Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Psicologia (Campinas)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000100010
Resumo: Estudos realizados em línguas alfabéticas mostram que a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras - consciência morfológica - está associada ao sucesso no reconhecimento e compreensão de palavras na leitura. O português é uma língua com uma ortografia bastante regular em termos das correspondências entre letra e som. Neste estudo, investiga-se se o processamento da morfologia contribui para a escrita no português e se essa contribuição é independente de outros aspectos cognitivos da linguagem, como vocabulário e memória auditiva. Crianças de 2º ano e 3º ano do Ensino Fundamental constituíram a amostra. Os resultados das correlações de Pearson mostram que a consciência morfológica está associada à escrita; quando se controla a memória e o vocabulário, essa relação passa a ser significativa.
id PUC_CAMP-3_e84b871feb770fa2ddf80f61c5a7b5d5
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-166X2012000100010
network_acronym_str PUC_CAMP-3
network_name_str Estudos de Psicologia (Campinas)
repository_id_str
spelling Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escritaAlfabetizaçãoCogniçãoConsciência metalinguísticaEscritaEstudos realizados em línguas alfabéticas mostram que a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras - consciência morfológica - está associada ao sucesso no reconhecimento e compreensão de palavras na leitura. O português é uma língua com uma ortografia bastante regular em termos das correspondências entre letra e som. Neste estudo, investiga-se se o processamento da morfologia contribui para a escrita no português e se essa contribuição é independente de outros aspectos cognitivos da linguagem, como vocabulário e memória auditiva. Crianças de 2º ano e 3º ano do Ensino Fundamental constituíram a amostra. Os resultados das correlações de Pearson mostram que a consciência morfológica está associada à escrita; quando se controla a memória e o vocabulário, essa relação passa a ser significativa.Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000100010Estudos de Psicologia (Campinas) v.29 n.1 2012reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP10.1590/S0103-166X2012000100010info:eu-repo/semantics/openAccessMota,Márcia Maria Peruzzi Elia dapor2012-04-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-166X2012000100010Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudoshttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2012-04-27T00:00Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escrita
title Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escrita
spellingShingle Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escrita
Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
Alfabetização
Cognição
Consciência metalinguística
Escrita
title_short Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escrita
title_full Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escrita
title_fullStr Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escrita
title_full_unstemmed Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escrita
title_sort Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escrita
author Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
author_facet Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Cognição
Consciência metalinguística
Escrita
topic Alfabetização
Cognição
Consciência metalinguística
Escrita
description Estudos realizados em línguas alfabéticas mostram que a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras - consciência morfológica - está associada ao sucesso no reconhecimento e compreensão de palavras na leitura. O português é uma língua com uma ortografia bastante regular em termos das correspondências entre letra e som. Neste estudo, investiga-se se o processamento da morfologia contribui para a escrita no português e se essa contribuição é independente de outros aspectos cognitivos da linguagem, como vocabulário e memória auditiva. Crianças de 2º ano e 3º ano do Ensino Fundamental constituíram a amostra. Os resultados das correlações de Pearson mostram que a consciência morfológica está associada à escrita; quando se controla a memória e o vocabulário, essa relação passa a ser significativa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-166X2012000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) v.29 n.1 2012
reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Estudos de Psicologia (Campinas)
collection Estudos de Psicologia (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br
_version_ 1752128722903760896