Por espaços democráticos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá de CARVALHO, Ana Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Batista de PONTES, Rute
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Transinformação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6411
Resumo: Este trabalho trata da formação do profissional da informação, focalizando a interação ensino/pesquisa e visando a um ensino mais qualificado e humanizado. Com este objetivo elaborou-se o projeto de pesquisa intitulado: “Práticas Leitoras nas Escolas Públicas do Conjunto Ceará”, contando-se com a participação de alunos do Departamento de Ciências da Informação. Através da investigação, discute-se a problemática existente no âmbito das políticas de leitura em voga e da biblioteca escolar, além de fazer-se uma reflexão sobre as deficiências observadas no Ensino Fundamental e Médio relativas às práticas leitoras. Os aportes teóricos derivam de Vigotsky e Bakhtin, estudiosos sócio-interacionistas, bem como da estética da recepção e do letramento. Os resultados do trabalho apontam o êxito da interação aluno de graduação/professores nas escolas sob estudo, e permitem afirmar que, dentre as alternativas propostas pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação, é a dualidade ensino/pesquisa uma das mais adequadas para a melhor qualificação da graduação. Além disso, os resultados indicam, não obstante, a necessidade de maior sensibilização para novas práticas leitoras, de treinamento para os recursos humanos dos centros de multi-meios e da presença, nestes, de um profissional bibliotecário.
id PUC_CAMP-4_5285be7663d704e5d4edf7375786429b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/6411
network_acronym_str PUC_CAMP-4
network_name_str Transinformação (Online)
repository_id_str
spelling Por espaços democráticos de aprendizagemensino de graduação e pesquisaleitura – ensino e pesquisabiblioteca escolar e práticas leitorasciência da informaçãoEste trabalho trata da formação do profissional da informação, focalizando a interação ensino/pesquisa e visando a um ensino mais qualificado e humanizado. Com este objetivo elaborou-se o projeto de pesquisa intitulado: “Práticas Leitoras nas Escolas Públicas do Conjunto Ceará”, contando-se com a participação de alunos do Departamento de Ciências da Informação. Através da investigação, discute-se a problemática existente no âmbito das políticas de leitura em voga e da biblioteca escolar, além de fazer-se uma reflexão sobre as deficiências observadas no Ensino Fundamental e Médio relativas às práticas leitoras. Os aportes teóricos derivam de Vigotsky e Bakhtin, estudiosos sócio-interacionistas, bem como da estética da recepção e do letramento. Os resultados do trabalho apontam o êxito da interação aluno de graduação/professores nas escolas sob estudo, e permitem afirmar que, dentre as alternativas propostas pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação, é a dualidade ensino/pesquisa uma das mais adequadas para a melhor qualificação da graduação. Além disso, os resultados indicam, não obstante, a necessidade de maior sensibilização para novas práticas leitoras, de treinamento para os recursos humanos dos centros de multi-meios e da presença, nestes, de um profissional bibliotecário.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas2022-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6411Transinformação; Vol. 15 No. 3 (2003); 1-12Transinformação; Vol. 15 Núm. 3 (2003); 1-12Transinformação; v. 15 n. 3 (2003); 1-122318-08890103-3786reponame:Transinformação (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6411/4093Copyright (c) 2022 Transinformaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSá de CARVALHO, Ana Maria Batista de PONTES, Rute 2022-07-20T16:43:45Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/6411Revistahttp://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsbi.nucleodeeditoracao@puc-campinas.edu.br2318-08890103-3786opendoar:2022-07-20T16:43:45Transinformação (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)false
dc.title.none.fl_str_mv Por espaços democráticos de aprendizagem
title Por espaços democráticos de aprendizagem
spellingShingle Por espaços democráticos de aprendizagem
Sá de CARVALHO, Ana Maria
ensino de graduação e pesquisa
leitura – ensino e pesquisa
biblioteca escolar e práticas leitoras
ciência da informação
title_short Por espaços democráticos de aprendizagem
title_full Por espaços democráticos de aprendizagem
title_fullStr Por espaços democráticos de aprendizagem
title_full_unstemmed Por espaços democráticos de aprendizagem
title_sort Por espaços democráticos de aprendizagem
author Sá de CARVALHO, Ana Maria
author_facet Sá de CARVALHO, Ana Maria
Batista de PONTES, Rute
author_role author
author2 Batista de PONTES, Rute
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá de CARVALHO, Ana Maria
Batista de PONTES, Rute
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de graduação e pesquisa
leitura – ensino e pesquisa
biblioteca escolar e práticas leitoras
ciência da informação
topic ensino de graduação e pesquisa
leitura – ensino e pesquisa
biblioteca escolar e práticas leitoras
ciência da informação
description Este trabalho trata da formação do profissional da informação, focalizando a interação ensino/pesquisa e visando a um ensino mais qualificado e humanizado. Com este objetivo elaborou-se o projeto de pesquisa intitulado: “Práticas Leitoras nas Escolas Públicas do Conjunto Ceará”, contando-se com a participação de alunos do Departamento de Ciências da Informação. Através da investigação, discute-se a problemática existente no âmbito das políticas de leitura em voga e da biblioteca escolar, além de fazer-se uma reflexão sobre as deficiências observadas no Ensino Fundamental e Médio relativas às práticas leitoras. Os aportes teóricos derivam de Vigotsky e Bakhtin, estudiosos sócio-interacionistas, bem como da estética da recepção e do letramento. Os resultados do trabalho apontam o êxito da interação aluno de graduação/professores nas escolas sob estudo, e permitem afirmar que, dentre as alternativas propostas pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação, é a dualidade ensino/pesquisa uma das mais adequadas para a melhor qualificação da graduação. Além disso, os resultados indicam, não obstante, a necessidade de maior sensibilização para novas práticas leitoras, de treinamento para os recursos humanos dos centros de multi-meios e da presença, nestes, de um profissional bibliotecário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6411
url https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6411/4093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Transinformação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Transinformação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Transinformação; Vol. 15 No. 3 (2003); 1-12
Transinformação; Vol. 15 Núm. 3 (2003); 1-12
Transinformação; v. 15 n. 3 (2003); 1-12
2318-0889
0103-3786
reponame:Transinformação (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Transinformação (Online)
collection Transinformação (Online)
repository.name.fl_str_mv Transinformação (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)
repository.mail.fl_str_mv sbi.nucleodeeditoracao@puc-campinas.edu.br
_version_ 1752128712600453120