Análise da diversidade de verbos enunciados na fala espontânea de pré-escolares brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Befi-Lopes,Debora Maria
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cáceres,Ana Manhani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pró-fono (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000100002
Resumo: TEMA: aquisição de verbos. OBJETIVOS: verificar a diversidade quantitativa e qualitativa dos verbos enunciados por pré-escolares falantes do Português Brasileiro, bem como sua evolução dos 2 aos 4 anos de idade. MÉTODO: participaram do estudo sessenta pré-escolares divididos em três grupos pareados quanto ao gênero e de acordo com a faixa etária, a saber, GI (2 anos), GII (3 anos) e GIII (4 anos). Foram coletadas amostras de fala, obtidas em contexto educacional por meio de interação lúdica, a partir das quais foi empreendido um levantamento dos verbos empregados. RESULTADOS: foram enunciados 168 verbos distintos, dos quais a análise da quantidade indicou diferenças estatísticas significantes entre os grupos (p-valor <0,001), com um aumento gradual no uso de verbos dos dois aos quatro anos, com diferenças entre todos os grupos. Todavia, não há diferença significante (p - valor 0,956) entre os gêneros. CONCLUSÃO: os pré-escolares estudados aprimoraram o uso de verbos ao longo desta fase inicial de aquisição da linguagem, independente do gênero a que pertencem.
id PFPEF-1_a53bae29c8c6d98e6ad0b787899c9ade
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-56872010000100002
network_acronym_str PFPEF-1
network_name_str Pró-fono (Online)
repository_id_str
spelling Análise da diversidade de verbos enunciados na fala espontânea de pré-escolares brasileirosDesenvolvimento da LinguagemLinguagem InfantilVocabulárioPré-escolarTEMA: aquisição de verbos. OBJETIVOS: verificar a diversidade quantitativa e qualitativa dos verbos enunciados por pré-escolares falantes do Português Brasileiro, bem como sua evolução dos 2 aos 4 anos de idade. MÉTODO: participaram do estudo sessenta pré-escolares divididos em três grupos pareados quanto ao gênero e de acordo com a faixa etária, a saber, GI (2 anos), GII (3 anos) e GIII (4 anos). Foram coletadas amostras de fala, obtidas em contexto educacional por meio de interação lúdica, a partir das quais foi empreendido um levantamento dos verbos empregados. RESULTADOS: foram enunciados 168 verbos distintos, dos quais a análise da quantidade indicou diferenças estatísticas significantes entre os grupos (p-valor <0,001), com um aumento gradual no uso de verbos dos dois aos quatro anos, com diferenças entre todos os grupos. Todavia, não há diferença significante (p - valor 0,956) entre os gêneros. CONCLUSÃO: os pré-escolares estudados aprimoraram o uso de verbos ao longo desta fase inicial de aquisição da linguagem, independente do gênero a que pertencem.Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000100002Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.22 n.1 2010reponame:Pró-fono (Online)instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)instacron:PFPEF10.1590/S0104-56872010000100002info:eu-repo/semantics/openAccessBefi-Lopes,Debora MariaCáceres,Ana Manhanipor2010-03-18T00:00:00Zoai:scielo:S0104-56872010000100002Revistahttps://www.scielo.br/j/pfono/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@profono.com.br1809-399X0104-5687opendoar:2010-03-18T00:00Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da diversidade de verbos enunciados na fala espontânea de pré-escolares brasileiros
title Análise da diversidade de verbos enunciados na fala espontânea de pré-escolares brasileiros
spellingShingle Análise da diversidade de verbos enunciados na fala espontânea de pré-escolares brasileiros
Befi-Lopes,Debora Maria
Desenvolvimento da Linguagem
Linguagem Infantil
Vocabulário
Pré-escolar
title_short Análise da diversidade de verbos enunciados na fala espontânea de pré-escolares brasileiros
title_full Análise da diversidade de verbos enunciados na fala espontânea de pré-escolares brasileiros
title_fullStr Análise da diversidade de verbos enunciados na fala espontânea de pré-escolares brasileiros
title_full_unstemmed Análise da diversidade de verbos enunciados na fala espontânea de pré-escolares brasileiros
title_sort Análise da diversidade de verbos enunciados na fala espontânea de pré-escolares brasileiros
author Befi-Lopes,Debora Maria
author_facet Befi-Lopes,Debora Maria
Cáceres,Ana Manhani
author_role author
author2 Cáceres,Ana Manhani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Befi-Lopes,Debora Maria
Cáceres,Ana Manhani
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento da Linguagem
Linguagem Infantil
Vocabulário
Pré-escolar
topic Desenvolvimento da Linguagem
Linguagem Infantil
Vocabulário
Pré-escolar
description TEMA: aquisição de verbos. OBJETIVOS: verificar a diversidade quantitativa e qualitativa dos verbos enunciados por pré-escolares falantes do Português Brasileiro, bem como sua evolução dos 2 aos 4 anos de idade. MÉTODO: participaram do estudo sessenta pré-escolares divididos em três grupos pareados quanto ao gênero e de acordo com a faixa etária, a saber, GI (2 anos), GII (3 anos) e GIII (4 anos). Foram coletadas amostras de fala, obtidas em contexto educacional por meio de interação lúdica, a partir das quais foi empreendido um levantamento dos verbos empregados. RESULTADOS: foram enunciados 168 verbos distintos, dos quais a análise da quantidade indicou diferenças estatísticas significantes entre os grupos (p-valor <0,001), com um aumento gradual no uso de verbos dos dois aos quatro anos, com diferenças entre todos os grupos. Todavia, não há diferença significante (p - valor 0,956) entre os gêneros. CONCLUSÃO: os pré-escolares estudados aprimoraram o uso de verbos ao longo desta fase inicial de aquisição da linguagem, independente do gênero a que pertencem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-56872010000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.22 n.1 2010
reponame:Pró-fono (Online)
instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron:PFPEF
instname_str Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron_str PFPEF
institution PFPEF
reponame_str Pró-fono (Online)
collection Pró-fono (Online)
repository.name.fl_str_mv Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@profono.com.br
_version_ 1754821083276509184