Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart,Jefferson O.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Farias,Camila Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200017
Resumo: O artigo analisa as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como esta instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de estudo baseado em pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que, ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sua lógica à cultura, de modo que o objeto empírico pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica.
id INTERCOM-1_acc1e74ce04cafaf0afc69de1603c53c
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442012000200017
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São PauloCulturaComunicaçãoCidadaniaEsfera PúblicaCentro Cultural do Banco do BrasilO artigo analisa as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como esta instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de estudo baseado em pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que, ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sua lógica à cultura, de modo que o objeto empírico pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200017Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.35 n.2 2012reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/S1809-58442012000200017info:eu-repo/semantics/openAccessGoulart,Jefferson O.Farias,Camila Cavalcantepor2013-01-09T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442012000200017Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2013-01-09T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
title Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
spellingShingle Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
Goulart,Jefferson O.
Cultura
Comunicação
Cidadania
Esfera Pública
Centro Cultural do Banco do Brasil
title_short Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
title_full Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
title_fullStr Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
title_full_unstemmed Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
title_sort Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
author Goulart,Jefferson O.
author_facet Goulart,Jefferson O.
Farias,Camila Cavalcante
author_role author
author2 Farias,Camila Cavalcante
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart,Jefferson O.
Farias,Camila Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Comunicação
Cidadania
Esfera Pública
Centro Cultural do Banco do Brasil
topic Cultura
Comunicação
Cidadania
Esfera Pública
Centro Cultural do Banco do Brasil
description O artigo analisa as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como esta instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de estudo baseado em pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que, ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sua lógica à cultura, de modo que o objeto empírico pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1809-58442012000200017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.35 n.2 2012
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129759031066624