As reformas religiosas e o nascimento da escolarização ocidental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dallabrida, Norberto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3535
Resumo: O presente artigo sustenta que as reformas religiosas construíram o nascimento da escolarização ocidental a partir de diferentes matrizes cristãs – protestantes e católica. Trata-se de um deslocamento histórico – no sentido foucaultiano – que fez emergir a educação escolar, marcada pela disciplina moderna, a qual é materializada por dispositivos como o controle do tempo e do espaço, a organização das forças, o clima de concorrência e de premiação discente e a ênfase nos castigos morais. Essa questão é lida nas seguintes obras: “Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente”, do sociólogo André Petitat; “Arqueología de la escuela”, dos sociólogos Julia Varela e Fernando Alvarez-Uría; e “A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar”, dos historiadores Inés Dussel e Marcelo Caruso. Assim, nestes três livros procura-se constatar elementos comuns sobre o surgimento da escolarização, mas também perceber diferenças, especialmente aquelas vinculadas às fundamentações teóricas e aos recortes espaciais.
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