Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Jefferson O. [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Farias, Camila Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442012000200017
http://hdl.handle.net/11449/869
Resumo: O artigo analisa as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como esta instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de estudo baseado em pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que, ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sua lógica à cultura, de modo que o objeto empírico pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica.
id UNSP_3cebc561befd5aa0c3982c601c613837
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/869
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São PauloCultura, Comunicacion y ciudadania: el caso del Centro Cultural del Banco de Brasil de São PauloCulture, Communication and citizenship: the case of the Cultural Center of the Bank of Brazil in São PauloCulturaComunicaçãoCidadaniaEsfera PúblicaCentro Cultural do Banco do BrasilCulturaComunicaciónEsfera PúblicaCentro Cultural de Banco del BrasilCultureCommunicationCitizenshipPublic SphereCultural Center of the Bank of BrazilO artigo analisa as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como esta instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de estudo baseado em pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que, ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sua lógica à cultura, de modo que o objeto empírico pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica.El artículo toma como argumento el tema de la actual política cultural y se analiza empíricamente las acciones culturales de la unidad paulista del Centro Cultural de Banco del Brasil (CCBB). El objetivo es interpretar como esta instituición opera el fomento a la cultura en el ámbito de la compleja engranaje de las normas culturales en Brasil. La articulación institucional entre el Banco del Brasil y su centro cultural implica algunas particularidades en el campo de la difusión cultural, ya que el estatus institucional del CCBB condiciona de una manera decisiva las formas en que transcurren las relaciones con los productores culturales, el público consumidor y su respectivo mantenedor. Se trata de un estudio basado en una investigación bibliográfica y un abordaje dialéctico del análisis. Se puede concluir que, al aceptar un laissez-faire cultural, el Estado admite que el mercado impone su lógica al de la cultura, de modo que, el objeto empírico del presente artículo puede ser caracterizado como un ejemplo de esa dinámica.The article takes as argument the current cultural policy and analyzes empirically the actions of the São Paulo unit of the Cultural Center of the Bank of Brazil (CCBB). The intent is to investigate how this institution operates the promotion of the culture inside the context of the culture's regularization in Brazil. The institutional linkage between the Bank of Brazil and its Cultural Center brings about some particularities in the field of the cultural diffusion, since the institutional status of the CCBB definitely provides the way how will occur the relationship among the cultural producers, the consuming public and its main sponsor. It´s a study based on bibliographical research and dialectical approach for analysis. We arrive to the conclusion that by consenting a culture laissez-faire, the State concedes that the market imposes its logic to the culture, so that the empirical object of this article can be characterized as an example of this dynamic.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Centro de Estudos de Cultura ContemporâneaUniversidade Federal da Bahia (UFBA) IHACUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Centro de Estudos de Cultura ContemporâneaSociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal da Bahia (UFBA)Goulart, Jefferson O. [UNESP]Farias, Camila Cavalcante2014-05-20T13:12:57Z2014-05-20T13:12:57Z2012-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article331-349application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442012000200017Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), v. 35, n. 2, p. 331-349, 2012.1809-5844http://hdl.handle.net/11449/86910.1590/S1809-58442012000200017S1809-58442012000200017S1809-58442012000200017.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporIntercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-08T06:12:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/869Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-08T06:12:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
Cultura, Comunicacion y ciudadania: el caso del Centro Cultural del Banco de Brasil de São Paulo
Culture, Communication and citizenship: the case of the Cultural Center of the Bank of Brazil in São Paulo
title Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
spellingShingle Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
Goulart, Jefferson O. [UNESP]
Cultura
Comunicação
Cidadania
Esfera Pública
Centro Cultural do Banco do Brasil
Cultura
Comunicación
Esfera Pública
Centro Cultural de Banco del Brasil
Culture
Communication
Citizenship
Public Sphere
Cultural Center of the Bank of Brazil
title_short Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
title_full Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
title_fullStr Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
title_full_unstemmed Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
title_sort Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo
author Goulart, Jefferson O. [UNESP]
author_facet Goulart, Jefferson O. [UNESP]
Farias, Camila Cavalcante
author_role author
author2 Farias, Camila Cavalcante
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Jefferson O. [UNESP]
Farias, Camila Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Comunicação
Cidadania
Esfera Pública
Centro Cultural do Banco do Brasil
Cultura
Comunicación
Esfera Pública
Centro Cultural de Banco del Brasil
Culture
Communication
Citizenship
Public Sphere
Cultural Center of the Bank of Brazil
topic Cultura
Comunicação
Cidadania
Esfera Pública
Centro Cultural do Banco do Brasil
Cultura
Comunicación
Esfera Pública
Centro Cultural de Banco del Brasil
Culture
Communication
Citizenship
Public Sphere
Cultural Center of the Bank of Brazil
description O artigo analisa as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como esta instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de estudo baseado em pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que, ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sua lógica à cultura, de modo que o objeto empírico pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
2014-05-20T13:12:57Z
2014-05-20T13:12:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442012000200017
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), v. 35, n. 2, p. 331-349, 2012.
1809-5844
http://hdl.handle.net/11449/869
10.1590/S1809-58442012000200017
S1809-58442012000200017
S1809-58442012000200017.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442012000200017
http://hdl.handle.net/11449/869
identifier_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), v. 35, n. 2, p. 331-349, 2012.
1809-5844
10.1590/S1809-58442012000200017
S1809-58442012000200017
S1809-58442012000200017.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 331-349
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792961768659615744