UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Juliana Moreira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Joseane Soares de Sousa
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2527
Resumo: Este trabalho se dedica a esbo?ar algumas t?cnicas de desenhos geom?tricos a partir de uma sequ?ncia did?tica com aux?lio do software de matem?tica o ?GeoGebra? como uma ferramenta para auxiliar os professores de matem?tica no ensino de problemas ligados ? geometria. O que o desenho geom?trico (t?cnicas) contribui para a aprendizagem da geometria? Como o ?GeoGebra? contribui para o aprendizado? Por que a sequ?ncia did?tica ajuda no ensino dos conceitos da geometria? Assim, para responder essas perguntas foi mencionada a import?ncia do desenho geom?trico na matem?tica, bem como, os materiais e as t?cnicas para o ensino de conte?do da geometria plana. Inicialmente, foi feita uma an?lise sobre a hist?ria do desenho geom?trico na matem?tica e ressaltado tamb?m algumas caracter?sticas do GeoGebra e as ferramentas que o software oferece para as determinadas constru??es da geometria. Assim, foram elaborados modos de como construir pontos, segmentos de reta, semirretas, retas perpendiculares e paralelas, pol?gonos regulares e ?ngulos. Al?m disso, para dar continuidade na pesquisa, foi elaborado uma sequ?ncia did?tica para a resolu??o de seis problemas geom?tricos envolvendo pol?gonos regulares inscritos na circunfer?ncia, tendo como auxilio o software GeoGebra. Tais problemas foram adaptados do livro did?tico do autor Dante (2016) que ? utilizado pelas turmas do 2? ano do Ensino M?dio, na 10? Ger?ncia Regional de Ensino da Para?ba. Com isso, pretendeu-se assim, apresentar uma proposta de trabalhar problemas ligados ? geometria a partir de uma sequ?ncia did?tica, com o aux?lio do GeoGebra. Vale salientar que, o software sozinho n?o transmite conhecimento nenhum, ou seja, outro ponto a ser pensado ? a forma??o continuada dos professores quanto ao uso de maneira adequada do software. De natureza qualitativa as t?cnicas utilizadas para o seu desenvolvimento baseiam-se em revis?es bibliogr?ficas realizando an?lise a partir das ideias de outros autores existentes em artigos, livros, disserta??es e demais fontes de consultas, visando o principal objetivo de proporcionar sequ?ncias did?ticas com o emprego do software ?GeoGebra? como ferramenta para auxiliar as aulas do professor de matem?tica no ensino de conceitos da geometria. Neste sentido, os professores podem trabalhar nas suas aulas de maneira organizada e eficiente a partir de uma sequ?ncia did?tica em um ambiente de geometria din?mica os conte?dos geom?tricos. j? que segundo Marinho (2010), o desenho geom?trico concretiza de forma gr?fica, os conhecimentos te?ricos da geometria plana. Portanto, os alunos por meio da manipula??o, da observa??o podem justificar seus racioc?nios no GeoGebra e se tornarem construtores do conhecimento.
id IFPB_b4466d15a8f759d8d2c36fb31416464e
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2527
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Sousa, Juliana Moreira deLima, Joseane Soares de Sousa2022-10-14T17:28:29Z2022-10-14T17:28:29Z2022-10-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2527Este trabalho se dedica a esbo?ar algumas t?cnicas de desenhos geom?tricos a partir de uma sequ?ncia did?tica com aux?lio do software de matem?tica o ?GeoGebra? como uma ferramenta para auxiliar os professores de matem?tica no ensino de problemas ligados ? geometria. O que o desenho geom?trico (t?cnicas) contribui para a aprendizagem da geometria? Como o ?GeoGebra? contribui para o aprendizado? Por que a sequ?ncia did?tica ajuda no ensino dos conceitos da geometria? Assim, para responder essas perguntas foi mencionada a import?ncia do desenho geom?trico na matem?tica, bem como, os materiais e as t?cnicas para o ensino de conte?do da geometria plana. Inicialmente, foi feita uma an?lise sobre a hist?ria do desenho geom?trico na matem?tica e ressaltado tamb?m algumas caracter?sticas do GeoGebra e as ferramentas que o software oferece para as determinadas constru??es da geometria. Assim, foram elaborados modos de como construir pontos, segmentos de reta, semirretas, retas perpendiculares e paralelas, pol?gonos regulares e ?ngulos. Al?m disso, para dar continuidade na pesquisa, foi elaborado uma sequ?ncia did?tica para a resolu??o de seis problemas geom?tricos envolvendo pol?gonos regulares inscritos na circunfer?ncia, tendo como auxilio o software GeoGebra. Tais problemas foram adaptados do livro did?tico do autor Dante (2016) que ? utilizado pelas turmas do 2? ano do Ensino M?dio, na 10? Ger?ncia Regional de Ensino da Para?ba. Com isso, pretendeu-se assim, apresentar uma proposta de trabalhar problemas ligados ? geometria a partir de uma sequ?ncia did?tica, com o aux?lio do GeoGebra. Vale salientar que, o software sozinho n?o transmite conhecimento nenhum, ou seja, outro ponto a ser pensado ? a forma??o continuada dos professores quanto ao uso de maneira adequada do software. De natureza qualitativa as t?cnicas utilizadas para o seu desenvolvimento baseiam-se em revis?es bibliogr?ficas realizando an?lise a partir das ideias de outros autores existentes em artigos, livros, disserta??es e demais fontes de consultas, visando o principal objetivo de proporcionar sequ?ncias did?ticas com o emprego do software ?GeoGebra? como ferramenta para auxiliar as aulas do professor de matem?tica no ensino de conceitos da geometria. Neste sentido, os professores podem trabalhar nas suas aulas de maneira organizada e eficiente a partir de uma sequ?ncia did?tica em um ambiente de geometria din?mica os conte?dos geom?tricos. j? que segundo Marinho (2010), o desenho geom?trico concretiza de forma gr?fica, os conhecimentos te?ricos da geometria plana. Portanto, os alunos por meio da manipula??o, da observa??o podem justificar seus racioc?nios no GeoGebra e se tornarem construtores do conhecimento.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2022-10-14T12:59:59Z No. of bitstreams: 1 TCC JULIANA MOREIRA DE SOUSA e JOSEANE.pdf: 3920556 bytes, checksum: a043261f0863929aefbb5a0c5da2f68f (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-10-14T17:28:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC JULIANA MOREIRA DE SOUSA e JOSEANE.pdf: 3920556 bytes, checksum: a043261f0863929aefbb5a0c5da2f68f (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-14T17:28:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC JULIANA MOREIRA DE SOUSA e JOSEANE.pdf: 3920556 bytes, checksum: a043261f0863929aefbb5a0c5da2f68f (MD5) Previous issue date: 2022-10-05Constru??es Geom?tricas. Sequ?ncia Did?tica. Desenho Geom?trico. GeoGebra. Matem?tica.UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC JULIANA MOREIRA DE SOUSA e JOSEANE.pdfTCC JULIANA MOREIRA DE SOUSA e JOSEANE.pdfapplication/pdf3920556http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2527/1/TCC+JULIANA+MOREIRA+DE+SOUSA+e+JOSEANE.pdfa043261f0863929aefbb5a0c5da2f68fMD51177683/25272024-03-06 12:32:03.128oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2527Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-03-06T15:32:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA
title UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA
spellingShingle UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA
Sousa, Juliana Moreira de
Constru??es Geom?tricas. Sequ?ncia Did?tica. Desenho Geom?trico. GeoGebra. Matem?tica.
title_short UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA
title_full UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA
title_fullStr UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA
title_sort UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DID?TICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POL?GONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFER?NCIA
author Sousa, Juliana Moreira de
author_facet Sousa, Juliana Moreira de
Lima, Joseane Soares de Sousa
author_role author
author2 Lima, Joseane Soares de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Juliana Moreira de
Lima, Joseane Soares de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Constru??es Geom?tricas. Sequ?ncia Did?tica. Desenho Geom?trico. GeoGebra. Matem?tica.
topic Constru??es Geom?tricas. Sequ?ncia Did?tica. Desenho Geom?trico. GeoGebra. Matem?tica.
description Este trabalho se dedica a esbo?ar algumas t?cnicas de desenhos geom?tricos a partir de uma sequ?ncia did?tica com aux?lio do software de matem?tica o ?GeoGebra? como uma ferramenta para auxiliar os professores de matem?tica no ensino de problemas ligados ? geometria. O que o desenho geom?trico (t?cnicas) contribui para a aprendizagem da geometria? Como o ?GeoGebra? contribui para o aprendizado? Por que a sequ?ncia did?tica ajuda no ensino dos conceitos da geometria? Assim, para responder essas perguntas foi mencionada a import?ncia do desenho geom?trico na matem?tica, bem como, os materiais e as t?cnicas para o ensino de conte?do da geometria plana. Inicialmente, foi feita uma an?lise sobre a hist?ria do desenho geom?trico na matem?tica e ressaltado tamb?m algumas caracter?sticas do GeoGebra e as ferramentas que o software oferece para as determinadas constru??es da geometria. Assim, foram elaborados modos de como construir pontos, segmentos de reta, semirretas, retas perpendiculares e paralelas, pol?gonos regulares e ?ngulos. Al?m disso, para dar continuidade na pesquisa, foi elaborado uma sequ?ncia did?tica para a resolu??o de seis problemas geom?tricos envolvendo pol?gonos regulares inscritos na circunfer?ncia, tendo como auxilio o software GeoGebra. Tais problemas foram adaptados do livro did?tico do autor Dante (2016) que ? utilizado pelas turmas do 2? ano do Ensino M?dio, na 10? Ger?ncia Regional de Ensino da Para?ba. Com isso, pretendeu-se assim, apresentar uma proposta de trabalhar problemas ligados ? geometria a partir de uma sequ?ncia did?tica, com o aux?lio do GeoGebra. Vale salientar que, o software sozinho n?o transmite conhecimento nenhum, ou seja, outro ponto a ser pensado ? a forma??o continuada dos professores quanto ao uso de maneira adequada do software. De natureza qualitativa as t?cnicas utilizadas para o seu desenvolvimento baseiam-se em revis?es bibliogr?ficas realizando an?lise a partir das ideias de outros autores existentes em artigos, livros, disserta??es e demais fontes de consultas, visando o principal objetivo de proporcionar sequ?ncias did?ticas com o emprego do software ?GeoGebra? como ferramenta para auxiliar as aulas do professor de matem?tica no ensino de conceitos da geometria. Neste sentido, os professores podem trabalhar nas suas aulas de maneira organizada e eficiente a partir de uma sequ?ncia did?tica em um ambiente de geometria din?mica os conte?dos geom?tricos. j? que segundo Marinho (2010), o desenho geom?trico concretiza de forma gr?fica, os conhecimentos te?ricos da geometria plana. Portanto, os alunos por meio da manipula??o, da observa??o podem justificar seus racioc?nios no GeoGebra e se tornarem construtores do conhecimento.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-14T17:28:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-14T17:28:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2527
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2527/1/TCC+JULIANA+MOREIRA+DE+SOUSA+e+JOSEANE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a043261f0863929aefbb5a0c5da2f68f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058407836942336