvolvida com os professores de Educa??o F?sica da rede estadual de ensino de Sousa. Como instrumento para a coleta dos dados foi utilizado um question?rio com perguntas subjetivas. A coleta foi realizada pelo pr?prio pesquisador, com participa??o volunt?ria e concord?ncia por meio do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). As respostas do question?rio foram categorizadas e analisadas com base na literatura sobre o tema. Resultados: Foi observado que h? um significante n?mero de alunos com defici?ncia, bem como os professores buscam sempre adaptar suas aulas de acordo com sua realidade, as escolas s?o carentes de infraestrutura adequada para atender ao p?blico com defici?ncia, como tamb?m n?o disp?em de recursos metodol?gicos e suporte de profissionais qualificados para a pr?tica inclusiva. Conclus?o: A educa??o f?sica inclusiva no munic?pio de Sousa n?o corresponde as expectativas necess?rias para alcan?ar uma educa??o de qualidade para os estudantes com defici?ncia, pois ? carente de estrutura, apoio das escolas e familiares, bem como de profissionais apropriados para dar suporte durante as aulas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-14T15:28:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-14T15:28:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2196
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2196/1/TCC+-+JAYNE+SOARES+SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e81d7f1cedd06ec3bc5d93c623b62c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058405925388288