Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terossi, Marcos Jose
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santana, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2350
Resumo: Considerando a educação como atividade humana, política e social empreenderemos neste artigo uma reflexão sobre tendências pedagógicas que historicamente foram mais recorrentes na educação escolar no Brasil, suas principais fontes epistemológicas, bem como as tendências emergentes destas na Educação Ambiental. A partir deste quadro e de uma perspectiva crítica, transformadora e emancipatória de Educação Ambiental, refletiremos sobre a “pedagogia de projetos” enquanto prática educativa, considerando suas possibilidades e limites.  Considering education as a human activity, political and social will undertake in this article reflects on pedagogical tendencies that historically were most frequent in school education in Brazil, its main epistemological sources, as well as emerging tendencies in these Environmental Education. From this framework and a critical, transformative and emancipatory Environmental Education, reflect on the "pedagogy of projects" as an educational practice, considering its possibilities and limits. Teniendo en cuenta la educación como una actividad humana, política y social llevará a cabo en este artículo se reflexiona sobre tendencias pedagógicas que históricamente eran más frecuentes en la educación escolar en Brasil, sus principales fuentes epistemológicas, así como las nuevas tendencias en estos Educación Ambiental. A partir de este marco y una educación ambiental crítica, transformadora y emancipadora, reflexionar sobre la "pedagogía de proyectos" como una práctica educativa, teniendo en cuenta sus posibilidades y límites.
id METO-3_00b92a510b693d2b34e56bd0deec19ac
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2350
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetosEducação Ambiental; Tendências Pedagógicas; Pedagogia de Projetos. Environmental Education; Pedagogical Tendencies; Project Pedagogy. La Educación Ambiental; Las Tendencias Pedagógicas; La Pedagogía Proyecto.Considerando a educação como atividade humana, política e social empreenderemos neste artigo uma reflexão sobre tendências pedagógicas que historicamente foram mais recorrentes na educação escolar no Brasil, suas principais fontes epistemológicas, bem como as tendências emergentes destas na Educação Ambiental. A partir deste quadro e de uma perspectiva crítica, transformadora e emancipatória de Educação Ambiental, refletiremos sobre a “pedagogia de projetos” enquanto prática educativa, considerando suas possibilidades e limites.  Considering education as a human activity, political and social will undertake in this article reflects on pedagogical tendencies that historically were most frequent in school education in Brazil, its main epistemological sources, as well as emerging tendencies in these Environmental Education. From this framework and a critical, transformative and emancipatory Environmental Education, reflect on the "pedagogy of projects" as an educational practice, considering its possibilities and limits. Teniendo en cuenta la educación como una actividad humana, política y social llevará a cabo en este artículo se reflexiona sobre tendencias pedagógicas que históricamente eran más frecuentes en la educación escolar en Brasil, sus principales fuentes epistemológicas, así como las nuevas tendencias en estos Educación Ambiental. A partir de este marco y una educación ambiental crítica, transformadora y emancipadora, reflexionar sobre la "pedagogía de proyectos" como una práctica educativa, teniendo en cuenta sus posibilidades y límites.Universidade Metodista de PiracicabaTerossi, Marcos JoseSantana, Luiz Carlos2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/235010.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep65-83Comunicações; v. 22, n. 2 (2015): Número Especial; 65-832238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2350/1587Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-09T11:59:01Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2350Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-08-09T11:59:01Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos
title Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos
spellingShingle Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos
Terossi, Marcos Jose
Educação Ambiental; Tendências Pedagógicas; Pedagogia de Projetos. Environmental Education; Pedagogical Tendencies; Project Pedagogy. La Educación Ambiental; Las Tendencias Pedagógicas; La Pedagogía Proyecto.
title_short Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos
title_full Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos
title_fullStr Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos
title_full_unstemmed Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos
title_sort Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos
author Terossi, Marcos Jose
author_facet Terossi, Marcos Jose
Santana, Luiz Carlos
author_role author
author2 Santana, Luiz Carlos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Terossi, Marcos Jose
Santana, Luiz Carlos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental; Tendências Pedagógicas; Pedagogia de Projetos. Environmental Education; Pedagogical Tendencies; Project Pedagogy. La Educación Ambiental; Las Tendencias Pedagógicas; La Pedagogía Proyecto.
topic Educação Ambiental; Tendências Pedagógicas; Pedagogia de Projetos. Environmental Education; Pedagogical Tendencies; Project Pedagogy. La Educación Ambiental; Las Tendencias Pedagógicas; La Pedagogía Proyecto.
description Considerando a educação como atividade humana, política e social empreenderemos neste artigo uma reflexão sobre tendências pedagógicas que historicamente foram mais recorrentes na educação escolar no Brasil, suas principais fontes epistemológicas, bem como as tendências emergentes destas na Educação Ambiental. A partir deste quadro e de uma perspectiva crítica, transformadora e emancipatória de Educação Ambiental, refletiremos sobre a “pedagogia de projetos” enquanto prática educativa, considerando suas possibilidades e limites.  Considering education as a human activity, political and social will undertake in this article reflects on pedagogical tendencies that historically were most frequent in school education in Brazil, its main epistemological sources, as well as emerging tendencies in these Environmental Education. From this framework and a critical, transformative and emancipatory Environmental Education, reflect on the "pedagogy of projects" as an educational practice, considering its possibilities and limits. Teniendo en cuenta la educación como una actividad humana, política y social llevará a cabo en este artículo se reflexiona sobre tendencias pedagógicas que históricamente eran más frecuentes en la educación escolar en Brasil, sus principales fuentes epistemológicas, así como las nuevas tendencias en estos Educación Ambiental. A partir de este marco y una educación ambiental crítica, transformadora y emancipadora, reflexionar sobre la "pedagogía de proyectos" como una práctica educativa, teniendo en cuenta sus posibilidades y límites.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2350
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep65-83
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2350
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep65-83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2350/1587
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 22, n. 2 (2015): Número Especial; 65-83
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021137391616