Desafios na execução do atendimento socioeducativo de jovens em privação de liberdade
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3616 |
Resumo: | O artigo trata do trabalho pedagógico realizado em unidade de internação de jovens em privação de liberdade na região de Fortaleza, estado do Ceará, Brasil, e de alguns desafios do Sistema Socioeducativo. Os procedimentos metodológicos utilizados na investigação são de caráter qualitativo e se utilizou da análise de conteúdo de Bardin (2010) no processo de coleta, organização e análise dos dados. Os resultados da pesquisa identificam atuações na gestão do atendimento socioeducativo fragmentadas e desconexas da rede de serviços públicos, num processo de criminalização e institucionalização de jovens, através de paradigma tradicional e repressivo dentro da segurança pública, delegando à polícia dois fazeres: (i) apreensão de populações pobres da periferia pelo cometimento de ato infracional; e (ii) uso desproporcional de força violenta na contenção dos conflitos dentro de unidade de internação, em vista de harmonia, vigilância e adaptação no confinamento. |
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Desafios na execução do atendimento socioeducativo de jovens em privação de liberdadeEducação; Medidas Socioeducativas.Ato infracional; Sistema socioeducativo; Trabalho pedagógico; Jovens em privação de liberdade.O artigo trata do trabalho pedagógico realizado em unidade de internação de jovens em privação de liberdade na região de Fortaleza, estado do Ceará, Brasil, e de alguns desafios do Sistema Socioeducativo. Os procedimentos metodológicos utilizados na investigação são de caráter qualitativo e se utilizou da análise de conteúdo de Bardin (2010) no processo de coleta, organização e análise dos dados. Os resultados da pesquisa identificam atuações na gestão do atendimento socioeducativo fragmentadas e desconexas da rede de serviços públicos, num processo de criminalização e institucionalização de jovens, através de paradigma tradicional e repressivo dentro da segurança pública, delegando à polícia dois fazeres: (i) apreensão de populações pobres da periferia pelo cometimento de ato infracional; e (ii) uso desproporcional de força violenta na contenção dos conflitos dentro de unidade de internação, em vista de harmonia, vigilância e adaptação no confinamento.Universidade Metodista de PiracicabaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoAgnaldo Soares LimaGoverno do Estado do Ceará.Francisco, Julio CesarOnofre, Elenice Maria Cammarosano2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/361610.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p247-269Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 247-2692238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3616/2244América LatinaSéculo XXIDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T09:58:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3616Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T09:58:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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