EMPATIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FORMA DE INCLUS?O DE ESTUDANTES SURDOS: PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM TELECOMUNICA??ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, FL?VIO XAVIER DA
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3511
Resumo: O objetivo deste estudo ? apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica para o Curso T?cnico em Telecomunica??es. Atrav?s de uma atividade em grupo, em que ningu?m poder? falar, pretende-se mostrar aos discentes o princ?pio da empatia atrav?s da Educa??o Inclusiva, permitindo que o indiv?duo seja capaz de reconhecer, compreender e respeitar as limita??es dos deficientes auditivos. Objetiva, sobretudo, transmitir aos alunos por meio da experi?ncia como ? ?ser diferente? em um cen?rio funcional em que todos est?o em uma mesma condi??o de inclus?o. Espera-se que os resultados sejam percebidos atrav?s da intera??o de todos os participantes, evidenciando as dificuldades que os alunos com defici?ncia passam no meio acad?mico e profissional.
id IFPB_95059e6f4273c2aa0a4535210d08d1cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3511
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA, FL?VIO XAVIER DA2024-01-25T13:34:38Z2024-01-25T13:34:38Z2023-12-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3511O objetivo deste estudo ? apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica para o Curso T?cnico em Telecomunica??es. Atrav?s de uma atividade em grupo, em que ningu?m poder? falar, pretende-se mostrar aos discentes o princ?pio da empatia atrav?s da Educa??o Inclusiva, permitindo que o indiv?duo seja capaz de reconhecer, compreender e respeitar as limita??es dos deficientes auditivos. Objetiva, sobretudo, transmitir aos alunos por meio da experi?ncia como ? ?ser diferente? em um cen?rio funcional em que todos est?o em uma mesma condi??o de inclus?o. Espera-se que os resultados sejam percebidos atrav?s da intera??o de todos os participantes, evidenciando as dificuldades que os alunos com defici?ncia passam no meio acad?mico e profissional.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-24T13:11:17Z No. of bitstreams: 1 FL?VIO XAVIER DA SILVA.pdf: 464625 bytes, checksum: d8c2bd41978a737e9413cb89b6baca1d (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-01-25T13:34:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FL?VIO XAVIER DA SILVA.pdf: 464625 bytes, checksum: d8c2bd41978a737e9413cb89b6baca1d (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-25T13:34:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FL?VIO XAVIER DA SILVA.pdf: 464625 bytes, checksum: d8c2bd41978a737e9413cb89b6baca1d (MD5) Previous issue date: 2023-12-04n?o h?empatia;inclus?o;comunica??o;interven??o pedag?gica;defici?ncia auditivaEMPATIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FORMA DE INCLUS?O DE ESTUDANTES SURDOS: PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM TELECOMUNICA??ESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALFL?VIO XAVIER DA SILVA.pdfFL?VIO XAVIER DA SILVA.pdfapplication/pdf464625http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3511/1/FL%C3%81VIO+XAVIER+DA+SILVA.pdfd8c2bd41978a737e9413cb89b6baca1dMD51177683/35112024-01-25 10:34:38.614oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3511Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-25T13:34:38Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv EMPATIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FORMA DE INCLUS?O DE ESTUDANTES SURDOS: PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM TELECOMUNICA??ES
title EMPATIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FORMA DE INCLUS?O DE ESTUDANTES SURDOS: PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM TELECOMUNICA??ES
spellingShingle EMPATIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FORMA DE INCLUS?O DE ESTUDANTES SURDOS: PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM TELECOMUNICA??ES
SILVA, FL?VIO XAVIER DA
empatia;inclus?o;comunica??o;interven??o pedag?gica;defici?ncia auditiva
title_short EMPATIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FORMA DE INCLUS?O DE ESTUDANTES SURDOS: PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM TELECOMUNICA??ES
title_full EMPATIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FORMA DE INCLUS?O DE ESTUDANTES SURDOS: PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM TELECOMUNICA??ES
title_fullStr EMPATIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FORMA DE INCLUS?O DE ESTUDANTES SURDOS: PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM TELECOMUNICA??ES
title_full_unstemmed EMPATIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FORMA DE INCLUS?O DE ESTUDANTES SURDOS: PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM TELECOMUNICA??ES
title_sort EMPATIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FORMA DE INCLUS?O DE ESTUDANTES SURDOS: PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM TELECOMUNICA??ES
author SILVA, FL?VIO XAVIER DA
author_facet SILVA, FL?VIO XAVIER DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, FL?VIO XAVIER DA
dc.subject.por.fl_str_mv empatia;inclus?o;comunica??o;interven??o pedag?gica;defici?ncia auditiva
topic empatia;inclus?o;comunica??o;interven??o pedag?gica;defici?ncia auditiva
description O objetivo deste estudo ? apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica para o Curso T?cnico em Telecomunica??es. Atrav?s de uma atividade em grupo, em que ningu?m poder? falar, pretende-se mostrar aos discentes o princ?pio da empatia atrav?s da Educa??o Inclusiva, permitindo que o indiv?duo seja capaz de reconhecer, compreender e respeitar as limita??es dos deficientes auditivos. Objetiva, sobretudo, transmitir aos alunos por meio da experi?ncia como ? ?ser diferente? em um cen?rio funcional em que todos est?o em uma mesma condi??o de inclus?o. Espera-se que os resultados sejam percebidos atrav?s da intera??o de todos os participantes, evidenciando as dificuldades que os alunos com defici?ncia passam no meio acad?mico e profissional.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-25T13:34:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-25T13:34:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3511
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3511/1/FL%C3%81VIO+XAVIER+DA+SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8c2bd41978a737e9413cb89b6baca1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058414245838848