RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3737 |
Resumo: | A competitividade dos mercados, inclusive do mercado de ensino superior, tem forçado as organizações, neste caso as instituições de ensino superior, a melhorar a gestão da relação com seus clientes ou estudantes. Assim, o tema lealdade torna-se um estudo de extrema importância, inclusive no campo do ensino superior, o qual tem demonstrado um grande dinamismo, tanto pelo crescimento da demanda como pelo crescimento da oferta, aquecendo a competição principalmente junto às instituições privadas. Desta forma, o principal foco deste estudo é avaliar as relações de interdependência entre confiança, comprometimento, qualidade percebida e lealdade em estudantes de ensino superior. Os resultados mostraram que tanto a qualidade como o comprometimento têm uma forte participação na formação da lealdade, enquanto a confiança parece não relacionar-se diretamente com a lealdade, porém tendo uma participação forte na construção do relacionamento entre as partes, uma vez que relaciona-se significativamente com o comprometimento. Discussões e conclusões acerca dos resultados encontrados são apresentados ao final do artigo. |
id |
PUC_MG-1_70447ba802644e3b7b8831bc0aa6ac08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3737 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIORLealdadeEnsino SuperiorAntecedentes da Lealdade.A competitividade dos mercados, inclusive do mercado de ensino superior, tem forçado as organizações, neste caso as instituições de ensino superior, a melhorar a gestão da relação com seus clientes ou estudantes. Assim, o tema lealdade torna-se um estudo de extrema importância, inclusive no campo do ensino superior, o qual tem demonstrado um grande dinamismo, tanto pelo crescimento da demanda como pelo crescimento da oferta, aquecendo a competição principalmente junto às instituições privadas. Desta forma, o principal foco deste estudo é avaliar as relações de interdependência entre confiança, comprometimento, qualidade percebida e lealdade em estudantes de ensino superior. Os resultados mostraram que tanto a qualidade como o comprometimento têm uma forte participação na formação da lealdade, enquanto a confiança parece não relacionar-se diretamente com a lealdade, porém tendo uma participação forte na construção do relacionamento entre as partes, uma vez que relaciona-se significativamente com o comprometimento. Discussões e conclusões acerca dos resultados encontrados são apresentados ao final do artigo.Editora PUC Minas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/373710.5752/P.1984-6606.2015v15n41p5Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 41 (2015): E&G OUT/DEZ; 5-321984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3737/8985Copyright (c) 2015 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBasso, KennySchwab, Elaine AparecidaIsbert, Licione Torres MarquesSlongo, Luiz Antonio2018-06-08T10:45:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3737Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-06-08T10:45:45Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR |
title |
RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR Basso, Kenny Lealdade Ensino Superior Antecedentes da Lealdade. |
title_short |
RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR |
author |
Basso, Kenny |
author_facet |
Basso, Kenny Schwab, Elaine Aparecida Isbert, Licione Torres Marques Slongo, Luiz Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Schwab, Elaine Aparecida Isbert, Licione Torres Marques Slongo, Luiz Antonio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basso, Kenny Schwab, Elaine Aparecida Isbert, Licione Torres Marques Slongo, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lealdade Ensino Superior Antecedentes da Lealdade. |
topic |
Lealdade Ensino Superior Antecedentes da Lealdade. |
description |
A competitividade dos mercados, inclusive do mercado de ensino superior, tem forçado as organizações, neste caso as instituições de ensino superior, a melhorar a gestão da relação com seus clientes ou estudantes. Assim, o tema lealdade torna-se um estudo de extrema importância, inclusive no campo do ensino superior, o qual tem demonstrado um grande dinamismo, tanto pelo crescimento da demanda como pelo crescimento da oferta, aquecendo a competição principalmente junto às instituições privadas. Desta forma, o principal foco deste estudo é avaliar as relações de interdependência entre confiança, comprometimento, qualidade percebida e lealdade em estudantes de ensino superior. Os resultados mostraram que tanto a qualidade como o comprometimento têm uma forte participação na formação da lealdade, enquanto a confiança parece não relacionar-se diretamente com a lealdade, porém tendo uma participação forte na construção do relacionamento entre as partes, uma vez que relaciona-se significativamente com o comprometimento. Discussões e conclusões acerca dos resultados encontrados são apresentados ao final do artigo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3737 10.5752/P.1984-6606.2015v15n41p5 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3737 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2015v15n41p5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3737/8985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Economia & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Economia & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 41 (2015): E&G OUT/DEZ; 5-32 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124676239163392 |