DITADURA E COTIDIANO ESTUDANTIL EM AS MENINAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mosaico |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8768 |
Resumo: | O artigo analisa a partir de uma abordagem interdisciplinar o romance As meninas de Lygia Fagundes Telles, publicado em 1973 e premiado no ano seguinte. Escrito por autores que dialogam com a Antropologia, a História e a Literatura, o presente texto problematiza questões sensíveis que dizem respeito ao debate sobre realidade, ficção e imaginação, passando pela discussão sobre o estatuto de documento das obras literárias e a presença da Literatura no contexto da Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985), especialmente após o Ato Institucional n.5, decretado em dezembro de 1968, que deu início à fase mais dura do período, conhecido como Anos de Chumbo. Na sequência, perfis das características de cada personagem são apresentados objetivando uma melhor análise entre os leitores que ainda não tiveram contato com a obra em tela. Por fim, mergulha no cotidiano estudantil através das personagens construídas por Lygia Fagundes Telles. |
id |
PUC_GO-7_5d55259c28b70b405e22997dbb366892 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8768 |
network_acronym_str |
PUC_GO-7 |
network_name_str |
Mosaico (Goiânia) |
repository_id_str |
|
spelling |
DITADURA E COTIDIANO ESTUDANTIL EM AS MENINAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLESDitadura Civil-militar; memória; Literatura Brasileira; História do Brasil; As meninasO artigo analisa a partir de uma abordagem interdisciplinar o romance As meninas de Lygia Fagundes Telles, publicado em 1973 e premiado no ano seguinte. Escrito por autores que dialogam com a Antropologia, a História e a Literatura, o presente texto problematiza questões sensíveis que dizem respeito ao debate sobre realidade, ficção e imaginação, passando pela discussão sobre o estatuto de documento das obras literárias e a presença da Literatura no contexto da Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985), especialmente após o Ato Institucional n.5, decretado em dezembro de 1968, que deu início à fase mais dura do período, conhecido como Anos de Chumbo. Na sequência, perfis das características de cada personagem são apresentados objetivando uma melhor análise entre os leitores que ainda não tiveram contato com a obra em tela. Por fim, mergulha no cotidiano estudantil através das personagens construídas por Lygia Fagundes Telles.Editora da PUC GoiásAlmeida, AndersonMartins de Souza, CésarRosa, João Jesus2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/876810.18224/mos.v14i2.8768Revista Mosaico - Revista de História; v. 14, n. 2 (2021): HISTÓRIA DA LOUCURA; 283-2951983-78011983-780110.18224/mos.v14.n2.2021reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8768/pdfDireitos autorais 2021 Anderson Almeida, César Martins de Souza, João Jesus Rosahttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-05T12:34:51ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
DITADURA E COTIDIANO ESTUDANTIL EM AS MENINAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES |
title |
DITADURA E COTIDIANO ESTUDANTIL EM AS MENINAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES |
spellingShingle |
DITADURA E COTIDIANO ESTUDANTIL EM AS MENINAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES Almeida, Anderson Ditadura Civil-militar; memória; Literatura Brasileira; História do Brasil; As meninas |
title_short |
DITADURA E COTIDIANO ESTUDANTIL EM AS MENINAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES |
title_full |
DITADURA E COTIDIANO ESTUDANTIL EM AS MENINAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES |
title_fullStr |
DITADURA E COTIDIANO ESTUDANTIL EM AS MENINAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES |
title_full_unstemmed |
DITADURA E COTIDIANO ESTUDANTIL EM AS MENINAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES |
title_sort |
DITADURA E COTIDIANO ESTUDANTIL EM AS MENINAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES |
author |
Almeida, Anderson |
author_facet |
Almeida, Anderson Martins de Souza, César Rosa, João Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Martins de Souza, César Rosa, João Jesus |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Anderson Martins de Souza, César Rosa, João Jesus |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ditadura Civil-militar; memória; Literatura Brasileira; História do Brasil; As meninas |
topic |
Ditadura Civil-militar; memória; Literatura Brasileira; História do Brasil; As meninas |
description |
O artigo analisa a partir de uma abordagem interdisciplinar o romance As meninas de Lygia Fagundes Telles, publicado em 1973 e premiado no ano seguinte. Escrito por autores que dialogam com a Antropologia, a História e a Literatura, o presente texto problematiza questões sensíveis que dizem respeito ao debate sobre realidade, ficção e imaginação, passando pela discussão sobre o estatuto de documento das obras literárias e a presença da Literatura no contexto da Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985), especialmente após o Ato Institucional n.5, decretado em dezembro de 1968, que deu início à fase mais dura do período, conhecido como Anos de Chumbo. Na sequência, perfis das características de cada personagem são apresentados objetivando uma melhor análise entre os leitores que ainda não tiveram contato com a obra em tela. Por fim, mergulha no cotidiano estudantil através das personagens construídas por Lygia Fagundes Telles. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8768 10.18224/mos.v14i2.8768 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8768 |
identifier_str_mv |
10.18224/mos.v14i2.8768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8768/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Anderson Almeida, César Martins de Souza, João Jesus Rosa http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Anderson Almeida, César Martins de Souza, João Jesus Rosa http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaico - Revista de História; v. 14, n. 2 (2021): HISTÓRIA DA LOUCURA; 283-295 1983-7801 1983-7801 10.18224/mos.v14.n2.2021 reponame:Mosaico instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Mosaico |
collection |
Mosaico |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319735040901120 |