A DIALOGIA LÚDICA DO PROFESSOR DE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR: QUE DIÁLOGO É ESTE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CABRAL, EDUARDO MAURICIO VIEIRA
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2025
Resumo: O presente estudo tem como objetivo a compreensão do trabalho didático metodológico do professor de cursinho pré-vestibular, pois este, articulado com as condições da linguagem lúdica, desencadeia um raciocínio a fim de levar dinamicidade à aula. Articulado com a Teoria da Enunciação, do Ato e do Dialogismo de Mikhail Bakhtin, foi analisado o tipo de ação produzida pela interação professor/aluno no contexto da instituição escolar. A linguagem é considerada como o meio gerador de conhecimento, com que se explicitam as relações interpessoais, a forma de comunicação diferenciada e o modo como tais relações se manifestam nos contextos educacionais. Para tanto, a enunciação e o dialogismo têm como abordagem o Professor de cursinho pré-vestibular que se constitui frente ao aluno em uma ação de auto-reconhecimento pelo recolhimento desse outro ser. Isso concebe um movimento de alteridade, seguindo a idéia de que a linguagem produz a ação. Assim, professores e alunos, sujeitos portadores de biografias distintas, ocupam ambientes igualmente díspares. Essa dinâmica enunciativa é documentada por entrevistas semi-estruturadas com dez alunos destes cursos e também com dez alunos da rede pública.
id METODISTA_08fad1cef76de84e86ee28dccf046a90
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2025
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A DIALOGIA LÚDICA DO PROFESSOR DE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR: QUE DIÁLOGO É ESTE?THE DIALOGICAL LUDIC OF TEACHERS IN UNIVERSITY EXAM PREPARATION COURSE: WHAT DIALOGUE IS THIS?Linguagem lúdica; Visão de alunos; Trabalho do professor; Humor; Ensino MédioLudic language; Perception of the student; Work of the professor; Humour; Secondary school.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo tem como objetivo a compreensão do trabalho didático metodológico do professor de cursinho pré-vestibular, pois este, articulado com as condições da linguagem lúdica, desencadeia um raciocínio a fim de levar dinamicidade à aula. Articulado com a Teoria da Enunciação, do Ato e do Dialogismo de Mikhail Bakhtin, foi analisado o tipo de ação produzida pela interação professor/aluno no contexto da instituição escolar. A linguagem é considerada como o meio gerador de conhecimento, com que se explicitam as relações interpessoais, a forma de comunicação diferenciada e o modo como tais relações se manifestam nos contextos educacionais. Para tanto, a enunciação e o dialogismo têm como abordagem o Professor de cursinho pré-vestibular que se constitui frente ao aluno em uma ação de auto-reconhecimento pelo recolhimento desse outro ser. Isso concebe um movimento de alteridade, seguindo a idéia de que a linguagem produz a ação. Assim, professores e alunos, sujeitos portadores de biografias distintas, ocupam ambientes igualmente díspares. Essa dinâmica enunciativa é documentada por entrevistas semi-estruturadas com dez alunos destes cursos e também com dez alunos da rede pública.This study has as objective the understanding of the didactic-methodological work of the teachers of courses for admission in higher education, articulated with the conditions of the ludic language, unchains a reasoning that dynamizes the classes. Anchored in the Enunciation theory, the Act and the Dialogism of Mikhail Bakhtin, it argues the type of action produced with the interaction professor/student in the context of the educational institution. The study also searchs to analyze the concept of the bakhtinian theory under the aspect of the language and the discourse of these professors. It prepares the language as the generator knowledge, which explicitates the interpersonal relations, the form of differentiated communication and the way they manifests in the educational contexts. For in such a way, the enunciation and the dialogism have as approuch the teacher of courses for admission in higher education that constitutes front the student in an action of auto-recognition of the collect of this another being. This conceives an alterity movement, follows the idea of that the language produces the action. Thus, professors and students, carrying citizens of distinct biographies, occupy environments equally uneven. This enunciative dynamics is registered by semi-structurated interviews with ten students of these courses and also with ten students of public institutions.Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoAlmeida, Jane Soares deAlmeida, Jane Soares deBarbosa, JoaquimCABRAL, EDUARDO MAURICIO VIEIRA2021-01-27T17:24:34Z2009-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCABRAL, EDUARDO MAURICIO VIEIRA. A DIALOGIA LÚDICA DO PROFESSOR DE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR: QUE DIÁLOGO É ESTE?. 2009. 109 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2025porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2021-01-27T17:24:34Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2025Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2021-01-27T17:24:34Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A DIALOGIA LÚDICA DO PROFESSOR DE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR: QUE DIÁLOGO É ESTE?
THE DIALOGICAL LUDIC OF TEACHERS IN UNIVERSITY EXAM PREPARATION COURSE: WHAT DIALOGUE IS THIS?
title A DIALOGIA LÚDICA DO PROFESSOR DE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR: QUE DIÁLOGO É ESTE?
spellingShingle A DIALOGIA LÚDICA DO PROFESSOR DE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR: QUE DIÁLOGO É ESTE?
CABRAL, EDUARDO MAURICIO VIEIRA
Linguagem lúdica; Visão de alunos; Trabalho do professor; Humor; Ensino Médio
Ludic language; Perception of the student; Work of the professor; Humour; Secondary school.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A DIALOGIA LÚDICA DO PROFESSOR DE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR: QUE DIÁLOGO É ESTE?
title_full A DIALOGIA LÚDICA DO PROFESSOR DE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR: QUE DIÁLOGO É ESTE?
title_fullStr A DIALOGIA LÚDICA DO PROFESSOR DE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR: QUE DIÁLOGO É ESTE?
title_full_unstemmed A DIALOGIA LÚDICA DO PROFESSOR DE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR: QUE DIÁLOGO É ESTE?
title_sort A DIALOGIA LÚDICA DO PROFESSOR DE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR: QUE DIÁLOGO É ESTE?
author CABRAL, EDUARDO MAURICIO VIEIRA
author_facet CABRAL, EDUARDO MAURICIO VIEIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Jane Soares de
Almeida, Jane Soares de
Barbosa, Joaquim
dc.contributor.author.fl_str_mv CABRAL, EDUARDO MAURICIO VIEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem lúdica; Visão de alunos; Trabalho do professor; Humor; Ensino Médio
Ludic language; Perception of the student; Work of the professor; Humour; Secondary school.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Linguagem lúdica; Visão de alunos; Trabalho do professor; Humor; Ensino Médio
Ludic language; Perception of the student; Work of the professor; Humour; Secondary school.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo tem como objetivo a compreensão do trabalho didático metodológico do professor de cursinho pré-vestibular, pois este, articulado com as condições da linguagem lúdica, desencadeia um raciocínio a fim de levar dinamicidade à aula. Articulado com a Teoria da Enunciação, do Ato e do Dialogismo de Mikhail Bakhtin, foi analisado o tipo de ação produzida pela interação professor/aluno no contexto da instituição escolar. A linguagem é considerada como o meio gerador de conhecimento, com que se explicitam as relações interpessoais, a forma de comunicação diferenciada e o modo como tais relações se manifestam nos contextos educacionais. Para tanto, a enunciação e o dialogismo têm como abordagem o Professor de cursinho pré-vestibular que se constitui frente ao aluno em uma ação de auto-reconhecimento pelo recolhimento desse outro ser. Isso concebe um movimento de alteridade, seguindo a idéia de que a linguagem produz a ação. Assim, professores e alunos, sujeitos portadores de biografias distintas, ocupam ambientes igualmente díspares. Essa dinâmica enunciativa é documentada por entrevistas semi-estruturadas com dez alunos destes cursos e também com dez alunos da rede pública.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-17
2021-01-27T17:24:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CABRAL, EDUARDO MAURICIO VIEIRA. A DIALOGIA LÚDICA DO PROFESSOR DE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR: QUE DIÁLOGO É ESTE?. 2009. 109 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2025
identifier_str_mv CABRAL, EDUARDO MAURICIO VIEIRA. A DIALOGIA LÚDICA DO PROFESSOR DE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR: QUE DIÁLOGO É ESTE?. 2009. 109 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602005728919552