Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sandra Regina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Miranda, Dayse Lago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4464
Resumo: O artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada com docentes que publicaram narrativas reflexivas sobre experiências pedagógicas inovadoras na Série Práxis e Docência Universitária, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A pesquisa ancorou-se na perspectiva epistemológica construtivista; foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada para a produção dos dados, aos quais foi aplicada a análise de conteúdo. O objetivo foi identificar a percepção dos docentes sobre as aprendizagens que conquistaram, especialmente em função da reflexão à qual foram provocados, destacando-se: a abertura para a pessoa do estudante e para seu engajamento consciente; a ressignificação de crenças e pressupostos; a valorização do trabalho coletivo; e o reconhecimento da necessidade de formação político-pedagógica do professor universitário e da importância da reflexão sobre a prática docente para essa formação. Os resultados revelaram que o processo dialogado e problematizador, incentivado por iniciativas institucionais, possibilitou que a maioria dos participantes avançasse para níveis de reflexão mais profundos e vivenciasse o desenvolvimento pessoal e profissional docente.
id INEP-1_0c50569a27892f504c73edcb98850995
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/4464
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissionaldesenvolvimento profissional docente; experiência formativa; reflexãoO artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada com docentes que publicaram narrativas reflexivas sobre experiências pedagógicas inovadoras na Série Práxis e Docência Universitária, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A pesquisa ancorou-se na perspectiva epistemológica construtivista; foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada para a produção dos dados, aos quais foi aplicada a análise de conteúdo. O objetivo foi identificar a percepção dos docentes sobre as aprendizagens que conquistaram, especialmente em função da reflexão à qual foram provocados, destacando-se: a abertura para a pessoa do estudante e para seu engajamento consciente; a ressignificação de crenças e pressupostos; a valorização do trabalho coletivo; e o reconhecimento da necessidade de formação político-pedagógica do professor universitário e da importância da reflexão sobre a prática docente para essa formação. Os resultados revelaram que o processo dialogado e problematizador, incentivado por iniciativas institucionais, possibilitou que a maioria dos participantes avançasse para níveis de reflexão mais profundos e vivenciasse o desenvolvimento pessoal e profissional docente.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisSoares, Sandra Reginade Miranda, Dayse Lago2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/446410.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4464Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.32i106reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4464/pdfDireitos autorais 2019 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T14:16:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional
title Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional
spellingShingle Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional
Soares, Sandra Regina
desenvolvimento profissional docente; experiência formativa; reflexão
title_short Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional
title_full Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional
title_fullStr Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional
title_sort Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional
author Soares, Sandra Regina
author_facet Soares, Sandra Regina
de Miranda, Dayse Lago
author_role author
author2 de Miranda, Dayse Lago
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Sandra Regina
de Miranda, Dayse Lago
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento profissional docente; experiência formativa; reflexão
topic desenvolvimento profissional docente; experiência formativa; reflexão
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada com docentes que publicaram narrativas reflexivas sobre experiências pedagógicas inovadoras na Série Práxis e Docência Universitária, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A pesquisa ancorou-se na perspectiva epistemológica construtivista; foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada para a produção dos dados, aos quais foi aplicada a análise de conteúdo. O objetivo foi identificar a percepção dos docentes sobre as aprendizagens que conquistaram, especialmente em função da reflexão à qual foram provocados, destacando-se: a abertura para a pessoa do estudante e para seu engajamento consciente; a ressignificação de crenças e pressupostos; a valorização do trabalho coletivo; e o reconhecimento da necessidade de formação político-pedagógica do professor universitário e da importância da reflexão sobre a prática docente para essa formação. Os resultados revelaram que o processo dialogado e problematizador, incentivado por iniciativas institucionais, possibilitou que a maioria dos participantes avançasse para níveis de reflexão mais profundos e vivenciasse o desenvolvimento pessoal e profissional docente.
description O artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada com docentes que publicaram narrativas reflexivas sobre experiências pedagógicas inovadoras na Série Práxis e Docência Universitária, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A pesquisa ancorou-se na perspectiva epistemológica construtivista; foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada para a produção dos dados, aos quais foi aplicada a análise de conteúdo. O objetivo foi identificar a percepção dos docentes sobre as aprendizagens que conquistaram, especialmente em função da reflexão à qual foram provocados, destacando-se: a abertura para a pessoa do estudante e para seu engajamento consciente; a ressignificação de crenças e pressupostos; a valorização do trabalho coletivo; e o reconhecimento da necessidade de formação político-pedagógica do professor universitário e da importância da reflexão sobre a prática docente para essa formação. Os resultados revelaram que o processo dialogado e problematizador, incentivado por iniciativas institucionais, possibilitou que a maioria dos participantes avançasse para níveis de reflexão mais profundos e vivenciasse o desenvolvimento pessoal e profissional docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4464
10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4464
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4464
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4464/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.32i106
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1656026642391236608