Marketing boca a boca: funcionamento e implicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/540 |
Resumo: | Esse estudo teve por objetivo entender sobre os funcionamentos do marketing boca a boca, entre suas causas, estopins e consequências, através da história da marca Abercrombie & Fitch no Brasil. Chegou-se a conclusão que o boca a boca tem um papel fundamental na difusão e homogeneização das preferências de grupos específicos. Nesse ponto os indivíduos considerados “heavy users” desempenham um papel de disseminadores. A renda, por outro lado, desempenha um papel de dificultadora do boca a boca através das classes sociais. Percebeu-se também que as pessoas estão dispostas a gastar com modas passageiras se isso significar pertencer a um grupo pré-determinado e as mulheres parecem ser mais receptivas a opinião de outros que os homens. Internet é importante no processo de boca a boca, no entanto, as formas mais “clássicas” de divulgação como sites especializados ainda têm mais efetividade que investimentos em redes sociais ou aplicativos. |
id |
INSP_dcf7ba310035c8e737566bda5b03ca3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/540 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessCarlsen, Thomas Alfred TroianoLaban Neto, Sílvio AbrahãoSão Paulo2015-03-12T17:38:09Z2021-09-13T02:23:51Z2015-03-122015-03-12T17:38:09Z2021-09-13T02:23:51Z20112011https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/540Esse estudo teve por objetivo entender sobre os funcionamentos do marketing boca a boca, entre suas causas, estopins e consequências, através da história da marca Abercrombie & Fitch no Brasil. Chegou-se a conclusão que o boca a boca tem um papel fundamental na difusão e homogeneização das preferências de grupos específicos. Nesse ponto os indivíduos considerados “heavy users” desempenham um papel de disseminadores. A renda, por outro lado, desempenha um papel de dificultadora do boca a boca através das classes sociais. Percebeu-se também que as pessoas estão dispostas a gastar com modas passageiras se isso significar pertencer a um grupo pré-determinado e as mulheres parecem ser mais receptivas a opinião de outros que os homens. Internet é importante no processo de boca a boca, no entanto, as formas mais “clássicas” de divulgação como sites especializados ainda têm mais efetividade que investimentos em redes sociais ou aplicativos.This study aimed to understand the workings of word of mouth marketing among its causes, consequences and fuses through the history of the brand Abercrombie & Fitch in Brazil. It reached the conclusion that the word of mouth plays a key role in the diffusion and homogenization of preferences of specific groups. Here the individuals considered "heavy users" play a role as disseminators. The income on the other hand, plays a complicating role on the functioning of word of mouth through social classes. It was also felt that people are willing to spend on fads if it means to belong to a predetermined group and women seem to be more receptive to the opinions of others than men. Internet is important in the process of word of mouth, however, the more "classic" forms of disclosure as specialized sites still have more effective investments in social networks or applicatives.61 f.MarketingAbercrombie & FitchBoca a bocaMarketing boca a boca: funcionamento e implicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERORIGINALThomas Alfred Troiano Carlsen_trabalho.pdfTexto Completoapplication/pdf3146172https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/540/1/Thomas%20Alfred%20Troiano%20Carlsen_trabalho.pdf12bc5eb8c4b4c9f0b86ad5c8926f0db3MD51Thomas Alfred Troiano Carlsen_aluno.pdfIndisponível - Autorização Alunoapplication/pdf480658https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/540/2/Thomas%20Alfred%20Troiano%20Carlsen_aluno.pdf6a9d631b1b988743091fea4f37f66e06MD52LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/540/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTThomas Alfred Troiano Carlsen_trabalho.pdf.txtExtracted texttext/plain90359https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/540/4/Thomas%20Alfred%20Troiano%20Carlsen_trabalho.pdf.txt5515e5e5304b920309d54091163a609eMD54Thomas Alfred Troiano Carlsen_aluno.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/540/5/Thomas%20Alfred%20Troiano%20Carlsen_aluno.pdf.txte1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9MD55THUMBNAILThomas Alfred Troiano Carlsen_trabalho.pdf.jpgThomas Alfred Troiano Carlsen_trabalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/540/6/Thomas%20Alfred%20Troiano%20Carlsen_trabalho.pdf.jpg9db2186abd77f4c36e4f17000ef4d7d8MD56Thomas Alfred Troiano Carlsen_aluno.pdf.jpgThomas Alfred Troiano Carlsen_aluno.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1493https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/540/7/Thomas%20Alfred%20Troiano%20Carlsen_aluno.pdf.jpg2234e6df27d32943fddcdebf7b7e2457MD5711224/5402022-12-02 13:34:15.391oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T18:34:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing boca a boca: funcionamento e implicações |
title |
Marketing boca a boca: funcionamento e implicações |
spellingShingle |
Marketing boca a boca: funcionamento e implicações Carlsen, Thomas Alfred Troiano Marketing Abercrombie & Fitch Boca a boca |
title_short |
Marketing boca a boca: funcionamento e implicações |
title_full |
Marketing boca a boca: funcionamento e implicações |
title_fullStr |
Marketing boca a boca: funcionamento e implicações |
title_full_unstemmed |
Marketing boca a boca: funcionamento e implicações |
title_sort |
Marketing boca a boca: funcionamento e implicações |
author |
Carlsen, Thomas Alfred Troiano |
author_facet |
Carlsen, Thomas Alfred Troiano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlsen, Thomas Alfred Troiano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Laban Neto, Sílvio Abrahão |
contributor_str_mv |
Laban Neto, Sílvio Abrahão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Abercrombie & Fitch Boca a boca |
topic |
Marketing Abercrombie & Fitch Boca a boca |
description |
Esse estudo teve por objetivo entender sobre os funcionamentos do marketing boca a boca, entre suas causas, estopins e consequências, através da história da marca Abercrombie & Fitch no Brasil. Chegou-se a conclusão que o boca a boca tem um papel fundamental na difusão e homogeneização das preferências de grupos específicos. Nesse ponto os indivíduos considerados “heavy users” desempenham um papel de disseminadores. A renda, por outro lado, desempenha um papel de dificultadora do boca a boca através das classes sociais. Percebeu-se também que as pessoas estão dispostas a gastar com modas passageiras se isso significar pertencer a um grupo pré-determinado e as mulheres parecem ser mais receptivas a opinião de outros que os homens. Internet é importante no processo de boca a boca, no entanto, as formas mais “clássicas” de divulgação como sites especializados ainda têm mais efetividade que investimentos em redes sociais ou aplicativos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-12T17:38:09Z 2021-09-13T02:23:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-12 2015-03-12T17:38:09Z 2021-09-13T02:23:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/540 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
61 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/540/1/Thomas%20Alfred%20Troiano%20Carlsen_trabalho.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/540/2/Thomas%20Alfred%20Troiano%20Carlsen_aluno.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/540/3/license.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/540/4/Thomas%20Alfred%20Troiano%20Carlsen_trabalho.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/540/5/Thomas%20Alfred%20Troiano%20Carlsen_aluno.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/540/6/Thomas%20Alfred%20Troiano%20Carlsen_trabalho.pdf.jpg https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/540/7/Thomas%20Alfred%20Troiano%20Carlsen_aluno.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12bc5eb8c4b4c9f0b86ad5c8926f0db3 6a9d631b1b988743091fea4f37f66e06 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 5515e5e5304b920309d54091163a609e e1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9 9db2186abd77f4c36e4f17000ef4d7d8 2234e6df27d32943fddcdebf7b7e2457 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1791085948328476672 |