Território, cultura e educação: a configuração da infância em tempo/espaço outro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Lidia Bueno
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lopes, Jader Janer Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3517
Resumo: Pretende-se oferecer referenciais teóricos no âmbito dos processos educativos nas ciências humanas, tendo como pressuposto o estudo do espaço geográfico e a teoria histórico-cultural de Vigotski para analisar os conceitos de vivência (perejivanie), compreendida como a unidade sujeito/meio, e de reelaboração criadora (tvortcheskaia pererabotka), que implica abordar o potencial criativo/criador dos sujeitos para (re)interpretar a cultura, com base em uma atividade organizadora interna e em seu enraizamento no mundo. Trabalha-se o tema da configuração da infância em contextos culturais específicos, no caso, a comunidade Vão de Almas, pertencente ao território quilombola Kalunga, no município de Cavalcante (estado de Goiás, Brasil), considerando que o espaço e o tempo marcam profundamente a vivência desses sujeitos.
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