Nota crítica sobre a composição de pedagogias para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buss-Simão, Márcia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rocha, Eloisa Acires Candal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3301
Resumo: Retoma as construções teórico-práticas tradicionalmente apresentadas pela pedagogia para orientar a educação da pequena infância (crianças até seis anos de idade). A especificidade dessa etapa educacional é apresentada segundo os estudos sobre a constituição de uma pedagogia da infância no Brasil, indicando os limites e as possibilidades de articulação entre teoria e prática que respondam às demandas da docência. Uma análise crítica das bases educacionais e pedagógicas da educação infantil, encaminha perspectivas de uma pedagogia comprometida com a infância, que exige conhecer as crianças e as bases culturais que as constituem, para orientar a ação docente em torno de suas experiências educativas.
id INEP-1_fe35d07fa6543f0428c3cc0e425a4ca2
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/3301
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Nota crítica sobre a composição de pedagogias para a educação infantileducação infantil; pedagogia; infância, cultura.educação infantil; pedagogia.Retoma as construções teórico-práticas tradicionalmente apresentadas pela pedagogia para orientar a educação da pequena infância (crianças até seis anos de idade). A especificidade dessa etapa educacional é apresentada segundo os estudos sobre a constituição de uma pedagogia da infância no Brasil, indicando os limites e as possibilidades de articulação entre teoria e prática que respondam às demandas da docência. Uma análise crítica das bases educacionais e pedagógicas da educação infantil, encaminha perspectivas de uma pedagogia comprometida com a infância, que exige conhecer as crianças e as bases culturais que as constituem, para orientar a ação docente em torno de suas experiências educativas.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisBuss-Simão, MárciaRocha, Eloisa Acires Candal2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/330110.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3301Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.30i100reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3301/pdfDireitos autorais 2017 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Nota crítica sobre a composição de pedagogias para a educação infantil
title Nota crítica sobre a composição de pedagogias para a educação infantil
spellingShingle Nota crítica sobre a composição de pedagogias para a educação infantil
Buss-Simão, Márcia
educação infantil; pedagogia; infância, cultura.
educação infantil; pedagogia.
title_short Nota crítica sobre a composição de pedagogias para a educação infantil
title_full Nota crítica sobre a composição de pedagogias para a educação infantil
title_fullStr Nota crítica sobre a composição de pedagogias para a educação infantil
title_full_unstemmed Nota crítica sobre a composição de pedagogias para a educação infantil
title_sort Nota crítica sobre a composição de pedagogias para a educação infantil
author Buss-Simão, Márcia
author_facet Buss-Simão, Márcia
Rocha, Eloisa Acires Candal
author_role author
author2 Rocha, Eloisa Acires Candal
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Buss-Simão, Márcia
Rocha, Eloisa Acires Candal
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil; pedagogia; infância, cultura.
educação infantil; pedagogia.
topic educação infantil; pedagogia; infância, cultura.
educação infantil; pedagogia.
dc.description.none.fl_txt_mv Retoma as construções teórico-práticas tradicionalmente apresentadas pela pedagogia para orientar a educação da pequena infância (crianças até seis anos de idade). A especificidade dessa etapa educacional é apresentada segundo os estudos sobre a constituição de uma pedagogia da infância no Brasil, indicando os limites e as possibilidades de articulação entre teoria e prática que respondam às demandas da docência. Uma análise crítica das bases educacionais e pedagógicas da educação infantil, encaminha perspectivas de uma pedagogia comprometida com a infância, que exige conhecer as crianças e as bases culturais que as constituem, para orientar a ação docente em torno de suas experiências educativas.
description Retoma as construções teórico-práticas tradicionalmente apresentadas pela pedagogia para orientar a educação da pequena infância (crianças até seis anos de idade). A especificidade dessa etapa educacional é apresentada segundo os estudos sobre a constituição de uma pedagogia da infância no Brasil, indicando os limites e as possibilidades de articulação entre teoria e prática que respondam às demandas da docência. Uma análise crítica das bases educacionais e pedagógicas da educação infantil, encaminha perspectivas de uma pedagogia comprometida com a infância, que exige conhecer as crianças e as bases culturais que as constituem, para orientar a ação docente em torno de suas experiências educativas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3301
10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3301
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3301
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3301/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.30i100
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981643367841792