Marketing boca a boca : estudo da recepção de informações positivas sobre produções cinematográficas
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2009 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/18961 |
Summary: | Mais interligados, os consumidores têm percebido nos seus grupos de relacionamento grandes fontes de informações sobre produtos e serviços. Um setor bastante favorecido por essas trocas é o de produções cinematográficas. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem com objetivo compreender como a recepção de informações positivas sobre filmes influencia a tomada de decisão de compra dos indivíduos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde pessoas com grande interesse pela sétima arte foram questionadas acerca do boca a boca positivo. Os dados obtidos foram estudados através da técnica de análise de conteúdo e os resultados evidenciaram, dentre outros, que as discussões coletivas e a trocas de ideias sobre esse tipo de produto possuem grande poder de influência na decisão de compra. As sugestões advindas de pessoas conhecidas, que apenas trocam experiências ou expressam alguma opinião sobre consumo, normalmente têm mais credibilidade que outras fontes de informação. |
id |
UFRGS-2_b298e6113e7b50ef2a4c6c06a240714f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18961 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Balem, EduardoSantos, Cristiane Pizzutti dos2010-03-27T04:15:29Z2009http://hdl.handle.net/10183/18961000733601Mais interligados, os consumidores têm percebido nos seus grupos de relacionamento grandes fontes de informações sobre produtos e serviços. Um setor bastante favorecido por essas trocas é o de produções cinematográficas. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem com objetivo compreender como a recepção de informações positivas sobre filmes influencia a tomada de decisão de compra dos indivíduos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde pessoas com grande interesse pela sétima arte foram questionadas acerca do boca a boca positivo. Os dados obtidos foram estudados através da técnica de análise de conteúdo e os resultados evidenciaram, dentre outros, que as discussões coletivas e a trocas de ideias sobre esse tipo de produto possuem grande poder de influência na decisão de compra. As sugestões advindas de pessoas conhecidas, que apenas trocam experiências ou expressam alguma opinião sobre consumo, normalmente têm mais credibilidade que outras fontes de informação.application/pdfporMarketing boca a boca : Divulgação espontâneaProdução cinematográficaMarketing boca a boca : estudo da recepção de informações positivas sobre produções cinematográficasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000733601.pdf.txt000733601.pdf.txtExtracted Texttext/plain88596http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18961/2/000733601.pdf.txt4e2701c9be64c9251aa54c3dfc8852e2MD52ORIGINAL000733601.pdf000733601.pdfTexto completoapplication/pdf362744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18961/1/000733601.pdf883cb88f6bdf981ae3891accb778e1bbMD51THUMBNAIL000733601.pdf.jpg000733601.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18961/3/000733601.pdf.jpg60862d2c6c2704a271f655ad222c896aMD5310183/189612018-10-17 08:44:09.636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18961Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:44:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing boca a boca : estudo da recepção de informações positivas sobre produções cinematográficas |
title |
Marketing boca a boca : estudo da recepção de informações positivas sobre produções cinematográficas |
spellingShingle |
Marketing boca a boca : estudo da recepção de informações positivas sobre produções cinematográficas Balem, Eduardo Marketing boca a boca : Divulgação espontânea Produção cinematográfica |
title_short |
Marketing boca a boca : estudo da recepção de informações positivas sobre produções cinematográficas |
title_full |
Marketing boca a boca : estudo da recepção de informações positivas sobre produções cinematográficas |
title_fullStr |
Marketing boca a boca : estudo da recepção de informações positivas sobre produções cinematográficas |
title_full_unstemmed |
Marketing boca a boca : estudo da recepção de informações positivas sobre produções cinematográficas |
title_sort |
Marketing boca a boca : estudo da recepção de informações positivas sobre produções cinematográficas |
author |
Balem, Eduardo |
author_facet |
Balem, Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balem, Eduardo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
contributor_str_mv |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing boca a boca : Divulgação espontânea Produção cinematográfica |
topic |
Marketing boca a boca : Divulgação espontânea Produção cinematográfica |
description |
Mais interligados, os consumidores têm percebido nos seus grupos de relacionamento grandes fontes de informações sobre produtos e serviços. Um setor bastante favorecido por essas trocas é o de produções cinematográficas. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem com objetivo compreender como a recepção de informações positivas sobre filmes influencia a tomada de decisão de compra dos indivíduos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde pessoas com grande interesse pela sétima arte foram questionadas acerca do boca a boca positivo. Os dados obtidos foram estudados através da técnica de análise de conteúdo e os resultados evidenciaram, dentre outros, que as discussões coletivas e a trocas de ideias sobre esse tipo de produto possuem grande poder de influência na decisão de compra. As sugestões advindas de pessoas conhecidas, que apenas trocam experiências ou expressam alguma opinião sobre consumo, normalmente têm mais credibilidade que outras fontes de informação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-03-27T04:15:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18961 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000733601 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18961 |
identifier_str_mv |
000733601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18961/2/000733601.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18961/1/000733601.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18961/3/000733601.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e2701c9be64c9251aa54c3dfc8852e2 883cb88f6bdf981ae3891accb778e1bb 60862d2c6c2704a271f655ad222c896a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486710950035456 |