Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2350 |
Resumo: | Considerando a educação como atividade humana, política e social empreenderemos neste artigo uma reflexão sobre tendências pedagógicas que historicamente foram mais recorrentes na educação escolar no Brasil, suas principais fontes epistemológicas, bem como as tendências emergentes destas na Educação Ambiental. A partir deste quadro e de uma perspectiva crítica, transformadora e emancipatória de Educação Ambiental, refletiremos sobre a “pedagogia de projetos” enquanto prática educativa, considerando suas possibilidades e limites. Considering education as a human activity, political and social will undertake in this article reflects on pedagogical tendencies that historically were most frequent in school education in Brazil, its main epistemological sources, as well as emerging tendencies in these Environmental Education. From this framework and a critical, transformative and emancipatory Environmental Education, reflect on the "pedagogy of projects" as an educational practice, considering its possibilities and limits. Teniendo en cuenta la educación como una actividad humana, política y social llevará a cabo en este artículo se reflexiona sobre tendencias pedagógicas que históricamente eran más frecuentes en la educación escolar en Brasil, sus principales fuentes epistemológicas, así como las nuevas tendencias en estos Educación Ambiental. A partir de este marco y una educación ambiental crítica, transformadora y emancipadora, reflexionar sobre la "pedagogía de proyectos" como una práctica educativa, teniendo en cuenta sus posibilidades y límites. |
id |
METO-3_00b92a510b693d2b34e56bd0deec19ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2350 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetosEducação Ambiental; Tendências Pedagógicas; Pedagogia de Projetos. Environmental Education; Pedagogical Tendencies; Project Pedagogy. La Educación Ambiental; Las Tendencias Pedagógicas; La Pedagogía Proyecto.Considerando a educação como atividade humana, política e social empreenderemos neste artigo uma reflexão sobre tendências pedagógicas que historicamente foram mais recorrentes na educação escolar no Brasil, suas principais fontes epistemológicas, bem como as tendências emergentes destas na Educação Ambiental. A partir deste quadro e de uma perspectiva crítica, transformadora e emancipatória de Educação Ambiental, refletiremos sobre a “pedagogia de projetos” enquanto prática educativa, considerando suas possibilidades e limites. Considering education as a human activity, political and social will undertake in this article reflects on pedagogical tendencies that historically were most frequent in school education in Brazil, its main epistemological sources, as well as emerging tendencies in these Environmental Education. From this framework and a critical, transformative and emancipatory Environmental Education, reflect on the "pedagogy of projects" as an educational practice, considering its possibilities and limits. Teniendo en cuenta la educación como una actividad humana, política y social llevará a cabo en este artículo se reflexiona sobre tendencias pedagógicas que históricamente eran más frecuentes en la educación escolar en Brasil, sus principales fuentes epistemológicas, así como las nuevas tendencias en estos Educación Ambiental. A partir de este marco y una educación ambiental crítica, transformadora y emancipadora, reflexionar sobre la "pedagogía de proyectos" como una práctica educativa, teniendo en cuenta sus posibilidades y límites.Universidade Metodista de PiracicabaTerossi, Marcos JoseSantana, Luiz Carlos2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/235010.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep65-83Comunicações; v. 22, n. 2 (2015): Número Especial; 65-832238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2350/1587Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-09T11:59:01Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2350Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-08-09T11:59:01Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos |
title |
Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos |
spellingShingle |
Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos Terossi, Marcos Jose Educação Ambiental; Tendências Pedagógicas; Pedagogia de Projetos. Environmental Education; Pedagogical Tendencies; Project Pedagogy. La Educación Ambiental; Las Tendencias Pedagógicas; La Pedagogía Proyecto. |
title_short |
Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos |
title_full |
Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos |
title_fullStr |
Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos |
title_sort |
Educação ambiental: tendências pedagógicas, fontes epistemológicas e a pedagogia de projetos |
author |
Terossi, Marcos Jose |
author_facet |
Terossi, Marcos Jose Santana, Luiz Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Luiz Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terossi, Marcos Jose Santana, Luiz Carlos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental; Tendências Pedagógicas; Pedagogia de Projetos. Environmental Education; Pedagogical Tendencies; Project Pedagogy. La Educación Ambiental; Las Tendencias Pedagógicas; La Pedagogía Proyecto. |
topic |
Educação Ambiental; Tendências Pedagógicas; Pedagogia de Projetos. Environmental Education; Pedagogical Tendencies; Project Pedagogy. La Educación Ambiental; Las Tendencias Pedagógicas; La Pedagogía Proyecto. |
description |
Considerando a educação como atividade humana, política e social empreenderemos neste artigo uma reflexão sobre tendências pedagógicas que historicamente foram mais recorrentes na educação escolar no Brasil, suas principais fontes epistemológicas, bem como as tendências emergentes destas na Educação Ambiental. A partir deste quadro e de uma perspectiva crítica, transformadora e emancipatória de Educação Ambiental, refletiremos sobre a “pedagogia de projetos” enquanto prática educativa, considerando suas possibilidades e limites. Considering education as a human activity, political and social will undertake in this article reflects on pedagogical tendencies that historically were most frequent in school education in Brazil, its main epistemological sources, as well as emerging tendencies in these Environmental Education. From this framework and a critical, transformative and emancipatory Environmental Education, reflect on the "pedagogy of projects" as an educational practice, considering its possibilities and limits. Teniendo en cuenta la educación como una actividad humana, política y social llevará a cabo en este artículo se reflexiona sobre tendencias pedagógicas que históricamente eran más frecuentes en la educación escolar en Brasil, sus principales fuentes epistemológicas, así como las nuevas tendencias en estos Educación Ambiental. A partir de este marco y una educación ambiental crítica, transformadora y emancipadora, reflexionar sobre la "pedagogía de proyectos" como una práctica educativa, teniendo en cuenta sus posibilidades y límites. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2350 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep65-83 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2350 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep65-83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2350/1587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 22, n. 2 (2015): Número Especial; 65-83 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021137391616 |