MODELAGEM DE UM SISTEMA MULTIAGENTE DE APOIO À PBL UTILIZANDO A METODOLOGIA MAS-COMMONKADS+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Laysa Mabel de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros, Mendes Neto, Francisco Milton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1966
Resumo: A aprendizagem baseada em problema (Problem-Based Learning - PBL) é um método no qual os estudantes aprendem através da resolução de um problema que, em geral, não possui uma solução trivial e uma única solução correta. A PBL destaca o trabalho em equipe como um dos principais requisitos para o sucesso do processo de aprendizagem, ou seja, a colaboração é essencial. No entanto, a implantação de um método de ensino com base na PBL não é uma tarefa trivial. Em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), a complexidade de implantação deste método é ainda maior, pois o facilitador nem sempre pode detectar possíveis problemas na colaboração, nem possui todas as informações necessárias para aplicar as técnicas de aprendizagem deste método. Desta forma, este artigo apresenta o processo de modelagem de um Sistema Multiagente (SMA) de apoio à PBL. O SMA proposto foi modelado utilizando a metodologia MAS-CommonKADS+, que consiste em uma extensão da metodologia MAS-CommonKADS.
id IFRN-3_e941038504dbec23c4e7d45114311b53
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1966
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling MODELAGEM DE UM SISTEMA MULTIAGENTE DE APOIO À PBL UTILIZANDO A METODOLOGIA MAS-COMMONKADS+A aprendizagem baseada em problema (Problem-Based Learning - PBL) é um método no qual os estudantes aprendem através da resolução de um problema que, em geral, não possui uma solução trivial e uma única solução correta. A PBL destaca o trabalho em equipe como um dos principais requisitos para o sucesso do processo de aprendizagem, ou seja, a colaboração é essencial. No entanto, a implantação de um método de ensino com base na PBL não é uma tarefa trivial. Em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), a complexidade de implantação deste método é ainda maior, pois o facilitador nem sempre pode detectar possíveis problemas na colaboração, nem possui todas as informações necessárias para aplicar as técnicas de aprendizagem deste método. Desta forma, este artigo apresenta o processo de modelagem de um Sistema Multiagente (SMA) de apoio à PBL. O SMA proposto foi modelado utilizando a metodologia MAS-CommonKADS+, que consiste em uma extensão da metodologia MAS-CommonKADS.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/196610.15628/holos.2014.1966HOLOS; v. 5 (2014); 222-2451807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1966/pdf_106Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontes, Laysa Mabel de OliveiraValentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosMendes Neto, Francisco Milton2022-05-01T20:27:03Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1966Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:27:03Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv MODELAGEM DE UM SISTEMA MULTIAGENTE DE APOIO À PBL UTILIZANDO A METODOLOGIA MAS-COMMONKADS+
title MODELAGEM DE UM SISTEMA MULTIAGENTE DE APOIO À PBL UTILIZANDO A METODOLOGIA MAS-COMMONKADS+
spellingShingle MODELAGEM DE UM SISTEMA MULTIAGENTE DE APOIO À PBL UTILIZANDO A METODOLOGIA MAS-COMMONKADS+
Fontes, Laysa Mabel de Oliveira
title_short MODELAGEM DE UM SISTEMA MULTIAGENTE DE APOIO À PBL UTILIZANDO A METODOLOGIA MAS-COMMONKADS+
title_full MODELAGEM DE UM SISTEMA MULTIAGENTE DE APOIO À PBL UTILIZANDO A METODOLOGIA MAS-COMMONKADS+
title_fullStr MODELAGEM DE UM SISTEMA MULTIAGENTE DE APOIO À PBL UTILIZANDO A METODOLOGIA MAS-COMMONKADS+
title_full_unstemmed MODELAGEM DE UM SISTEMA MULTIAGENTE DE APOIO À PBL UTILIZANDO A METODOLOGIA MAS-COMMONKADS+
title_sort MODELAGEM DE UM SISTEMA MULTIAGENTE DE APOIO À PBL UTILIZANDO A METODOLOGIA MAS-COMMONKADS+
author Fontes, Laysa Mabel de Oliveira
author_facet Fontes, Laysa Mabel de Oliveira
Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
Mendes Neto, Francisco Milton
author_role author
author2 Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
Mendes Neto, Francisco Milton
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontes, Laysa Mabel de Oliveira
Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
Mendes Neto, Francisco Milton
description A aprendizagem baseada em problema (Problem-Based Learning - PBL) é um método no qual os estudantes aprendem através da resolução de um problema que, em geral, não possui uma solução trivial e uma única solução correta. A PBL destaca o trabalho em equipe como um dos principais requisitos para o sucesso do processo de aprendizagem, ou seja, a colaboração é essencial. No entanto, a implantação de um método de ensino com base na PBL não é uma tarefa trivial. Em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), a complexidade de implantação deste método é ainda maior, pois o facilitador nem sempre pode detectar possíveis problemas na colaboração, nem possui todas as informações necessárias para aplicar as técnicas de aprendizagem deste método. Desta forma, este artigo apresenta o processo de modelagem de um Sistema Multiagente (SMA) de apoio à PBL. O SMA proposto foi modelado utilizando a metodologia MAS-CommonKADS+, que consiste em uma extensão da metodologia MAS-CommonKADS.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1966
10.15628/holos.2014.1966
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1966
identifier_str_mv 10.15628/holos.2014.1966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1966/pdf_106
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2014); 222-245
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1752129793420165120