Filosofia na educação: uma análise das concepções de filosofia dos artigos publicados em periódicos nacionais 2004 a 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Carlos Augusto Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1110
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de Filosofia presentes nos artigos publicados em periódicos nacionais nos campos da Filosofia e da Educação no período de 2004 a 2012. A pesquisa buscou responder a questão: Quais as orientações teóricas do discurso filosófico encontrados em artigos científicos sobre o ensino da Filosofia? Os objetivos da pesquisa foram: delinear a trajetória da disciplina Filosofia no currículo escolar brasileiro; Aprofundar a reflexão sobre bases teórico-metodológicas que fundamentam a produção acadêmica contemporânea para o ensino de Filosofia. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter inventariante, com balanço temático da produção de artigos científicos, com aporte teórico em Deslandes (1994), Franco (2005), Bardin (2006). O corpus de análise permitiu a criação de duas grandes categorias: concepções de Filosofia e as de ensino de Filosofia. Os resultados mostraram que os artigos analisados tratam, em sua grande maioria, de temas relacionados a conteúdos e metodologias de ensino na disciplina de filosofia, na tentativa de proporcionar subsídios teóricos para a reflexão do professor de Filosofia e a formação crítica do aluno. As principais referências teóricas identificadas nos trabalhos fundamentam-se: Gilles Deleuze e Félix Guattari, F. Nietzsche, Sílvio Gallo e Walter O. Kohan, Platão, I. Kant, Hegel, Michel Foucault e W. Benjamin, A. Gramsci. A teorização fundamentada nos autores supracitados sustenta as principais concepções sobre o significado de filosofia evidenciado nesta pesquisa, as concepções: Filosofia como formação de conceito e Filosofia como pensamento crítico. Estas concepções foram sendo formadas a partir dos referencias teóricos que foram a base para o discurso epistemológico, sendo eles: o discurso pós-moderno e o moderno. O discurso pós-moderno que traz o significa pleno da necessidade de uma Filosofia como experiência significativa e o moderno que evidencia a necessidade de uma Filosofia com um sentido transformador do pensar. É com esta intenção que esta pesquisa se apresenta como uma investigação teórica dos conteúdos encontrados nestas concepções.
id PUC_GO_a3cf16f944cfb250212e017b8e37940b
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1110
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Filosofia na educação: uma análise das concepções de filosofia dos artigos publicados em periódicos nacionais 2004 a 2012EducaçãoEnsino de filosofiaFilosofiaConcepções de filosofiaEducationPhilosophy teachingPhilosophyHigh schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de Filosofia presentes nos artigos publicados em periódicos nacionais nos campos da Filosofia e da Educação no período de 2004 a 2012. A pesquisa buscou responder a questão: Quais as orientações teóricas do discurso filosófico encontrados em artigos científicos sobre o ensino da Filosofia? Os objetivos da pesquisa foram: delinear a trajetória da disciplina Filosofia no currículo escolar brasileiro; Aprofundar a reflexão sobre bases teórico-metodológicas que fundamentam a produção acadêmica contemporânea para o ensino de Filosofia. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter inventariante, com balanço temático da produção de artigos científicos, com aporte teórico em Deslandes (1994), Franco (2005), Bardin (2006). O corpus de análise permitiu a criação de duas grandes categorias: concepções de Filosofia e as de ensino de Filosofia. Os resultados mostraram que os artigos analisados tratam, em sua grande maioria, de temas relacionados a conteúdos e metodologias de ensino na disciplina de filosofia, na tentativa de proporcionar subsídios teóricos para a reflexão do professor de Filosofia e a formação crítica do aluno. As principais referências teóricas identificadas nos trabalhos fundamentam-se: Gilles Deleuze e Félix Guattari, F. Nietzsche, Sílvio Gallo e Walter O. Kohan, Platão, I. Kant, Hegel, Michel Foucault e W. Benjamin, A. Gramsci. A teorização fundamentada nos autores supracitados sustenta as principais concepções sobre o significado de filosofia evidenciado nesta pesquisa, as concepções: Filosofia como formação de conceito e Filosofia como pensamento crítico. Estas concepções foram sendo formadas a partir dos referencias teóricos que foram a base para o discurso epistemológico, sendo eles: o discurso pós-moderno e o moderno. O discurso pós-moderno que traz o significa pleno da necessidade de uma Filosofia como experiência significativa e o moderno que evidencia a necessidade de uma Filosofia com um sentido transformador do pensar. É com esta intenção que esta pesquisa se apresenta como uma investigação teórica dos conteúdos encontrados nestas concepções.This research aimed to examine the conceptions of philosophy in articles published in national journals in the fields of Philosophy and Education in the period 2004-2012. The research sought to answer the following question: what is the theoretical guidance of philosophical discourse found in scientific papers on the teaching of philosophy? The research goals were to delineate the trajectory of Philosophy discipline within Brazilian educational curriculum and deepen the thoughts about theoretical and methodological foundations that underlie the contemporary academic literature for teaching philosophy. A literature search was conducted for creating an inventory reviewing the themes of produced scientific papers, with theoretical support in Deslandes (1994), Franco (2005) and Bardin (2006). The analysis corpus allowed the creation of two broad categories: conceptions of philosophy and philosophy teaching. The results showed that the analyzed papers deal mostly with issues related to content and teaching methodologies in the discipline of philosophy, in an attempt to provide theoretical basis for the reflections of the philosophy professor as well as for the students critique education. The main theoretical references identified in the work are based on Gilles Deleuze and Félix Guattari, F. Nietzsche, Sílvio Gallo and Walter O. Kohan, Plato, I. Kant, Hegel, Michel Foucault and Walter Benjamin, A. Gramsci. Theory grounded in the aforementioned authors supports the main conceptions about the meaning of philosophy evidenced in this research, those being: Philosophy as concept formation and Philosophy as critical thinking. These conceptions were being formed based on the theoretical references that were the basis for the epistemological discourse, namely the postmodern and the modern discourse the postmodern discourse which brings the full meaning of the need for Philosophy as a significant experience and the modern which highlights the need for a philosophy with a transformative thinking sense. It is with this intention that this research presents a theoretical investigation of the content found on these conceptions.Pontifícia Universidade Católica de GoiásBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoZanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Oliveira Neto, Pedro Adalberto Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/3628359671726124Gonçalves, Carlos Augusto Pereira2016-07-27T13:53:12Z2015-03-122013-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGonçalves, Carlos Augusto Pereira. Filosofia na educação: uma análise das concepções de filosofia dos artigos publicados em periódicos nacionais 2004 a 2012. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T17:45:39Zoai:ambar:tede/1110Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T17:45:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia na educação: uma análise das concepções de filosofia dos artigos publicados em periódicos nacionais 2004 a 2012
title Filosofia na educação: uma análise das concepções de filosofia dos artigos publicados em periódicos nacionais 2004 a 2012
spellingShingle Filosofia na educação: uma análise das concepções de filosofia dos artigos publicados em periódicos nacionais 2004 a 2012
Gonçalves, Carlos Augusto Pereira
Educação
Ensino de filosofia
Filosofia
Concepções de filosofia
Education
Philosophy teaching
Philosophy
High school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Filosofia na educação: uma análise das concepções de filosofia dos artigos publicados em periódicos nacionais 2004 a 2012
title_full Filosofia na educação: uma análise das concepções de filosofia dos artigos publicados em periódicos nacionais 2004 a 2012
title_fullStr Filosofia na educação: uma análise das concepções de filosofia dos artigos publicados em periódicos nacionais 2004 a 2012
title_full_unstemmed Filosofia na educação: uma análise das concepções de filosofia dos artigos publicados em periódicos nacionais 2004 a 2012
title_sort Filosofia na educação: uma análise das concepções de filosofia dos artigos publicados em periódicos nacionais 2004 a 2012
author Gonçalves, Carlos Augusto Pereira
author_facet Gonçalves, Carlos Augusto Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanatta, Beatriz Aparecida
http://lattes.cnpq.br/6652789366090984
Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5
Oliveira Neto, Pedro Adalberto Gomes de
http://lattes.cnpq.br/3628359671726124
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Carlos Augusto Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de filosofia
Filosofia
Concepções de filosofia
Education
Philosophy teaching
Philosophy
High school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Ensino de filosofia
Filosofia
Concepções de filosofia
Education
Philosophy teaching
Philosophy
High school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de Filosofia presentes nos artigos publicados em periódicos nacionais nos campos da Filosofia e da Educação no período de 2004 a 2012. A pesquisa buscou responder a questão: Quais as orientações teóricas do discurso filosófico encontrados em artigos científicos sobre o ensino da Filosofia? Os objetivos da pesquisa foram: delinear a trajetória da disciplina Filosofia no currículo escolar brasileiro; Aprofundar a reflexão sobre bases teórico-metodológicas que fundamentam a produção acadêmica contemporânea para o ensino de Filosofia. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter inventariante, com balanço temático da produção de artigos científicos, com aporte teórico em Deslandes (1994), Franco (2005), Bardin (2006). O corpus de análise permitiu a criação de duas grandes categorias: concepções de Filosofia e as de ensino de Filosofia. Os resultados mostraram que os artigos analisados tratam, em sua grande maioria, de temas relacionados a conteúdos e metodologias de ensino na disciplina de filosofia, na tentativa de proporcionar subsídios teóricos para a reflexão do professor de Filosofia e a formação crítica do aluno. As principais referências teóricas identificadas nos trabalhos fundamentam-se: Gilles Deleuze e Félix Guattari, F. Nietzsche, Sílvio Gallo e Walter O. Kohan, Platão, I. Kant, Hegel, Michel Foucault e W. Benjamin, A. Gramsci. A teorização fundamentada nos autores supracitados sustenta as principais concepções sobre o significado de filosofia evidenciado nesta pesquisa, as concepções: Filosofia como formação de conceito e Filosofia como pensamento crítico. Estas concepções foram sendo formadas a partir dos referencias teóricos que foram a base para o discurso epistemológico, sendo eles: o discurso pós-moderno e o moderno. O discurso pós-moderno que traz o significa pleno da necessidade de uma Filosofia como experiência significativa e o moderno que evidencia a necessidade de uma Filosofia com um sentido transformador do pensar. É com esta intenção que esta pesquisa se apresenta como uma investigação teórica dos conteúdos encontrados nestas concepções.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-20
2015-03-12
2016-07-27T13:53:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Gonçalves, Carlos Augusto Pereira. Filosofia na educação: uma análise das concepções de filosofia dos artigos publicados em periódicos nacionais 2004 a 2012. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2013.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1110
identifier_str_mv Gonçalves, Carlos Augusto Pereira. Filosofia na educação: uma análise das concepções de filosofia dos artigos publicados em periódicos nacionais 2004 a 2012. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2013.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791382419963904