As reformas religiosas e o nascimento da escolarização ocidental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3535 |
Resumo: | O presente artigo sustenta que as reformas religiosas construíram o nascimento da escolarização ocidental a partir de diferentes matrizes cristãs – protestantes e católica. Trata-se de um deslocamento histórico – no sentido foucaultiano – que fez emergir a educação escolar, marcada pela disciplina moderna, a qual é materializada por dispositivos como o controle do tempo e do espaço, a organização das forças, o clima de concorrência e de premiação discente e a ênfase nos castigos morais. Essa questão é lida nas seguintes obras: “Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente”, do sociólogo André Petitat; “Arqueología de la escuela”, dos sociólogos Julia Varela e Fernando Alvarez-Uría; e “A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar”, dos historiadores Inés Dussel e Marcelo Caruso. Assim, nestes três livros procura-se constatar elementos comuns sobre o surgimento da escolarização, mas também perceber diferenças, especialmente aquelas vinculadas às fundamentações teóricas e aos recortes espaciais. |
id |
METO-3_b95dc41bf89c8649027c4ba2e2c61454 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3535 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
As reformas religiosas e o nascimento da escolarização ocidentalHistória da EducaçãoReformas religiosas, protestante, jesuíta, escolarizaçãoO presente artigo sustenta que as reformas religiosas construíram o nascimento da escolarização ocidental a partir de diferentes matrizes cristãs – protestantes e católica. Trata-se de um deslocamento histórico – no sentido foucaultiano – que fez emergir a educação escolar, marcada pela disciplina moderna, a qual é materializada por dispositivos como o controle do tempo e do espaço, a organização das forças, o clima de concorrência e de premiação discente e a ênfase nos castigos morais. Essa questão é lida nas seguintes obras: “Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente”, do sociólogo André Petitat; “Arqueología de la escuela”, dos sociólogos Julia Varela e Fernando Alvarez-Uría; e “A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar”, dos historiadores Inés Dussel e Marcelo Caruso. Assim, nestes três livros procura-se constatar elementos comuns sobre o surgimento da escolarização, mas também perceber diferenças, especialmente aquelas vinculadas às fundamentações teóricas e aos recortes espaciais.Universidade Metodista de PiracicabaFAPESCDallabrida, Norberto2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa históricaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/353510.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p207-223Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 207-2232238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3535/2199EuropaSéculo XVIEducaçãoDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T21:02:56Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3535Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-30T21:02:56Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As reformas religiosas e o nascimento da escolarização ocidental |
title |
As reformas religiosas e o nascimento da escolarização ocidental |
spellingShingle |
As reformas religiosas e o nascimento da escolarização ocidental Dallabrida, Norberto História da Educação Reformas religiosas, protestante, jesuíta, escolarização |
title_short |
As reformas religiosas e o nascimento da escolarização ocidental |
title_full |
As reformas religiosas e o nascimento da escolarização ocidental |
title_fullStr |
As reformas religiosas e o nascimento da escolarização ocidental |
title_full_unstemmed |
As reformas religiosas e o nascimento da escolarização ocidental |
title_sort |
As reformas religiosas e o nascimento da escolarização ocidental |
author |
Dallabrida, Norberto |
author_facet |
Dallabrida, Norberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPESC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dallabrida, Norberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Reformas religiosas, protestante, jesuíta, escolarização |
topic |
História da Educação Reformas religiosas, protestante, jesuíta, escolarização |
description |
O presente artigo sustenta que as reformas religiosas construíram o nascimento da escolarização ocidental a partir de diferentes matrizes cristãs – protestantes e católica. Trata-se de um deslocamento histórico – no sentido foucaultiano – que fez emergir a educação escolar, marcada pela disciplina moderna, a qual é materializada por dispositivos como o controle do tempo e do espaço, a organização das forças, o clima de concorrência e de premiação discente e a ênfase nos castigos morais. Essa questão é lida nas seguintes obras: “Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente”, do sociólogo André Petitat; “Arqueología de la escuela”, dos sociólogos Julia Varela e Fernando Alvarez-Uría; e “A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar”, dos historiadores Inés Dussel e Marcelo Caruso. Assim, nestes três livros procura-se constatar elementos comuns sobre o surgimento da escolarização, mas também perceber diferenças, especialmente aquelas vinculadas às fundamentações teóricas e aos recortes espaciais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3535 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p207-223 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3535 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p207-223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3535/2199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Europa Século XVI Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 207-223 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020744175617 |