UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2527 |
Resumo: | Este trabalho se dedica a esbo?ar algumas t?cnicas de desenhos geom?tricos a partir de uma sequ?ncia did?tica com aux?lio do software de matem?tica o ?GeoGebra? como uma ferramenta para auxiliar os professores de matem?tica no ensino de problemas ligados ? geometria. O que o desenho geom?trico (t?cnicas) contribui para a aprendizagem da geometria? Como o ?GeoGebra? contribui para o aprendizado? Por que a sequ?ncia did?tica ajuda no ensino dos conceitos da geometria? Assim, para responder essas perguntas foi mencionada a import?ncia do desenho geom?trico na matem?tica, bem como, os materiais e as t?cnicas para o ensino de conte?do da geometria plana. Inicialmente, foi feita uma an?lise sobre a hist?ria do desenho geom?trico na matem?tica e ressaltado tamb?m algumas caracter?sticas do GeoGebra e as ferramentas que o software oferece para as determinadas constru??es da geometria. Assim, foram elaborados modos de como construir pontos, segmentos de reta, semirretas, retas perpendiculares e paralelas, pol?gonos regulares e ?ngulos. Al?m disso, para dar continuidade na pesquisa, foi elaborado uma sequ?ncia did?tica para a resolu??o de seis problemas geom?tricos envolvendo pol?gonos regulares inscritos na circunfer?ncia, tendo como auxilio o software GeoGebra. Tais problemas foram adaptados do livro did?tico do autor Dante (2016) que ? utilizado pelas turmas do 2? ano do Ensino M?dio, na 10? Ger?ncia Regional de Ensino da Para?ba. Com isso, pretendeu-se assim, apresentar uma proposta de trabalhar problemas ligados ? geometria a partir de uma sequ?ncia did?tica, com o aux?lio do GeoGebra. Vale salientar que, o software sozinho n?o transmite conhecimento nenhum, ou seja, outro ponto a ser pensado ? a forma??o continuada dos professores quanto ao uso de maneira adequada do software. De natureza qualitativa as t?cnicas utilizadas para o seu desenvolvimento baseiam-se em revis?es bibliogr?ficas realizando an?lise a partir das ideias de outros autores existentes em artigos, livros, disserta??es e demais fontes de consultas, visando o principal objetivo de proporcionar sequ?ncias did?ticas com o emprego do software ?GeoGebra? como ferramenta para auxiliar as aulas do professor de matem?tica no ensino de conceitos da geometria. Neste sentido, os professores podem trabalhar nas suas aulas de maneira organizada e eficiente a partir de uma sequ?ncia did?tica em um ambiente de geometria din?mica os conte?dos geom?tricos. j? que segundo Marinho (2010), o desenho geom?trico concretiza de forma gr?fica, os conhecimentos te?ricos da geometria plana. Portanto, os alunos por meio da manipula??o, da observa??o podem justificar seus racioc?nios no GeoGebra e se tornarem construtores do conhecimento. |
id |
IFPB_b4466d15a8f759d8d2c36fb31416464e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2527 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Juliana Moreira deLima, Joseane Soares de Sousa2022-10-14T17:28:29Z2022-10-14T17:28:29Z2022-10-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2527Este trabalho se dedica a esbo?ar algumas t?cnicas de desenhos geom?tricos a partir de uma sequ?ncia did?tica com aux?lio do software de matem?tica o ?GeoGebra? como uma ferramenta para auxiliar os professores de matem?tica no ensino de problemas ligados ? geometria. O que o desenho geom?trico (t?cnicas) contribui para a aprendizagem da geometria? Como o ?GeoGebra? contribui para o aprendizado? Por que a sequ?ncia did?tica ajuda no ensino dos conceitos da geometria? Assim, para responder essas perguntas foi mencionada a import?ncia do desenho geom?trico na matem?tica, bem como, os materiais e as t?cnicas para o ensino de conte?do da geometria plana. Inicialmente, foi feita uma an?lise sobre a hist?ria do desenho geom?trico na matem?tica e ressaltado tamb?m algumas caracter?sticas do GeoGebra e as ferramentas que o software oferece para as determinadas constru??es da geometria. Assim, foram elaborados modos de como construir pontos, segmentos de reta, semirretas, retas perpendiculares e paralelas, pol?gonos regulares e ?ngulos. Al?m disso, para dar continuidade na pesquisa, foi elaborado uma sequ?ncia did?tica para a resolu??o de seis problemas geom?tricos envolvendo pol?gonos regulares inscritos na circunfer?ncia, tendo como auxilio o software GeoGebra. Tais problemas foram adaptados do livro did?tico do autor Dante (2016) que ? utilizado pelas turmas do 2? ano do Ensino M?dio, na 10? Ger?ncia Regional de Ensino da Para?ba. Com isso, pretendeu-se assim, apresentar uma proposta de trabalhar problemas ligados ? geometria a partir de uma sequ?ncia did?tica, com o aux?lio do GeoGebra. Vale salientar que, o software sozinho n?o transmite conhecimento nenhum, ou seja, outro ponto a ser pensado ? a forma??o continuada dos professores quanto ao uso de maneira adequada do software. De natureza qualitativa as t?cnicas utilizadas para o seu desenvolvimento baseiam-se em revis?es bibliogr?ficas realizando an?lise a partir das ideias de outros autores existentes em artigos, livros, disserta??es e demais fontes de consultas, visando o principal objetivo de proporcionar sequ?ncias did?ticas com o emprego do software ?GeoGebra? como ferramenta para auxiliar as aulas do professor de matem?tica no ensino de conceitos da geometria. Neste sentido, os professores podem trabalhar nas suas aulas de maneira organizada e eficiente a partir de uma sequ?ncia did?tica em um ambiente de geometria din?mica os conte?dos geom?tricos. j? que segundo Marinho (2010), o desenho geom?trico concretiza de forma gr?fica, os conhecimentos te?ricos da geometria plana. Portanto, os alunos por meio da manipula??o, da observa??o podem justificar seus racioc?nios no GeoGebra e se tornarem construtores do conhecimento.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2022-10-14T12:59:59Z No. of bitstreams: 1 TCC JULIANA MOREIRA DE SOUSA e JOSEANE.pdf: 3920556 bytes, checksum: a043261f0863929aefbb5a0c5da2f68f (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-10-14T17:28:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC JULIANA MOREIRA DE SOUSA e JOSEANE.pdf: 3920556 bytes, checksum: a043261f0863929aefbb5a0c5da2f68f (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-14T17:28:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC JULIANA MOREIRA DE SOUSA e JOSEANE.pdf: 3920556 bytes, checksum: a043261f0863929aefbb5a0c5da2f68f (MD5) Previous issue date: 2022-10-05Constru??es Geom?tricas. Sequ?ncia Did?tica. Desenho Geom?trico. GeoGebra. Matem?tica.UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC JULIANA MOREIRA DE SOUSA e JOSEANE.pdfTCC JULIANA MOREIRA DE SOUSA e JOSEANE.pdfapplication/pdf3920556http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2527/1/TCC+JULIANA+MOREIRA+DE+SOUSA+e+JOSEANE.pdfa043261f0863929aefbb5a0c5da2f68fMD51177683/25272024-03-06 12:32:03.128oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2527Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-03-06T15:32:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA |
title |
UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA |
spellingShingle |
UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA Sousa, Juliana Moreira de Constru??es Geom?tricas. Sequ?ncia Did?tica. Desenho Geom?trico. GeoGebra. Matem?tica. |
title_short |
UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA |
title_full |
UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA |
title_fullStr |
UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA |
title_full_unstemmed |
UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA |
title_sort |
UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA |
author |
Sousa, Juliana Moreira de |
author_facet |
Sousa, Juliana Moreira de Lima, Joseane Soares de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Joseane Soares de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Juliana Moreira de Lima, Joseane Soares de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Constru??es Geom?tricas. Sequ?ncia Did?tica. Desenho Geom?trico. GeoGebra. Matem?tica. |
topic |
Constru??es Geom?tricas. Sequ?ncia Did?tica. Desenho Geom?trico. GeoGebra. Matem?tica. |
description |
Este trabalho se dedica a esbo?ar algumas t?cnicas de desenhos geom?tricos a partir de uma sequ?ncia did?tica com aux?lio do software de matem?tica o ?GeoGebra? como uma ferramenta para auxiliar os professores de matem?tica no ensino de problemas ligados ? geometria. O que o desenho geom?trico (t?cnicas) contribui para a aprendizagem da geometria? Como o ?GeoGebra? contribui para o aprendizado? Por que a sequ?ncia did?tica ajuda no ensino dos conceitos da geometria? Assim, para responder essas perguntas foi mencionada a import?ncia do desenho geom?trico na matem?tica, bem como, os materiais e as t?cnicas para o ensino de conte?do da geometria plana. Inicialmente, foi feita uma an?lise sobre a hist?ria do desenho geom?trico na matem?tica e ressaltado tamb?m algumas caracter?sticas do GeoGebra e as ferramentas que o software oferece para as determinadas constru??es da geometria. Assim, foram elaborados modos de como construir pontos, segmentos de reta, semirretas, retas perpendiculares e paralelas, pol?gonos regulares e ?ngulos. Al?m disso, para dar continuidade na pesquisa, foi elaborado uma sequ?ncia did?tica para a resolu??o de seis problemas geom?tricos envolvendo pol?gonos regulares inscritos na circunfer?ncia, tendo como auxilio o software GeoGebra. Tais problemas foram adaptados do livro did?tico do autor Dante (2016) que ? utilizado pelas turmas do 2? ano do Ensino M?dio, na 10? Ger?ncia Regional de Ensino da Para?ba. Com isso, pretendeu-se assim, apresentar uma proposta de trabalhar problemas ligados ? geometria a partir de uma sequ?ncia did?tica, com o aux?lio do GeoGebra. Vale salientar que, o software sozinho n?o transmite conhecimento nenhum, ou seja, outro ponto a ser pensado ? a forma??o continuada dos professores quanto ao uso de maneira adequada do software. De natureza qualitativa as t?cnicas utilizadas para o seu desenvolvimento baseiam-se em revis?es bibliogr?ficas realizando an?lise a partir das ideias de outros autores existentes em artigos, livros, disserta??es e demais fontes de consultas, visando o principal objetivo de proporcionar sequ?ncias did?ticas com o emprego do software ?GeoGebra? como ferramenta para auxiliar as aulas do professor de matem?tica no ensino de conceitos da geometria. Neste sentido, os professores podem trabalhar nas suas aulas de maneira organizada e eficiente a partir de uma sequ?ncia did?tica em um ambiente de geometria din?mica os conte?dos geom?tricos. j? que segundo Marinho (2010), o desenho geom?trico concretiza de forma gr?fica, os conhecimentos te?ricos da geometria plana. Portanto, os alunos por meio da manipula??o, da observa??o podem justificar seus racioc?nios no GeoGebra e se tornarem construtores do conhecimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-14T17:28:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-14T17:28:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-10-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2527 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2527/1/TCC+JULIANA+MOREIRA+DE+SOUSA+e+JOSEANE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a043261f0863929aefbb5a0c5da2f68f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1797058407836942336 |