Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200017 |
Resumo: | O artigo analisa as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como esta instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de estudo baseado em pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que, ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sua lógica à cultura, de modo que o objeto empírico pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica. |
id |
INTERCOM-1_acc1e74ce04cafaf0afc69de1603c53c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1809-58442012000200017 |
network_acronym_str |
INTERCOM-1 |
network_name_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São PauloCulturaComunicaçãoCidadaniaEsfera PúblicaCentro Cultural do Banco do BrasilO artigo analisa as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como esta instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de estudo baseado em pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que, ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sua lógica à cultura, de modo que o objeto empírico pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200017Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.35 n.2 2012reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/S1809-58442012000200017info:eu-repo/semantics/openAccessGoulart,Jefferson O.Farias,Camila Cavalcantepor2013-01-09T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442012000200017Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2013-01-09T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo |
title |
Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo |
spellingShingle |
Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo Goulart,Jefferson O. Cultura Comunicação Cidadania Esfera Pública Centro Cultural do Banco do Brasil |
title_short |
Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo |
title_full |
Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo |
title_fullStr |
Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo |
title_sort |
Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo |
author |
Goulart,Jefferson O. |
author_facet |
Goulart,Jefferson O. Farias,Camila Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
Farias,Camila Cavalcante |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart,Jefferson O. Farias,Camila Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Comunicação Cidadania Esfera Pública Centro Cultural do Banco do Brasil |
topic |
Cultura Comunicação Cidadania Esfera Pública Centro Cultural do Banco do Brasil |
description |
O artigo analisa as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como esta instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de estudo baseado em pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que, ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sua lógica à cultura, de modo que o objeto empírico pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200017 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1809-58442012000200017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.35 n.2 2012 reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) instacron:INTERCOM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
instacron_str |
INTERCOM |
institution |
INTERCOM |
reponame_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
collection |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository.name.fl_str_mv |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br |
_version_ |
1752129759031066624 |