Território, cultura e educação: a configuração da infância em tempo/espaço outro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3517 |
Resumo: | Pretende-se oferecer referenciais teóricos no âmbito dos processos educativos nas ciências humanas, tendo como pressuposto o estudo do espaço geográfico e a teoria histórico-cultural de Vigotski para analisar os conceitos de vivência (perejivanie), compreendida como a unidade sujeito/meio, e de reelaboração criadora (tvortcheskaia pererabotka), que implica abordar o potencial criativo/criador dos sujeitos para (re)interpretar a cultura, com base em uma atividade organizadora interna e em seu enraizamento no mundo. Trabalha-se o tema da configuração da infância em contextos culturais específicos, no caso, a comunidade Vão de Almas, pertencente ao território quilombola Kalunga, no município de Cavalcante (estado de Goiás, Brasil), considerando que o espaço e o tempo marcam profundamente a vivência desses sujeitos. |
id |
INEP-1_ba3534950e8e3d34a42b2edabd2e3564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/3517 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Território, cultura e educação: a configuração da infância em tempo/espaço outrovivência; unidade sujeito-meio; quilomboInfância em contextos culturais específicosPretende-se oferecer referenciais teóricos no âmbito dos processos educativos nas ciências humanas, tendo como pressuposto o estudo do espaço geográfico e a teoria histórico-cultural de Vigotski para analisar os conceitos de vivência (perejivanie), compreendida como a unidade sujeito/meio, e de reelaboração criadora (tvortcheskaia pererabotka), que implica abordar o potencial criativo/criador dos sujeitos para (re)interpretar a cultura, com base em uma atividade organizadora interna e em seu enraizamento no mundo. Trabalha-se o tema da configuração da infância em contextos culturais específicos, no caso, a comunidade Vão de Almas, pertencente ao território quilombola Kalunga, no município de Cavalcante (estado de Goiás, Brasil), considerando que o espaço e o tempo marcam profundamente a vivência desses sujeitos.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisFernandes, Maria Lidia BuenoLopes, Jader Janer Moreira2018-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/351710.24109/2176-6673.emaberto.31i101.3517Em Aberto; v. 31, n. 101 (2018): Educação, espaço, tempo217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i101reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3517/pdfDireitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Território, cultura e educação: a configuração da infância em tempo/espaço outro |
title |
Território, cultura e educação: a configuração da infância em tempo/espaço outro |
spellingShingle |
Território, cultura e educação: a configuração da infância em tempo/espaço outro Fernandes, Maria Lidia Bueno vivência; unidade sujeito-meio; quilombo Infância em contextos culturais específicos |
title_short |
Território, cultura e educação: a configuração da infância em tempo/espaço outro |
title_full |
Território, cultura e educação: a configuração da infância em tempo/espaço outro |
title_fullStr |
Território, cultura e educação: a configuração da infância em tempo/espaço outro |
title_full_unstemmed |
Território, cultura e educação: a configuração da infância em tempo/espaço outro |
title_sort |
Território, cultura e educação: a configuração da infância em tempo/espaço outro |
author |
Fernandes, Maria Lidia Bueno |
author_facet |
Fernandes, Maria Lidia Bueno Lopes, Jader Janer Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Jader Janer Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Maria Lidia Bueno Lopes, Jader Janer Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
vivência; unidade sujeito-meio; quilombo Infância em contextos culturais específicos |
topic |
vivência; unidade sujeito-meio; quilombo Infância em contextos culturais específicos |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Pretende-se oferecer referenciais teóricos no âmbito dos processos educativos nas ciências humanas, tendo como pressuposto o estudo do espaço geográfico e a teoria histórico-cultural de Vigotski para analisar os conceitos de vivência (perejivanie), compreendida como a unidade sujeito/meio, e de reelaboração criadora (tvortcheskaia pererabotka), que implica abordar o potencial criativo/criador dos sujeitos para (re)interpretar a cultura, com base em uma atividade organizadora interna e em seu enraizamento no mundo. Trabalha-se o tema da configuração da infância em contextos culturais específicos, no caso, a comunidade Vão de Almas, pertencente ao território quilombola Kalunga, no município de Cavalcante (estado de Goiás, Brasil), considerando que o espaço e o tempo marcam profundamente a vivência desses sujeitos. |
description |
Pretende-se oferecer referenciais teóricos no âmbito dos processos educativos nas ciências humanas, tendo como pressuposto o estudo do espaço geográfico e a teoria histórico-cultural de Vigotski para analisar os conceitos de vivência (perejivanie), compreendida como a unidade sujeito/meio, e de reelaboração criadora (tvortcheskaia pererabotka), que implica abordar o potencial criativo/criador dos sujeitos para (re)interpretar a cultura, com base em uma atividade organizadora interna e em seu enraizamento no mundo. Trabalha-se o tema da configuração da infância em contextos culturais específicos, no caso, a comunidade Vão de Almas, pertencente ao território quilombola Kalunga, no município de Cavalcante (estado de Goiás, Brasil), considerando que o espaço e o tempo marcam profundamente a vivência desses sujeitos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3517 10.24109/2176-6673.emaberto.31i101.3517 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3517 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.31i101.3517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3517/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 31, n. 101 (2018): Educação, espaço, tempo 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.31i101 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981643409784832 |