O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2573 |
Resumo: | A invisibilidade e o preconceito v?m marcando a hist?ria das pessoas com algum tipo de defici?ncia no Brasil e no mundo. No entanto, a inclus?o dessas pessoas na sociedade vem nas ?ltimas d?cadas ganhando for?as mundialmente, ainda que de modo muito t?mido em v?rios lugares. Essas pessoas, assim como as demais, precisam viver sem distin??o, com dignidade e ter seus direitos constitucionais assegurados e respeitados, sendo que o acesso a sa?de ? um dos servi?os mais importantes que devem ser ofertados as pessoas com algum tipo de defici?ncia por impactar diretamente no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para uma turma de alunos do Instituto Remigense de Ensino Tecnol?gico (IRTEC) na cidade de Cacimba de Dentro-PB e ser? realizada por meio de um semin?rio, um m?todo ativo de ensinoaprendizagem que proporciona maior autonomia aos alunos, assim como, uma aprendizagem mais significativa. O semin?rio tem como objetivo geral contribuir com a forma??o cr?tica, humana e profissional de alunos do curso T?cnico de Enfermagem acerca do atendimento inclusivo ofertado a pacientes com algum tipo de defici?ncia. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma abordagem descritiva a partir de uma revis?o bibliogr?fica. Para isso, utilizamos pressupostos te?rico de Boccato (2011), Masetto (2013), Brito e Lavareda (2015), Guedes e Barbosa (2020), Ferri (2020), entre outros que t?m contribui??es expressivas acerca do tema. Pretende-se ent?o que, com a efetiva??o dessa proposta os alunos reflitam sobre o atendimento ambulat?rio quem vem sendo oferecido a pacientes com algum tipo de defici?ncia e desenvolvam pr?ticas mais humanas e inclusivas. |
id |
IFPB_11d15e8dbc7f210c704e732b8e336111 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2573 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
MELO, PAULETE GON?ALVES GOMES DE2022-10-31T20:45:51Z2022-10-31T20:45:51Z2022-06-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2573A invisibilidade e o preconceito v?m marcando a hist?ria das pessoas com algum tipo de defici?ncia no Brasil e no mundo. No entanto, a inclus?o dessas pessoas na sociedade vem nas ?ltimas d?cadas ganhando for?as mundialmente, ainda que de modo muito t?mido em v?rios lugares. Essas pessoas, assim como as demais, precisam viver sem distin??o, com dignidade e ter seus direitos constitucionais assegurados e respeitados, sendo que o acesso a sa?de ? um dos servi?os mais importantes que devem ser ofertados as pessoas com algum tipo de defici?ncia por impactar diretamente no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para uma turma de alunos do Instituto Remigense de Ensino Tecnol?gico (IRTEC) na cidade de Cacimba de Dentro-PB e ser? realizada por meio de um semin?rio, um m?todo ativo de ensinoaprendizagem que proporciona maior autonomia aos alunos, assim como, uma aprendizagem mais significativa. O semin?rio tem como objetivo geral contribuir com a forma??o cr?tica, humana e profissional de alunos do curso T?cnico de Enfermagem acerca do atendimento inclusivo ofertado a pacientes com algum tipo de defici?ncia. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma abordagem descritiva a partir de uma revis?o bibliogr?fica. Para isso, utilizamos pressupostos te?rico de Boccato (2011), Masetto (2013), Brito e Lavareda (2015), Guedes e Barbosa (2020), Ferri (2020), entre outros que t?m contribui??es expressivas acerca do tema. Pretende-se ent?o que, com a efetiva??o dessa proposta os alunos reflitam sobre o atendimento ambulat?rio quem vem sendo oferecido a pacientes com algum tipo de defici?ncia e desenvolvam pr?ticas mais humanas e inclusivas.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-24T19:03:22Z No. of bitstreams: 2 PAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdf: 423532 bytes, checksum: dc165307924f7e9a3743f946bf7aba10 (MD5) PAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdf: 212957 bytes, checksum: 9a03893bf1a83e3bc2b72aa0480d31ad (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-31T20:45:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdf: 423532 bytes, checksum: dc165307924f7e9a3743f946bf7aba10 (MD5) PAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdf: 212957 bytes, checksum: 9a03893bf1a83e3bc2b72aa0480d31ad (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-31T20:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdf: 423532 bytes, checksum: dc165307924f7e9a3743f946bf7aba10 (MD5) PAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdf: 212957 bytes, checksum: 9a03893bf1a83e3bc2b72aa0480d31ad (MD5) Previous issue date: 2022-06-27n?o h?atendimento inclusivopessoa com defici?nciaproposta de interven??osemin?riot?cnico de enfermagemO PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTECinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALPAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdfPAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdfapplication/pdf423532http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2573/1/PAULETE+GON%C3%87ALVES+GOMES+DE+MELO.pdfdc165307924f7e9a3743f946bf7aba10MD51PAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdfPAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdfapplication/pdf212957http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2573/2/PAULETE+GON%C3%87ALVES+GOMES+DE+MELO.pdf9a03893bf1a83e3bc2b72aa0480d31adMD52177683/25732022-10-31 17:45:51.236oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2573Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-31T20:45:51Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC |
title |
O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC |
spellingShingle |
O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC MELO, PAULETE GON?ALVES GOMES DE atendimento inclusivo pessoa com defici?ncia proposta de interven??o semin?rio t?cnico de enfermagem |
title_short |
O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC |
title_full |
O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC |
title_fullStr |
O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC |
title_sort |
O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC |
author |
MELO, PAULETE GON?ALVES GOMES DE |
author_facet |
MELO, PAULETE GON?ALVES GOMES DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELO, PAULETE GON?ALVES GOMES DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atendimento inclusivo pessoa com defici?ncia proposta de interven??o semin?rio t?cnico de enfermagem |
topic |
atendimento inclusivo pessoa com defici?ncia proposta de interven??o semin?rio t?cnico de enfermagem |
description |
A invisibilidade e o preconceito v?m marcando a hist?ria das pessoas com algum tipo de defici?ncia no Brasil e no mundo. No entanto, a inclus?o dessas pessoas na sociedade vem nas ?ltimas d?cadas ganhando for?as mundialmente, ainda que de modo muito t?mido em v?rios lugares. Essas pessoas, assim como as demais, precisam viver sem distin??o, com dignidade e ter seus direitos constitucionais assegurados e respeitados, sendo que o acesso a sa?de ? um dos servi?os mais importantes que devem ser ofertados as pessoas com algum tipo de defici?ncia por impactar diretamente no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para uma turma de alunos do Instituto Remigense de Ensino Tecnol?gico (IRTEC) na cidade de Cacimba de Dentro-PB e ser? realizada por meio de um semin?rio, um m?todo ativo de ensinoaprendizagem que proporciona maior autonomia aos alunos, assim como, uma aprendizagem mais significativa. O semin?rio tem como objetivo geral contribuir com a forma??o cr?tica, humana e profissional de alunos do curso T?cnico de Enfermagem acerca do atendimento inclusivo ofertado a pacientes com algum tipo de defici?ncia. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma abordagem descritiva a partir de uma revis?o bibliogr?fica. Para isso, utilizamos pressupostos te?rico de Boccato (2011), Masetto (2013), Brito e Lavareda (2015), Guedes e Barbosa (2020), Ferri (2020), entre outros que t?m contribui??es expressivas acerca do tema. Pretende-se ent?o que, com a efetiva??o dessa proposta os alunos reflitam sobre o atendimento ambulat?rio quem vem sendo oferecido a pacientes com algum tipo de defici?ncia e desenvolvam pr?ticas mais humanas e inclusivas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-31T20:45:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-31T20:45:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2573 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2573/1/PAULETE+GON%C3%87ALVES+GOMES+DE+MELO.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2573/2/PAULETE+GON%C3%87ALVES+GOMES+DE+MELO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dc165307924f7e9a3743f946bf7aba10 9a03893bf1a83e3bc2b72aa0480d31ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1797058408202895360 |