EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Júnior, Hamilton
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1089
Resumo: presente trabalho tem por finalidade refletir a educação matemática inserida em um momento em que emerge um novo paradigma que valoriza uma educação transdisciplinar. Tem como foco o educando em todos os seus aspectos: corporal, emocional, racional e espiritual. Partindo do princípio que se vive em um mundo globalizado, onde as informações processam-se no dia-a-dia com mais velocidade e que um dos responsáveis, por este acúmulo de informações, o computador, valoriza-se neste estudo esta tecnologia como estratégia para uma educação inovadora na aprendizagem matemática. Pesquisando-se a real necessidade, por parte dos alunos, em utilizar a informática dentro do ambiente escolar, questionase o fundamento da dificuldade e/ou resistência de educadores de uma escola pública da rede estadual do Estado de São Paulo em utilizar estas inovações tecnológicas, efetivamente o computador, como ferramenta importante na busca de uma educação significativa.(AU)
id METODISTA_1e5ee04fdc88bc9f3d7decc97e773e6d
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1089
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAglobalizaçãotransdisciplinaridadeinovações tecnológicascomputadoreducação matemáticaaprendizagem significativaglobalizationtransdisciplinaritytechnological innovationscomputermathematical educationmeaningful learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpresente trabalho tem por finalidade refletir a educação matemática inserida em um momento em que emerge um novo paradigma que valoriza uma educação transdisciplinar. Tem como foco o educando em todos os seus aspectos: corporal, emocional, racional e espiritual. Partindo do princípio que se vive em um mundo globalizado, onde as informações processam-se no dia-a-dia com mais velocidade e que um dos responsáveis, por este acúmulo de informações, o computador, valoriza-se neste estudo esta tecnologia como estratégia para uma educação inovadora na aprendizagem matemática. Pesquisando-se a real necessidade, por parte dos alunos, em utilizar a informática dentro do ambiente escolar, questionase o fundamento da dificuldade e/ou resistência de educadores de uma escola pública da rede estadual do Estado de São Paulo em utilizar estas inovações tecnológicas, efetivamente o computador, como ferramenta importante na busca de uma educação significativa.(AU)This dissertation aims at reflecting on Mathematics Education at a moment in which the paradigm focusing on Transdiciplinary Education emerges. It focuses on pupils and their body, emotion, mind and spirit aspects. Under the perspective that everyone lives in a globalized world, where information is fastly processed day-byday, and where the computer becomes responsible for its accumulation, we hold this study of such technology as a strategy for an innovative education in the mathematical learning close to our hearts. Going through the real need of students using computers at school, the questioning if the use of such technology by public school teachers and the difficulty/resistence found in dealing with these innovations as a key tool for a meaningful educational achievement in São Paulo emerges.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlmeida, Jane Soares deCPF:13258852520http://lattes.cnpq.br/0927807073677027Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Costa, José Manuel MoranCPF:94200002000Ferreira Júnior, Hamilton2016-08-03T16:15:57Z2008-09-252007-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA JÚNIOR, Hamilton. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2007. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:36Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1089Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:36Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
spellingShingle EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Ferreira Júnior, Hamilton
globalização
transdisciplinaridade
inovações tecnológicas
computador
educação matemática
aprendizagem significativa
globalization
transdisciplinarity
technological innovations
computer
mathematical education
meaningful learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_full EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_fullStr EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_sort EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
author Ferreira Júnior, Hamilton
author_facet Ferreira Júnior, Hamilton
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Jane Soares de
CPF:13258852520
http://lattes.cnpq.br/0927807073677027
Duran, Marilia Claret Geraes
CPF:48965000230
http://lattes.cnpq.br/9173949843431504
Costa, José Manuel Moran
CPF:94200002000
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Júnior, Hamilton
dc.subject.por.fl_str_mv globalização
transdisciplinaridade
inovações tecnológicas
computador
educação matemática
aprendizagem significativa
globalization
transdisciplinarity
technological innovations
computer
mathematical education
meaningful learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic globalização
transdisciplinaridade
inovações tecnológicas
computador
educação matemática
aprendizagem significativa
globalization
transdisciplinarity
technological innovations
computer
mathematical education
meaningful learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description presente trabalho tem por finalidade refletir a educação matemática inserida em um momento em que emerge um novo paradigma que valoriza uma educação transdisciplinar. Tem como foco o educando em todos os seus aspectos: corporal, emocional, racional e espiritual. Partindo do princípio que se vive em um mundo globalizado, onde as informações processam-se no dia-a-dia com mais velocidade e que um dos responsáveis, por este acúmulo de informações, o computador, valoriza-se neste estudo esta tecnologia como estratégia para uma educação inovadora na aprendizagem matemática. Pesquisando-se a real necessidade, por parte dos alunos, em utilizar a informática dentro do ambiente escolar, questionase o fundamento da dificuldade e/ou resistência de educadores de uma escola pública da rede estadual do Estado de São Paulo em utilizar estas inovações tecnológicas, efetivamente o computador, como ferramenta importante na busca de uma educação significativa.(AU)
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-13
2008-09-25
2016-08-03T16:15:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA JÚNIOR, Hamilton. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2007. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1089
identifier_str_mv FERREIRA JÚNIOR, Hamilton. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2007. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999251865600