A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2889 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar sob o enfoque da Educação Especial a organização de um Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) desenvolvido em dois assentamentos paulistas. Os procedimentos metodológicos pautaram-se na análise documental do PRONERA e do Projeto de EJA realizado no estado de São Paulo e entrevistas com as pessoas que participaram desse Projeto. Os resultados indicam que no Projeto de EJA nos dois assentamentos houve a presença alunos com e sem deficiência, com o perfil de trabalhadores, excluídos de um processo de escolarização na idade escolar. Com relação às condições do trabalho docente foram desenvolvidas nas possibilidades e dificuldades encontradas na vigência do Projeto, com o exercício de diversas funções. Verificou-se uma infraestrutura precária, como é a realidade de muitas escolas públicas no Brasil. Conclui-se que o PRONERA apresenta uma omissão ao não atentar-se à educação para as pessoas com deficiência em áreas rurais. Este estudo, e outros, podem contribuir para alertar os movimentos sociais, a academia científica e educadores (as) sobre a educação inclusiva no contexto rural. |
id |
METO-3_08212925309128cc54986a7f40637526 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2889 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistasEducaçãoEducação especial; Educação de jovens e adultos; Educação no campo.O objetivo deste estudo foi analisar sob o enfoque da Educação Especial a organização de um Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) desenvolvido em dois assentamentos paulistas. Os procedimentos metodológicos pautaram-se na análise documental do PRONERA e do Projeto de EJA realizado no estado de São Paulo e entrevistas com as pessoas que participaram desse Projeto. Os resultados indicam que no Projeto de EJA nos dois assentamentos houve a presença alunos com e sem deficiência, com o perfil de trabalhadores, excluídos de um processo de escolarização na idade escolar. Com relação às condições do trabalho docente foram desenvolvidas nas possibilidades e dificuldades encontradas na vigência do Projeto, com o exercício de diversas funções. Verificou-se uma infraestrutura precária, como é a realidade de muitas escolas públicas no Brasil. Conclui-se que o PRONERA apresenta uma omissão ao não atentar-se à educação para as pessoas com deficiência em áreas rurais. Este estudo, e outros, podem contribuir para alertar os movimentos sociais, a academia científica e educadores (as) sobre a educação inclusiva no contexto rural.Universidade Metodista de PiracicabaCAPES- Observatório da EducaçãoGonçalves, Taísa Grasiela Gomes LiduenhaMoreno Caiado, Katia Regina2016-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/288910.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p177-193Comunicações; v. 23, n. 1 (2016); 177-1932238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2889/1693Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T15:27:11Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2889Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T15:27:11Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas |
title |
A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas |
spellingShingle |
A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha Educação Educação especial; Educação de jovens e adultos; Educação no campo. |
title_short |
A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas |
title_full |
A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas |
title_fullStr |
A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas |
title_full_unstemmed |
A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas |
title_sort |
A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas |
author |
Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha |
author_facet |
Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha Moreno Caiado, Katia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Moreno Caiado, Katia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES- Observatório da Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha Moreno Caiado, Katia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação especial; Educação de jovens e adultos; Educação no campo. |
topic |
Educação Educação especial; Educação de jovens e adultos; Educação no campo. |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar sob o enfoque da Educação Especial a organização de um Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) desenvolvido em dois assentamentos paulistas. Os procedimentos metodológicos pautaram-se na análise documental do PRONERA e do Projeto de EJA realizado no estado de São Paulo e entrevistas com as pessoas que participaram desse Projeto. Os resultados indicam que no Projeto de EJA nos dois assentamentos houve a presença alunos com e sem deficiência, com o perfil de trabalhadores, excluídos de um processo de escolarização na idade escolar. Com relação às condições do trabalho docente foram desenvolvidas nas possibilidades e dificuldades encontradas na vigência do Projeto, com o exercício de diversas funções. Verificou-se uma infraestrutura precária, como é a realidade de muitas escolas públicas no Brasil. Conclui-se que o PRONERA apresenta uma omissão ao não atentar-se à educação para as pessoas com deficiência em áreas rurais. Este estudo, e outros, podem contribuir para alertar os movimentos sociais, a academia científica e educadores (as) sobre a educação inclusiva no contexto rural. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2889 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p177-193 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2889 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p177-193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2889/1693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 23, n. 1 (2016); 177-193 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020477837312 |