A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagton Wander Neves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/895
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Química.
id IFRO-1_18973c0126f0bf018496c622dd60d447
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/895
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-MirimEducação InclusivaPessoas com DeficiênciaEnsino SuperiorInclusive EducationPeople with DisabilitiesUniversity EducationTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Química.Este estudo busca compreender a realidade do acesso e permanência de estudantes com deficiência nos cursos de graduação de Instituição de Ensino Superior (IES) públicas do município de Guajará-Mirim/RO. Para tanto, a pesquisa realizada possui abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental, bibliográfica e coleta de dados por meio de documentos disponíveis na instituição pesquisada. Os resultados indicam que o acesso e permanência dessas pessoas às instituições públicas de ensino superior ainda é limitado, isso demonstra que apesar de tantos avanços no estabelecimento de políticas públicas para Pessoas com Deficiência (PcD) os desafios em todos os níveis e modalidades de ensino ainda é uma realidade principalmente no Ensino Superior. Sendo assim, compreende-se a importância da implementação dessas políticas para tornar-se possível a garantia de oportunidades para que todas as pessoas tenham condições de acesso e permanência no ensino superior. No entanto, é evidente a necessidade de uma ação conjunta entre governo, família, instituições de ensino, professores e estudantes na promoção da inclusão de PcD no ensino superior no município de Guajará-Mirim/RO, ressaltando que esse acesso e permanência deve acontecer de maneira significativa para esses estudantes.This study seeks to understand the reality related to the access and retention of students with disabilities in undergraduate courses at public Higher Education Institutions (HEIs) in the city of Guajará-Mirim/RO. To this end, the research carried out has a quantitative-qualitative approach, using documentary and bibliographic research and data collection through documents available in the researched institutions. The results indicate that the access and permanence of these people to public higher education institutions is still limited, this demonstrates that despite so many advances in the establishment of public policies for People with Disabilities (PwD) the challenges at all levels and modalities of education still This is a reality especially in Higher Education. Therefore, the importance of implementing these policies is understood to make it possible to guarantee opportunities for all people to have the conditions to access and remain in higher education. However, the need for joint action between the government, family, educational institutions, teachers and students in promoting the inclusion of PwD in higher education in the municipality of Guajará-Mirim/RO is evident, highlighting that this access and permanence must happen in a meaningful way for these students.Campus Guajará-MirimBacharelado em Engenharia QuímicaMachado, Marilandia Martins de AlmeidaSilva, Wagton Wander Neves2024-03-26T21:46:58Z2024-03-26T21:46:58Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Wagton Wander Neves. A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim. Orientador: Marilandia Martins de Almeida Machado. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/895porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-27T03:00:18Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/895Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-27T03:00:18Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim
title A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim
spellingShingle A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim
Silva, Wagton Wander Neves
Educação Inclusiva
Pessoas com Deficiência
Ensino Superior
Inclusive Education
People with Disabilities
University Education
title_short A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim
title_full A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim
title_fullStr A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim
title_full_unstemmed A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim
title_sort A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim
author Silva, Wagton Wander Neves
author_facet Silva, Wagton Wander Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Marilandia Martins de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagton Wander Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Pessoas com Deficiência
Ensino Superior
Inclusive Education
People with Disabilities
University Education
topic Educação Inclusiva
Pessoas com Deficiência
Ensino Superior
Inclusive Education
People with Disabilities
University Education
description Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Química.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-03-26T21:46:58Z
2024-03-26T21:46:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Wagton Wander Neves. A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim. Orientador: Marilandia Martins de Almeida Machado. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/895
identifier_str_mv SILVA, Wagton Wander Neves. A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim. Orientador: Marilandia Martins de Almeida Machado. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Bacharelado em Engenharia Química
publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Bacharelado em Engenharia Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1798415012360880128