Por espaços democráticos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Transinformação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6411 |
Resumo: | Este trabalho trata da formação do profissional da informação, focalizando a interação ensino/pesquisa e visando a um ensino mais qualificado e humanizado. Com este objetivo elaborou-se o projeto de pesquisa intitulado: “Práticas Leitoras nas Escolas Públicas do Conjunto Ceará”, contando-se com a participação de alunos do Departamento de Ciências da Informação. Através da investigação, discute-se a problemática existente no âmbito das políticas de leitura em voga e da biblioteca escolar, além de fazer-se uma reflexão sobre as deficiências observadas no Ensino Fundamental e Médio relativas às práticas leitoras. Os aportes teóricos derivam de Vigotsky e Bakhtin, estudiosos sócio-interacionistas, bem como da estética da recepção e do letramento. Os resultados do trabalho apontam o êxito da interação aluno de graduação/professores nas escolas sob estudo, e permitem afirmar que, dentre as alternativas propostas pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação, é a dualidade ensino/pesquisa uma das mais adequadas para a melhor qualificação da graduação. Além disso, os resultados indicam, não obstante, a necessidade de maior sensibilização para novas práticas leitoras, de treinamento para os recursos humanos dos centros de multi-meios e da presença, nestes, de um profissional bibliotecário. |
id |
PUC_CAMP-4_5285be7663d704e5d4edf7375786429b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/6411 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-4 |
network_name_str |
Transinformação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por espaços democráticos de aprendizagemensino de graduação e pesquisaleitura – ensino e pesquisabiblioteca escolar e práticas leitorasciência da informaçãoEste trabalho trata da formação do profissional da informação, focalizando a interação ensino/pesquisa e visando a um ensino mais qualificado e humanizado. Com este objetivo elaborou-se o projeto de pesquisa intitulado: “Práticas Leitoras nas Escolas Públicas do Conjunto Ceará”, contando-se com a participação de alunos do Departamento de Ciências da Informação. Através da investigação, discute-se a problemática existente no âmbito das políticas de leitura em voga e da biblioteca escolar, além de fazer-se uma reflexão sobre as deficiências observadas no Ensino Fundamental e Médio relativas às práticas leitoras. Os aportes teóricos derivam de Vigotsky e Bakhtin, estudiosos sócio-interacionistas, bem como da estética da recepção e do letramento. Os resultados do trabalho apontam o êxito da interação aluno de graduação/professores nas escolas sob estudo, e permitem afirmar que, dentre as alternativas propostas pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação, é a dualidade ensino/pesquisa uma das mais adequadas para a melhor qualificação da graduação. Além disso, os resultados indicam, não obstante, a necessidade de maior sensibilização para novas práticas leitoras, de treinamento para os recursos humanos dos centros de multi-meios e da presença, nestes, de um profissional bibliotecário.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas2022-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6411Transinformação; Vol. 15 No. 3 (2003); 1-12Transinformação; Vol. 15 Núm. 3 (2003); 1-12Transinformação; v. 15 n. 3 (2003); 1-122318-08890103-3786reponame:Transinformação (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6411/4093Copyright (c) 2022 Transinformaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSá de CARVALHO, Ana Maria Batista de PONTES, Rute 2022-07-20T16:43:45Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/6411Revistahttp://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsbi.nucleodeeditoracao@puc-campinas.edu.br2318-08890103-3786opendoar:2022-07-20T16:43:45Transinformação (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por espaços democráticos de aprendizagem |
title |
Por espaços democráticos de aprendizagem |
spellingShingle |
Por espaços democráticos de aprendizagem Sá de CARVALHO, Ana Maria ensino de graduação e pesquisa leitura – ensino e pesquisa biblioteca escolar e práticas leitoras ciência da informação |
title_short |
Por espaços democráticos de aprendizagem |
title_full |
Por espaços democráticos de aprendizagem |
title_fullStr |
Por espaços democráticos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Por espaços democráticos de aprendizagem |
title_sort |
Por espaços democráticos de aprendizagem |
author |
Sá de CARVALHO, Ana Maria |
author_facet |
Sá de CARVALHO, Ana Maria Batista de PONTES, Rute |
author_role |
author |
author2 |
Batista de PONTES, Rute |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá de CARVALHO, Ana Maria Batista de PONTES, Rute |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de graduação e pesquisa leitura – ensino e pesquisa biblioteca escolar e práticas leitoras ciência da informação |
topic |
ensino de graduação e pesquisa leitura – ensino e pesquisa biblioteca escolar e práticas leitoras ciência da informação |
description |
Este trabalho trata da formação do profissional da informação, focalizando a interação ensino/pesquisa e visando a um ensino mais qualificado e humanizado. Com este objetivo elaborou-se o projeto de pesquisa intitulado: “Práticas Leitoras nas Escolas Públicas do Conjunto Ceará”, contando-se com a participação de alunos do Departamento de Ciências da Informação. Através da investigação, discute-se a problemática existente no âmbito das políticas de leitura em voga e da biblioteca escolar, além de fazer-se uma reflexão sobre as deficiências observadas no Ensino Fundamental e Médio relativas às práticas leitoras. Os aportes teóricos derivam de Vigotsky e Bakhtin, estudiosos sócio-interacionistas, bem como da estética da recepção e do letramento. Os resultados do trabalho apontam o êxito da interação aluno de graduação/professores nas escolas sob estudo, e permitem afirmar que, dentre as alternativas propostas pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação, é a dualidade ensino/pesquisa uma das mais adequadas para a melhor qualificação da graduação. Além disso, os resultados indicam, não obstante, a necessidade de maior sensibilização para novas práticas leitoras, de treinamento para os recursos humanos dos centros de multi-meios e da presença, nestes, de um profissional bibliotecário. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6411 |
url |
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6411/4093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Transinformação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Transinformação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Editoração - PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Editoração - PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Transinformação; Vol. 15 No. 3 (2003); 1-12 Transinformação; Vol. 15 Núm. 3 (2003); 1-12 Transinformação; v. 15 n. 3 (2003); 1-12 2318-0889 0103-3786 reponame:Transinformação (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Transinformação (Online) |
collection |
Transinformação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Transinformação (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.nucleodeeditoracao@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1752128712600453120 |