O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, PAULETE GON?ALVES GOMES DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2573
Resumo: A invisibilidade e o preconceito v?m marcando a hist?ria das pessoas com algum tipo de defici?ncia no Brasil e no mundo. No entanto, a inclus?o dessas pessoas na sociedade vem nas ?ltimas d?cadas ganhando for?as mundialmente, ainda que de modo muito t?mido em v?rios lugares. Essas pessoas, assim como as demais, precisam viver sem distin??o, com dignidade e ter seus direitos constitucionais assegurados e respeitados, sendo que o acesso a sa?de ? um dos servi?os mais importantes que devem ser ofertados as pessoas com algum tipo de defici?ncia por impactar diretamente no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para uma turma de alunos do Instituto Remigense de Ensino Tecnol?gico (IRTEC) na cidade de Cacimba de Dentro-PB e ser? realizada por meio de um semin?rio, um m?todo ativo de ensinoaprendizagem que proporciona maior autonomia aos alunos, assim como, uma aprendizagem mais significativa. O semin?rio tem como objetivo geral contribuir com a forma??o cr?tica, humana e profissional de alunos do curso T?cnico de Enfermagem acerca do atendimento inclusivo ofertado a pacientes com algum tipo de defici?ncia. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma abordagem descritiva a partir de uma revis?o bibliogr?fica. Para isso, utilizamos pressupostos te?rico de Boccato (2011), Masetto (2013), Brito e Lavareda (2015), Guedes e Barbosa (2020), Ferri (2020), entre outros que t?m contribui??es expressivas acerca do tema. Pretende-se ent?o que, com a efetiva??o dessa proposta os alunos reflitam sobre o atendimento ambulat?rio quem vem sendo oferecido a pacientes com algum tipo de defici?ncia e desenvolvam pr?ticas mais humanas e inclusivas.
id IFPB_11d15e8dbc7f210c704e732b8e336111
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2573
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling MELO, PAULETE GON?ALVES GOMES DE2022-10-31T20:45:51Z2022-10-31T20:45:51Z2022-06-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2573A invisibilidade e o preconceito v?m marcando a hist?ria das pessoas com algum tipo de defici?ncia no Brasil e no mundo. No entanto, a inclus?o dessas pessoas na sociedade vem nas ?ltimas d?cadas ganhando for?as mundialmente, ainda que de modo muito t?mido em v?rios lugares. Essas pessoas, assim como as demais, precisam viver sem distin??o, com dignidade e ter seus direitos constitucionais assegurados e respeitados, sendo que o acesso a sa?de ? um dos servi?os mais importantes que devem ser ofertados as pessoas com algum tipo de defici?ncia por impactar diretamente no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para uma turma de alunos do Instituto Remigense de Ensino Tecnol?gico (IRTEC) na cidade de Cacimba de Dentro-PB e ser? realizada por meio de um semin?rio, um m?todo ativo de ensinoaprendizagem que proporciona maior autonomia aos alunos, assim como, uma aprendizagem mais significativa. O semin?rio tem como objetivo geral contribuir com a forma??o cr?tica, humana e profissional de alunos do curso T?cnico de Enfermagem acerca do atendimento inclusivo ofertado a pacientes com algum tipo de defici?ncia. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma abordagem descritiva a partir de uma revis?o bibliogr?fica. Para isso, utilizamos pressupostos te?rico de Boccato (2011), Masetto (2013), Brito e Lavareda (2015), Guedes e Barbosa (2020), Ferri (2020), entre outros que t?m contribui??es expressivas acerca do tema. Pretende-se ent?o que, com a efetiva??o dessa proposta os alunos reflitam sobre o atendimento ambulat?rio quem vem sendo oferecido a pacientes com algum tipo de defici?ncia e desenvolvam pr?ticas mais humanas e inclusivas.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-24T19:03:22Z No. of bitstreams: 2 PAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdf: 423532 bytes, checksum: dc165307924f7e9a3743f946bf7aba10 (MD5) PAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdf: 212957 bytes, checksum: 9a03893bf1a83e3bc2b72aa0480d31ad (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-31T20:45:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdf: 423532 bytes, checksum: dc165307924f7e9a3743f946bf7aba10 (MD5) PAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdf: 212957 bytes, checksum: 9a03893bf1a83e3bc2b72aa0480d31ad (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-31T20:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdf: 423532 bytes, checksum: dc165307924f7e9a3743f946bf7aba10 (MD5) PAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdf: 212957 bytes, checksum: 9a03893bf1a83e3bc2b72aa0480d31ad (MD5) Previous issue date: 2022-06-27n?o h?atendimento inclusivopessoa com defici?nciaproposta de interven??osemin?riot?cnico de enfermagemO PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTECinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALPAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdfPAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdfapplication/pdf423532http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2573/1/PAULETE+GON%C3%87ALVES+GOMES+DE+MELO.pdfdc165307924f7e9a3743f946bf7aba10MD51PAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdfPAULETE GON?ALVES GOMES DE MELO.pdfapplication/pdf212957http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2573/2/PAULETE+GON%C3%87ALVES+GOMES+DE+MELO.pdf9a03893bf1a83e3bc2b72aa0480d31adMD52177683/25732022-10-31 17:45:51.236oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2573Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-31T20:45:51Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC
title O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC
spellingShingle O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC
MELO, PAULETE GON?ALVES GOMES DE
atendimento inclusivo
pessoa com defici?ncia
proposta de interven??o
semin?rio
t?cnico de enfermagem
title_short O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC
title_full O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC
title_fullStr O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC
title_full_unstemmed O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC
title_sort O PAPEL DO T?CNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICI?NCIA: uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para alunos do IRTEC
author MELO, PAULETE GON?ALVES GOMES DE
author_facet MELO, PAULETE GON?ALVES GOMES DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, PAULETE GON?ALVES GOMES DE
dc.subject.por.fl_str_mv atendimento inclusivo
pessoa com defici?ncia
proposta de interven??o
semin?rio
t?cnico de enfermagem
topic atendimento inclusivo
pessoa com defici?ncia
proposta de interven??o
semin?rio
t?cnico de enfermagem
description A invisibilidade e o preconceito v?m marcando a hist?ria das pessoas com algum tipo de defici?ncia no Brasil e no mundo. No entanto, a inclus?o dessas pessoas na sociedade vem nas ?ltimas d?cadas ganhando for?as mundialmente, ainda que de modo muito t?mido em v?rios lugares. Essas pessoas, assim como as demais, precisam viver sem distin??o, com dignidade e ter seus direitos constitucionais assegurados e respeitados, sendo que o acesso a sa?de ? um dos servi?os mais importantes que devem ser ofertados as pessoas com algum tipo de defici?ncia por impactar diretamente no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para uma turma de alunos do Instituto Remigense de Ensino Tecnol?gico (IRTEC) na cidade de Cacimba de Dentro-PB e ser? realizada por meio de um semin?rio, um m?todo ativo de ensinoaprendizagem que proporciona maior autonomia aos alunos, assim como, uma aprendizagem mais significativa. O semin?rio tem como objetivo geral contribuir com a forma??o cr?tica, humana e profissional de alunos do curso T?cnico de Enfermagem acerca do atendimento inclusivo ofertado a pacientes com algum tipo de defici?ncia. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma abordagem descritiva a partir de uma revis?o bibliogr?fica. Para isso, utilizamos pressupostos te?rico de Boccato (2011), Masetto (2013), Brito e Lavareda (2015), Guedes e Barbosa (2020), Ferri (2020), entre outros que t?m contribui??es expressivas acerca do tema. Pretende-se ent?o que, com a efetiva??o dessa proposta os alunos reflitam sobre o atendimento ambulat?rio quem vem sendo oferecido a pacientes com algum tipo de defici?ncia e desenvolvam pr?ticas mais humanas e inclusivas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-31T20:45:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-31T20:45:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2573
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2573/1/PAULETE+GON%C3%87ALVES+GOMES+DE+MELO.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2573/2/PAULETE+GON%C3%87ALVES+GOMES+DE+MELO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dc165307924f7e9a3743f946bf7aba10
9a03893bf1a83e3bc2b72aa0480d31ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058408202895360