RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Kenny
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Schwab, Elaine Aparecida, Isbert, Licione Torres Marques, Slongo, Luiz Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3737
Resumo: A competitividade dos mercados, inclusive do mercado de ensino superior, tem forçado as organizações, neste caso as instituições de ensino superior, a melhorar a gestão da relação com seus clientes ou estudantes. Assim, o tema lealdade torna-se um estudo de extrema importância, inclusive no campo do ensino superior, o qual tem demonstrado um grande dinamismo, tanto pelo crescimento da demanda como pelo crescimento da oferta, aquecendo a competição principalmente junto às instituições privadas. Desta forma, o principal foco deste estudo é avaliar as relações de interdependência entre confiança, comprometimento, qualidade percebida e lealdade em estudantes de ensino superior. Os resultados mostraram que tanto a qualidade como o comprometimento têm uma forte participação na formação da lealdade, enquanto a confiança parece não relacionar-se diretamente com a lealdade, porém tendo uma participação forte na construção do relacionamento entre as partes, uma vez que relaciona-se significativamente com o comprometimento. Discussões e conclusões acerca dos resultados encontrados são apresentados ao final do artigo.
id PUC_MG-1_70447ba802644e3b7b8831bc0aa6ac08
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3737
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIORLealdadeEnsino SuperiorAntecedentes da Lealdade.A competitividade dos mercados, inclusive do mercado de ensino superior, tem forçado as organizações, neste caso as instituições de ensino superior, a melhorar a gestão da relação com seus clientes ou estudantes. Assim, o tema lealdade torna-se um estudo de extrema importância, inclusive no campo do ensino superior, o qual tem demonstrado um grande dinamismo, tanto pelo crescimento da demanda como pelo crescimento da oferta, aquecendo a competição principalmente junto às instituições privadas. Desta forma, o principal foco deste estudo é avaliar as relações de interdependência entre confiança, comprometimento, qualidade percebida e lealdade em estudantes de ensino superior. Os resultados mostraram que tanto a qualidade como o comprometimento têm uma forte participação na formação da lealdade, enquanto a confiança parece não relacionar-se diretamente com a lealdade, porém tendo uma participação forte na construção do relacionamento entre as partes, uma vez que relaciona-se significativamente com o comprometimento. Discussões e conclusões acerca dos resultados encontrados são apresentados ao final do artigo.Editora PUC Minas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/373710.5752/P.1984-6606.2015v15n41p5Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 41 (2015): E&G OUT/DEZ; 5-321984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3737/8985Copyright (c) 2015 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBasso, KennySchwab, Elaine AparecidaIsbert, Licione Torres MarquesSlongo, Luiz Antonio2018-06-08T10:45:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3737Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-06-08T10:45:45Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
title RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Basso, Kenny
Lealdade
Ensino Superior
Antecedentes da Lealdade.
title_short RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
title_full RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
title_sort RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
author Basso, Kenny
author_facet Basso, Kenny
Schwab, Elaine Aparecida
Isbert, Licione Torres Marques
Slongo, Luiz Antonio
author_role author
author2 Schwab, Elaine Aparecida
Isbert, Licione Torres Marques
Slongo, Luiz Antonio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basso, Kenny
Schwab, Elaine Aparecida
Isbert, Licione Torres Marques
Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Lealdade
Ensino Superior
Antecedentes da Lealdade.
topic Lealdade
Ensino Superior
Antecedentes da Lealdade.
description A competitividade dos mercados, inclusive do mercado de ensino superior, tem forçado as organizações, neste caso as instituições de ensino superior, a melhorar a gestão da relação com seus clientes ou estudantes. Assim, o tema lealdade torna-se um estudo de extrema importância, inclusive no campo do ensino superior, o qual tem demonstrado um grande dinamismo, tanto pelo crescimento da demanda como pelo crescimento da oferta, aquecendo a competição principalmente junto às instituições privadas. Desta forma, o principal foco deste estudo é avaliar as relações de interdependência entre confiança, comprometimento, qualidade percebida e lealdade em estudantes de ensino superior. Os resultados mostraram que tanto a qualidade como o comprometimento têm uma forte participação na formação da lealdade, enquanto a confiança parece não relacionar-se diretamente com a lealdade, porém tendo uma participação forte na construção do relacionamento entre as partes, uma vez que relaciona-se significativamente com o comprometimento. Discussões e conclusões acerca dos resultados encontrados são apresentados ao final do artigo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3737
10.5752/P.1984-6606.2015v15n41p5
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3737
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2015v15n41p5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3737/8985
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Economia & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Economia & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 41 (2015): E&G OUT/DEZ; 5-32
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124676239163392