A imagem que professoras de escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Angélica Bronzatto de Paiva e
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Pereira,Maria Cristina da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Psicologia (Campinas)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2003000200001
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a imagem que professoras da escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo. Para isto foram realizadas entrevistas com 7 professoras do ensino fundamental (1ª a 4ª série) que têm em sua classe aluno surdo, o qual freqüenta concomitantemente o Cepre - Unicamp, onde é atendido por profissionais especializados em surdez. Além das entrevistas, foram realizadas observações da interação professora - aluno surdo na sala de aula. Com base em uma abordagem qualitativa, procedeu-se à análise de conteúdo do tipo temática e categorial, dando-se ênfase à categoria "aprendizagem". A análise de dados evidenciou que, apesar de as professoras afirmarem que o aluno surdo não apresenta problemas de aprendizagem, depreende-se, de suas falas, uma visão de limitação do aluno e uma expectativa baixa em relação à aprendizagem do aluno surdo.
id PUC_CAMP-3_99027e858e1c0b1cf79c419307fcfe06
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-166X2003000200001
network_acronym_str PUC_CAMP-3
network_name_str Estudos de Psicologia (Campinas)
repository_id_str
spelling A imagem que professoras de escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdosurdezeducação de surdosprática pedagógica com surdosinteração professor ouvinte-aluno surdoimagem de surdez e interaçãoEste trabalho tem como objetivo analisar a imagem que professoras da escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo. Para isto foram realizadas entrevistas com 7 professoras do ensino fundamental (1ª a 4ª série) que têm em sua classe aluno surdo, o qual freqüenta concomitantemente o Cepre - Unicamp, onde é atendido por profissionais especializados em surdez. Além das entrevistas, foram realizadas observações da interação professora - aluno surdo na sala de aula. Com base em uma abordagem qualitativa, procedeu-se à análise de conteúdo do tipo temática e categorial, dando-se ênfase à categoria "aprendizagem". A análise de dados evidenciou que, apesar de as professoras afirmarem que o aluno surdo não apresenta problemas de aprendizagem, depreende-se, de suas falas, uma visão de limitação do aluno e uma expectativa baixa em relação à aprendizagem do aluno surdo.Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2003000200001Estudos de Psicologia (Campinas) v.20 n.2 2003reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP10.1590/S0103-166X2003000200001info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Angélica Bronzatto de Paiva ePereira,Maria Cristina da Cunhapor2009-03-09T00:00:00Zoai:scielo:S0103-166X2003000200001Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudoshttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2009-03-09T00:00Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem que professoras de escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo
title A imagem que professoras de escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo
spellingShingle A imagem que professoras de escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo
Silva,Angélica Bronzatto de Paiva e
surdez
educação de surdos
prática pedagógica com surdos
interação professor ouvinte-aluno surdo
imagem de surdez e interação
title_short A imagem que professoras de escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo
title_full A imagem que professoras de escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo
title_fullStr A imagem que professoras de escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo
title_full_unstemmed A imagem que professoras de escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo
title_sort A imagem que professoras de escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo
author Silva,Angélica Bronzatto de Paiva e
author_facet Silva,Angélica Bronzatto de Paiva e
Pereira,Maria Cristina da Cunha
author_role author
author2 Pereira,Maria Cristina da Cunha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Angélica Bronzatto de Paiva e
Pereira,Maria Cristina da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv surdez
educação de surdos
prática pedagógica com surdos
interação professor ouvinte-aluno surdo
imagem de surdez e interação
topic surdez
educação de surdos
prática pedagógica com surdos
interação professor ouvinte-aluno surdo
imagem de surdez e interação
description Este trabalho tem como objetivo analisar a imagem que professoras da escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo. Para isto foram realizadas entrevistas com 7 professoras do ensino fundamental (1ª a 4ª série) que têm em sua classe aluno surdo, o qual freqüenta concomitantemente o Cepre - Unicamp, onde é atendido por profissionais especializados em surdez. Além das entrevistas, foram realizadas observações da interação professora - aluno surdo na sala de aula. Com base em uma abordagem qualitativa, procedeu-se à análise de conteúdo do tipo temática e categorial, dando-se ênfase à categoria "aprendizagem". A análise de dados evidenciou que, apesar de as professoras afirmarem que o aluno surdo não apresenta problemas de aprendizagem, depreende-se, de suas falas, uma visão de limitação do aluno e uma expectativa baixa em relação à aprendizagem do aluno surdo.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2003000200001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2003000200001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-166X2003000200001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) v.20 n.2 2003
reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Estudos de Psicologia (Campinas)
collection Estudos de Psicologia (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br
_version_ 1752128721283710976