A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moreno Caiado, Katia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2889
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar sob o enfoque da Educação Especial a organização de um Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) desenvolvido em dois assentamentos paulistas. Os procedimentos metodológicos pautaram-se na análise documental do PRONERA e do Projeto de EJA realizado no estado de São Paulo e entrevistas com as pessoas que participaram desse Projeto. Os resultados indicam que no Projeto de EJA nos dois assentamentos houve a presença alunos com e sem deficiência, com o perfil de trabalhadores, excluídos de um processo de escolarização na idade escolar. Com relação às condições do trabalho docente foram desenvolvidas nas possibilidades e dificuldades encontradas na vigência do Projeto, com o exercício de diversas funções. Verificou-se uma infraestrutura precária, como é a realidade de muitas escolas públicas no Brasil. Conclui-se que o PRONERA apresenta uma omissão ao não atentar-se à educação para as pessoas com deficiência em áreas rurais. Este estudo, e outros, podem contribuir para alertar os movimentos sociais, a academia científica e educadores (as) sobre a educação inclusiva no contexto rural.
id METO-3_08212925309128cc54986a7f40637526
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2889
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistasEducaçãoEducação especial; Educação de jovens e adultos; Educação no campo.O objetivo deste estudo foi analisar sob o enfoque da Educação Especial a organização de um Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) desenvolvido em dois assentamentos paulistas. Os procedimentos metodológicos pautaram-se na análise documental do PRONERA e do Projeto de EJA realizado no estado de São Paulo e entrevistas com as pessoas que participaram desse Projeto. Os resultados indicam que no Projeto de EJA nos dois assentamentos houve a presença alunos com e sem deficiência, com o perfil de trabalhadores, excluídos de um processo de escolarização na idade escolar. Com relação às condições do trabalho docente foram desenvolvidas nas possibilidades e dificuldades encontradas na vigência do Projeto, com o exercício de diversas funções. Verificou-se uma infraestrutura precária, como é a realidade de muitas escolas públicas no Brasil. Conclui-se que o PRONERA apresenta uma omissão ao não atentar-se à educação para as pessoas com deficiência em áreas rurais. Este estudo, e outros, podem contribuir para alertar os movimentos sociais, a academia científica e educadores (as) sobre a educação inclusiva no contexto rural.Universidade Metodista de PiracicabaCAPES- Observatório da EducaçãoGonçalves, Taísa Grasiela Gomes LiduenhaMoreno Caiado, Katia Regina2016-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/288910.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p177-193Comunicações; v. 23, n. 1 (2016); 177-1932238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2889/1693Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T15:27:11Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2889Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T15:27:11Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas
title A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas
spellingShingle A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas
Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha
Educação
Educação especial; Educação de jovens e adultos; Educação no campo.
title_short A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas
title_full A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas
title_fullStr A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas
title_full_unstemmed A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas
title_sort A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas
author Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha
author_facet Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha
Moreno Caiado, Katia Regina
author_role author
author2 Moreno Caiado, Katia Regina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES- Observatório da Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha
Moreno Caiado, Katia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação especial; Educação de jovens e adultos; Educação no campo.
topic Educação
Educação especial; Educação de jovens e adultos; Educação no campo.
description O objetivo deste estudo foi analisar sob o enfoque da Educação Especial a organização de um Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) desenvolvido em dois assentamentos paulistas. Os procedimentos metodológicos pautaram-se na análise documental do PRONERA e do Projeto de EJA realizado no estado de São Paulo e entrevistas com as pessoas que participaram desse Projeto. Os resultados indicam que no Projeto de EJA nos dois assentamentos houve a presença alunos com e sem deficiência, com o perfil de trabalhadores, excluídos de um processo de escolarização na idade escolar. Com relação às condições do trabalho docente foram desenvolvidas nas possibilidades e dificuldades encontradas na vigência do Projeto, com o exercício de diversas funções. Verificou-se uma infraestrutura precária, como é a realidade de muitas escolas públicas no Brasil. Conclui-se que o PRONERA apresenta uma omissão ao não atentar-se à educação para as pessoas com deficiência em áreas rurais. Este estudo, e outros, podem contribuir para alertar os movimentos sociais, a academia científica e educadores (as) sobre a educação inclusiva no contexto rural.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2889
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p177-193
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2889
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p177-193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2889/1693
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 1 (2016); 177-193
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020477837312